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A teologia sistemática é para a Bíblia o que a ciência é para a natureza.

A teologia sistemática é para a Bíblia o que a ciência é para a natureza. Supor que todas as outras obras de Deus são ordenadas e sistemáticas, e que quanto maior a obra, mais perfeito o sistema: e que a maior de todas as Suas obras, na qual todas as Suas perfeições são mostradas como transcendentes. Uma teologia sistemática deve exibir (1) integridade hermenêutica, (2) coerência doutrinária, (3) relevância ética, (4) explicar a cosmovisão, e (5) continuidade tradicional. Onde estes estão presentes encontramos uma boa sistematização que será de valor. Examinado cuidadosamente cada detalhe do texto em preparação para a exposição, a teologia sistemática permite ver o quadro teológico completo, um quadro que leva em conta não só as conclusões estudadas da história da igreja, mas também o progresso da revelação que culmina na revelação plena de Deus.

Quando consideramos corretamente a proposição de que as Escrituras são o repositório da revelação especial, que são oráculos de Deus, que nelas Deus se encontra e se dirige a nós, se revela a sua majestade, que nos convoca para o conhecimento e cumprimento da sua vontade, revelando o mistério de seu conselho e desdobrado nos propósitos de sua graça, então a teologia sistemática, de todas as ciências e disciplinas, é vista como a mais nobre, não como uma reflexão fria e apaixonada, mas a que desperta admiração e adoração, que exige o exercício mais consagrado de todos os nossos poderes. É o mais nobre de todos os estudos porque sua providência é todo o conselho de Deus, que procura, como nenhuma outra disciplina, expor as riquezas da revelação de Deus da maneira ordenada e abrangente que é seu método e função peculiar. Todos os outros departamentos da disciplina teológica contribuem com as suas descobertas para a teologia sistemática e trazem toda a riqueza do conhecimento derivado dessas disciplinas para a sistematização mais inclusiva que ela empreende.

A teologia sistemática tem por objetivo expor de forma abrangente e organizada tematicamente as doutrinas bíblicas centradas nas pessoas do Deus trino, nos seus propósitos e nos seus planos em relação ao mundo e à humanidade. Começa por informar o intelecto, conhecimento e compreensão. O intelecto molda aquilo em que acreditamos e amamos nos nossos corações. A nossa vontade deseja o que amamos e repudia o que odiamos. As nossas ações estão então conforme o que mais desejamos. A mente molda os afetos, que moldam a vontade e dirige as ações. A teologia não está completamente terminada enquanto não tiver inflamado o coração e provocado a vontade para agir em obediência ao seu conteúdo.