Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumMestrado Livre em Teologia: Antropologia BíblicaAntropologia Bíblica.
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Antropologia Bíblica.

Antropologia Bíblica.

Provém do grego ''anthropos'' e ''logos'', é entendida como a ciência que trata do homem. A antropologia bíblica refere-se à doutrina cristã sobre a humanidade, no que diz respeito às suas origens, à sua personalidade, à sua semelhança com aquele que a criou. Segundo Rincón (2014), "a antropologia bíblica ocupa-se do estudo da origem do ser humano, da sua composição, da sua perpetuação, do seu trabalho, da sua morte e da sua situação eterna. Tudo isso é estudado a partir de uma perspectiva bíblica, de modo que a antropologia bíblica não tem o ser humano como centro, mas Deus. Neste sentido, procura analisar e aprender o que Deus diz sobre o ser humano. "Trata o ser humano como criação de Deus, como pecador separado de Deus por desobediência voluntária e como objeto da graça redentora de Deus.

A Bíblia, ao contrário do que ensina a evolução materialista, afirma que toda a espécie humana descende de um único casal. Este é o significado óbvio dos primeiros capítulos do Gênesis. Deus criou Adão e Eva como o início da espécie humana, e ordenou-lhes: "Sede fecundos e multiplicai-vos. Enchei a terra, sujeitai-a e dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que se movem sobre a terra" (Gênesis 1,28). (Gênesis 1:28). Além disso, a narrativa subsequente do Gênesis mostra claramente que as gerações seguintes, até ao momento do dilúvio, permaneceram numa relação genética contínua com o primeiro casal. Assim, a espécie humana constitui uma unidade genética ou genealógica". (Rincón, F., 2014:20-21)

Neste sentido o apóstolo Paulo diz: "e de um só sangue fez toda a raça dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra; e deu a ordem dos tempos e os limites da sua habitação" (Atos 17,26). Esta mesma verdade é central para a unidade da raça humana em relação à primeira transgressão, e também em relação à provisão feita para a salvação da humanidade em Cristo: como o apóstolo expressa quando diz: "Por esta razão, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram..... Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também pela obediência de um só homem muitos serão feitos justos" (Romanos 5,12.19).

Marcio Garcia has reacted to this post.
Marcio Garcia

Antropologia Bíblica,

 

Como temos estudado nessa disciplina sobre a antropologia Bíblica, ou seja, o estudo da origem do homem, baseado na Bíblia sagrada, onde o centro é Deus, que formou o homem a partir do pó da terra. Essa disciplica se preocupa a conhecer o homem, sua origem, suas características e destinos a partir da revelação das escrituras e não em teorias humanistas.

Concordo com as colocações muito bem esplandas pelo Walter acima, pois tudo que queremos saber sobre a raça humana, suas características, natureza, e destino encontramos em Deus, por meio da sua Palavra.

É maravilhoso sistematizar todo esses ensinamentos na Palavra de Deus para conhecermos a origem e destinação da raça humana, e nã oficarmos preso a teorias absurdas como a da evolução que não tem evidências ciêntificas e nem argumentos sólidos como são os argumentos bíblicos.

Sedimentar esse conhecimento antropológico bíblico para a igreja de Cristo Jesus e repassá-lo as nossas gereções é um dever nosso para proteger a igreja de Cristo dos ensinamento nefastos e humanistas que afastam o homem da verdade em Cristo Jesus.

Att,