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Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumMestrado Livre em Teologia: Antropologia BíblicaA CRIAÇÃO DO HOMEM
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A CRIAÇÃO DO HOMEM

Seguindo esse raciocínio podemos ressaltar alguns fatos, ressaltados a seguir 1. O homem foi criado diretamente por Deus. 2. O homem foi criado em distinção das outras criaturas. 3. O homem foi colocado numa posição exaltada. Tratando sobre a Imagem de Deus no homem, vimos que ela se refere à Imagem e a Semelhança de Deus em que foi criado o homem. Observamos que alguns dos “Pais da Igreja” concordavam que a Imagem de Deus no homem consistia em suas capacidades racionais, morais e na capacidade para a santidade. Também pudemos verificar que as palavras hebraicas de Gênesis 1.26,27 são tselem e demuth, o equivalente às palavras gregas eikon e homoiosis (que em latim são imago e similitudo). Tselem significa imagem moldada, uma figura moldada, imagem no sentido concreto da palavra. Aspectos envolvidos: Justiça Original, o homem foi criado reto. Constituição natural do homem: capacidade moral e racional. Constituição espiritual do homem: É natural esperar que o homem sendo criado a imagem de Deus desfrute de uma condição espiritual, pois “Deus é espírito” (Jo.4.24). Deus lhes soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente (Gn.2.7), Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias”. (Ec.7.29). O novo nascimento nos faz despir do velho homem com seus feitos, e nos revestirmos do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Cl.3.10). Embora não seja o cunho deste tópico tratar da constituição do homem no que diz respeito às suas divisões, é válido demonstrar que o homem criado a Imagem de Deus é formado pelo corpo e pela alma. Vida Infinita: Segundo Chafer, o sopro divino foi a doação de uma vida interminável, ainda que a punição pelo pecado incluísse a morte do corpo (física). Segundo Osvaldo Pinto, a Imago Dei é “personalidade teomórfica dependente manifesta em estrutura relacionamento e domínio”