A psicologia como ciência e as escolas psicológicas
Citação de Caroline Gonçalves em dezembro 25, 2025, 11:20 pmAo refletir melhor sobre minha posição teórica, percebo que meu eixo clínico é fortemente atravessado pelo behaviorismo, sobretudo pela valorização da observação, da experimentação e da análise das contingências que sustentam o comportamento. Embora eu reconheça e considere fundamentais os conceitos psicanalíticos — como inconsciente, consciente, ego, superego, mecanismos de defesa, recalque, projeção e transferência — tenho certa reserva em relação à interpretação dos sonhos como via privilegiada de acesso ao inconsciente. A introspecção e a associação livre fazem sentido para mim enquanto ferramentas de compreensão, mas é na análise do comportamento observável, dos estímulos, reforços, punições e condicionamentos que encontro maior solidez prática. Nesse sentido, compreendo a psicanálise como um campo que explica e elabora a dinâmica psíquica, enquanto o behaviorismo oferece instrumentos mais diretos de intervenção e tratamento, especialmente quando se trata de promover mudanças concretas no comportamento.
Ao refletir melhor sobre minha posição teórica, percebo que meu eixo clínico é fortemente atravessado pelo behaviorismo, sobretudo pela valorização da observação, da experimentação e da análise das contingências que sustentam o comportamento. Embora eu reconheça e considere fundamentais os conceitos psicanalíticos — como inconsciente, consciente, ego, superego, mecanismos de defesa, recalque, projeção e transferência — tenho certa reserva em relação à interpretação dos sonhos como via privilegiada de acesso ao inconsciente. A introspecção e a associação livre fazem sentido para mim enquanto ferramentas de compreensão, mas é na análise do comportamento observável, dos estímulos, reforços, punições e condicionamentos que encontro maior solidez prática. Nesse sentido, compreendo a psicanálise como um campo que explica e elabora a dinâmica psíquica, enquanto o behaviorismo oferece instrumentos mais diretos de intervenção e tratamento, especialmente quando se trata de promover mudanças concretas no comportamento.