Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumBacharel Livre em Teologia: TeologiaDOUTRINAS BÍBLICASbatismo
Please or Cadastrar to create posts and topics.

batismo

Fico me perguntando porque a maioria das igrejas atrelam a participação da Mesa do Senhor (Santa Ceia) ao batismo. A Biblia não deixa claro essa exigência e Jesus, quando deu a Ceia à Judas, sabia que ele roubava a bolsa que tomava conta e que iria traí-lo. Mesmo assim nunca o excluiu da Ceia. Corintios deixa claro que o homem deve examinar a si mesmo e depois tomar se achar conveniente.

O que me dizem a esse respeito?

O batismo e a Ceia do Senhor são ordenanças de Jesus à Igreja. Quanto a Judas participar com os demais define que ele era parte do colegiado de Apóstolo. E como o Apóstolo Paulo citou sobre examinar a si mesmo, também exortou que tomar a Ceia sem discernimento trás condenação própria, o que de fato aconteceu com Judas!

Cara irmã Vilma,

Entendo perfeitamente seu questionamento, pois já refleti muito sobre isso. Sobre Judas, como disse nosso irmão Edno, ele tomou para sua condenação, pois não tinha o correto entendimento sobre o que significado da ceia, nem mesmo de Cristo. Todavia, gostaria de focar em outra questão: no Novo Testamento, TODOS que receberam Jesus como Senhor e Salvador, foram batizados imediatamente. Ou seja, a ceia é para todo aquele que faz parte da IGREJA, que foi salvo. Creio que o maior erro é termos nas igrejas pessoas que já confessaram Jesus como Senhor e Salvador, mas que não foram batizadas ainda. Essas querem tomar a Ceia, por já se sentirem Corpo de Cristo, mas são impedidas por não terem sido batizadas. Porém, o deveriam ter sido no mesmo dia, e não esperado meses ou até anos para o batismo... Comigo aconteceu isso. Depois de dois meses de convertido procurei o Pastor e disse que queria ser logo batizado, pois nao aguentava mais esperar alguns meses até que terminasse as "aulas" da classe de batismo. Daí fui batizado na semana seguinte. Em Atos 3 mil foram batizados num só dia, imediatamente após crerem na pregação e entregarem suas vidas à Cristo.

Jeanne has reacted to this post.
Jeanne

O batismo é um rito, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos, religiosos ou não, onde destacam-se os cristãos. O batismo é o sacramento através do qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica ás almas, tornando-as, em primeiro lugar, filhas de Deus Pai, mas também membros da Santa Igreja de Cristo e abrindo o caminho para a salvação eterna.

O batismo é um rito, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersao, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos, religiosos ou não, onde destacam-se os cristãos. O batismo é o sacramento através do qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica ás almas, tornando-as, em primeiro lugar, filhas de Deus Pai, mas membros da Santa Igreja de Cristo e abrindo o para a salvaçao eterna.

Caros irmãos Milane e Aroldo,

Como está explicado em nossa apostila, o batismo NÃO salva. Nós nos tornamos filhos de Deus quando cremos e confessamos Jesus como nosso Senhor e Salvador. Nesse momento o Espírito Santo vem habitar em nós. Como está escrito em 1Pe 3.21 o batismo é um símbolo (figura) físico de algo que já aconteceu no mundo espiritual (ou deveria ter acontecido). E digo por experiencia própria, pois "nada de excepcional" aconteceu comigo durante ou depois do meu batismo. Porém, foi sobrenatural o que senti no dia que entreguei minha vida a Cristo. Senti o Espírito Santo em mim habitar e tive convicção de ser filho do Pai Eterno.

Obrigada irmão Ronaldo.  Sua resposta me ajudou a compreender um pouco mais e após a leitura no conteúdo da matéria no módulo II ficou bem claro o que falou. Grata

Ronaldo de Lima and Jeanne have reacted to this post.
Ronaldo de LimaJeanne

O BATISMO REPRESENTA A MORTE DO VELHO HOMEM E O NOVO NASCIMENTO EM CTISTO JESUS

O batismo nada mais é que um símbolo que a pessoa batizada renuncia o velho homem e e nasce para Cristo. É importante ressaltar que o batismo é feito em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. O Ato do batismo tem que ser feito apenas uma vez, e necessário apenas para os adultos

Ronaldo de Lima and Jeanne have reacted to this post.
Ronaldo de LimaJeanne