Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A TRIADE COGNITIVA

A Tríade Cognitiva é um conceito central da Teoria Cognitiva, desenvolvido originalmente por Aaron Beck. Ela descreve um padrão de três padrões de pensamento (esquemas) que dominam a visão de mundo de um indivíduo, especialmente em estados de depressão ou ansiedade.
De acordo com esse modelo, a forma como processamos informações sobre nós mesmos, sobre nossas experiências e sobre o futuro determina nosso estado emocional.
Os Três Componentes da Tríade
A tríade é composta por visões negativas e automáticas em três áreas fundamentais:
Visão de Si Mesmo (O "Eu"): O indivíduo se percebe como defectivo, inadequado, doente ou carente. Atribui suas experiências desagradáveis a defeitos psicológicos, morais ou físicos em si mesmo.
Exemplo de pensamento: "Eu sou um fracasso", "Nada do que eu faço é bom o suficiente".
Visão do Mundo (As Experiências): A tendência de interpretar as interações com o ambiente de forma negativa. O mundo é visto como fazendo exigências excessivas ou apresentando obstáculos insuperáveis.
Exemplo de pensamento: "O mundo é um lugar injusto", "Ninguém gosta de mim", "Tudo é difícil demais".
 Visão do Futuro (As Expectativas): A antecipação de que as dificuldades atuais continuarão indefinidamente. O futuro é visto com desesperança, esperando apenas sofrimento ou frustração.
Exemplo de pensamento: "As coisas nunca vão melhorar", "Vou ficar sozinho para sempre".
O Modelo de Processamento: Pensamento, Emoção e Comportamento
Na clínica, a tríade não atua sozinha. Ela alimenta o que chamamos de Modelo Cognitivo, onde a interpretação de uma situação gera uma cascata de reações:
Situação: Um evento externo (ex: não receber uma resposta de mensagem).
Pensamento Automático: A interpretação imediata baseada na tríade (ex: "Eles estão me ignorando porque sou chato").
Reação Emocional: O que você sente (ex: tristeza, rejeição).
 Reação Comportamental: O que você faz (ex: isolar-se, não mandar mais mensagens).
Reação Fisiológica: O que seu corpo sente (ex: aperto no peito, falta de energia).

Distorções Cognitivas
Para manter essa tríade negativa, a mente frequentemente utiliza "filtros" chamados distorções cognitivas. Algumas das mais comuns incluem:
 Catastrofização: Esperar sempre o pior desfecho possível.
Abstração Seletiva: Focar em um detalhe negativo e ignorar todo o contexto positivo.
Personalização: Acreditar que eventos externos negativos são culpa sua, mesmo sem evidências.
                                                                             Aplicação Prática
O objetivo da terapia cognitiva é a reestruturação cognitiva: identificar esses pensamentos automáticos da tríade, testar sua veracidade com evidências reais e substituí-los por pensamentos mais funcionais e realistas.
Para identificar a Tríade Cognitiva e as Distorções em questões de casos clínicos, é preciso separar o fato (a situação) da interpretação (o pensamento) do paciente.
Aqui estão três exemplos práticos, estruturados como casos que costumam aparecer em provas e avaliações:
Caso 1: A Promoção no Trabalho
Situação: Um funcionário recebe um feedback positivo do chefe, mas com uma observação de que ele poderia melhorar a organização de seus arquivos.
Fala do Paciente: "Meu chefe me criticou hoje. Eu sabia que não sou bom o suficiente para este cargo. Com certeza não vou ser promovido no final do ano e vou acabar sendo demitido em breve."
Análise da Tríade Cognitiva:
Visão de Si: "Não sou bom o suficiente" (Incompetência).
Visão do Mundo/Experiência: Foco exclusivo na crítica, ignorando o elogio (Mundo hostil/exigente).
Visão do Futuro: "Vou acabar sendo demitido" (Desesperança).
Distorções Presentes:
Abstração Seletiva (Filtro Mental): Focou apenas no detalhe da organização e ignorou o feedback positivo geral.
Adivinhação (Catastrofização): Previu a demissão sem evidências concretas.
Caso 2: O Convite Recusado
Situação: Uma pessoa convida um amigo para jantar, mas o amigo responde que já tem compromisso.
Fala do Paciente: "Ele não quis vir porque eu sou uma companhia chata. Ninguém realmente quer passar tempo comigo. Vou acabar ficando sozinho este final de semana e todos os outros também."
Visão de Si: "Sou uma companhia chata" (Defeito pessoal).
Visão do Mundo: "Ninguém quer passar tempo comigo" (Rejeição social generalizada).
Visão do Futuro: "Vou ficar sozinho todos os outros finais de semana" (Permanência do isolamento).
Distorções Presentes:
Personalização: Atribuiu a recusa (que pode ser apenas falta de tempo do amigo) a um defeito pessoal seu.
Supergeneralização: A partir de um evento (um "não"), concluiu que "ninguém" quer sua companhia.
Caso 3: O Erro na Prova
Situação: Um estudante tira 8,0 em uma prova onde a média era 7,0, mas errou uma questão que considerava fácil.
Fala do Paciente: "Eu errei aquela questão boba. Ou eu sei tudo ou eu não sei nada, e se eu erro algo assim, sou um idiota. Nunca vou conseguir passar no concurso desse jeito."
Visão de Si: "Sou um idiota" (Autodesvalorização).
Visão do Mundo: A prova/estudo é visto como um sistema punitivo onde o erro define o sujeito.
Visão do Futuro: "Nunca vou conseguir passar" (Incapacidade de mudança).
Distorções Presentes:
Pensamento Dicotômico (Tudo ou Nada): "Ou sei tudo ou não sei nada". Não aceita o meio-termo ou o erro parcial.
Rotulação: Atribuir o rótulo de "idiota" a si mesmo por causa de um erro específico.