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As teorias psicanalíticas

A Psicanálise

A psicanálise é uma corrente de pensamento muito conhecido. Chamamos de “pai da psicanálise: Sigmund Freud. Ela enfatiza os impulsos inconscientes e os seus efeitos sobre o nosso comportamento. Teve um grande impacto no estudo do desenvolvimento psicológico humano e suas teorias causaram uma revolução em relação à concepção a respeito da infância e adolescência.

A psicanálise considera que a criança precisa satisfazer uma série de necessidades em cada estágio evolutivo, portanto, classifica o desenvolvimento humano em uma série de etapas de acordo com a forma como a satisfação dessa série de necessidades é estabelecida.

Em todas as etapas do nosso desenvolvimento, incluindo as primeiras fases, a psicanálise colocou grande ênfase na importância da sexualidade.

O Behaviorismo

Em resposta à reduzida atitude científica da psicanálise, nasceu o behaviorismo. Extremamente positivista, tudo o que não pode ser medido diretamente está fora do estudo da psicologia. Estudavam a relação entre os estímulos percebidos e os comportamentos que provocavam, ignorando qualquer variável intermediária que não pudesse ser medida.

Para os behavioristas, o desenvolvimento é entendido somente com os diferentes tipos de aprendizagem que são considerados neste contexto. A criança nasce com uma série de respostas incondicionais e inatas. Vão associando outros estímulos através da experiência, gerando, através de processos muito simples, uma multiplicidade de comportamentos complexos.

Psicologia Cognitiva

A psicologia cognitiva surgiu como uma reação ao behaviorismo. É o estudo dos processos internos que podem acontecer entre um certo estímulo e um determinado comportamento.

Estuda os processos mentais que estão por trás do comportamento. É onde nascem as perspectivas computacionais e conexionistas do cérebro humano. A psicologia cognitiva é hoje a perspectiva com maior apoio.

Ela sugere que o indivíduo seja um produtor de informação que constrói representações internas de como é o mundo. Se aproxima muito de Piaget e Vygotsky, devido ao princípio construtivista. Embora, ao definir os processos como associativos, se afasta deles para se aproximar do behaviorismo.

Lev Vygotsky

Foi outra das grandes referências nas teorias sobre o desenvolvimento humano. Assim como Piaget, ele propôs o desenvolvimento através de uma perspectiva construtivista. Embora concordar com essa perspectiva, se concentrou em diferentes pontos. Enquanto Piaget se concentrava em como o indivíduo interagia com o seu ambiente, Vygotsky se concentrou nos efeitos culturais e sociais que influenciavam o desenvolvimento.

Para Vygotsky, o desenvolvimento era inseparável do ambiente social, uma vez que a cultura e a sociedade transmitem formas de comportamento e de organização do conhecimento. Essa teoria é conhecida como sócio construtivismo. A criança constrói a sua realidade através do que a sociedade lhe mostra.