Behaviorismo
Citação de Angel em setembro 18, 2024, 3:40 am-Behaviorismo-Comportamentalismo
-Escola de Psicologia-fundada por John B. Watson,baseada na crença de que os comportamentos podem ser medidos e treinados.
-Watson-Pai do Behaviorismo:
"Deem-me uma dúzia de crianças saudáveis,bem formadas ,e um ambiente para cria-las,que eu próprio especificarem,e eu garanto que,tomando qualquer uma delas do acaso,prepara-las-ei para tornar-se qualquer tipo de especialista que eu selecione: um médico,um advogado,um comerciante,um artista, e até um pedinte ou ladrão, independente dos seus talentos,pendores, aptidões, vocações e raças de seus ancestrais.
-Watson mostra a Albert o rato acompanhado de um barulho alto.Qualquer pessoa poderia ser treinada de maneira particular,dado o condicionamento correto.
-Vladimir-Psicologia baseada no comportamento (Psicologia Objetiva)
-Ivan Pavlov-fisiologista russo-Condicionamento Clássico: uma técnica utilizada na formação comportamental.Um estímulo que ocorre naturalmente e é emparelhado como resposta.Em seguida um estímulo anteriormente neutro com um estímulo de ocorrência natural.O estímulo que era neutro vem pra evocar respostas sem a presença do estímulo,que ocorre naturalmente.Ha dois elementos: o estímulo condicionado e a resposta condicionada.
-Tipos de Behaviorismo:
Behaviorismo Clássico-John B. Watson(Behaviorismo Metodológico)
-Psicologia S-R(estímulo-resposta):objetividade e experimentação; prever e controlar o comportamento.
-Watson-abandonar pensamentos e sentimentos (processos mentais).
-Foco no comportamento observável.
-Um comportamento é sempre resposta a um estímulo.
-Neobehaviorismo Medicinal
Watson-Metodologico-SR
Edward-S-O-R (estímulo-organismo-resposta).
Eventos Medicinais-variaveis intervenientes.
Processos mentais-teoria da aprendizagem (mapas cognitivos).
Edward-precursor da Psicologia Cognitiva.
-Clark Hoo-rejeitava os conceitos cognitivistas.
Propõe variáveis medicinais neurofisiologicas.
Indivíduo dividido entre corpo e mente.
O organismo é neurofisiologico.
-Behaviorismo Radical de Skinner
1953-Publica ciência e comportamento humano dando o início do Behaviorismo Radical.
Behaviorismo Radical-filosofia da ciência do comportamento humano.
Skinner rejeitava:id,ego e superego.
Skinner considera pensamentos e sentimentos ( comportamentos encobertos.
O indivíduo não é dividido entre corpo e mente
-Skinner-Condicionamento Operante-Condicionamento Instrumental: método: reforços e punições de aprendizagem.
Através do Condicionamento Operante,uma associação é feita por um comportamento e uma consequência para este comportamento.Quando o resultado desejado segue uma ação,o comportamento é mais provável de ocorrer no futuro.Comportamentos menos prováveis de acontecer no futuro.
SD=estímulo discriminativo,aumenta a probabilidade de ocorrência de uma resposta R.Apos a resposta,segue o estímulo reforçador.
Reforço e Punição
O reforço aumenta probabilidade de que o comportamento ocorra.A punição diminui a probabilidade de que o comportamento ocorra novamente.
No reforço positivo e na punição positiva, estímulos são adicionados. No reforço negativo e na punição negativa, estímulos são retirados.
-Niveis de seleção dos comportamentos:
Nível Filogenético: aspectos biológicos da espécie e da hereditariedade do indivíduo.
Nível Ontogenetico:toda a história de vida do indivíduo.
Nível Cultural: aspectos culturais que influenciam a conduta humana.
O ser humano opera no ambiente,provocando modificações nele,que por sua vez agente sobre o sujeito,modificando seus padrões comportamentais.
-Vantagens do Behaviorismo
Benefícios: utilização do comportamento observável de forma científica e sistemática.
Há técnicas terapêuticas eficazes para a modificação de comportamento.
Treinamento animal.
-Pragmatismo:
*Se opõe ao Realismo.
*A força da ciência e da investigação científica não está somente na busca pela verdade,ou busca pela maior proximidade do que é essencialmente real(como ocorria no behaviorismo metodológico).
*A validade de uma ciência e sua importância, está no que ela permite fazer ou desenvolver na prática (Pragmatismo) etimologicamente mesma origem do termo prática.
*Com o pensamento pragmático,o behaviorismo radical entende a busca pela verdade.Uma busca por uma explicação potencial para um fenômeno.
*O cerne do Pragmatismo: compreender o que importa para a ciência, não é uma busca pelo o que mais real,mas sim a transição,o desenvolvimento de um pensamento,que vai maturando um conhecimento e evoluindo uma compreensão.
-Behaviorismo-Comportamentalismo
-Escola de Psicologia-fundada por John B. Watson,baseada na crença de que os comportamentos podem ser medidos e treinados.
-Watson-Pai do Behaviorismo:
"Deem-me uma dúzia de crianças saudáveis,bem formadas ,e um ambiente para cria-las,que eu próprio especificarem,e eu garanto que,tomando qualquer uma delas do acaso,prepara-las-ei para tornar-se qualquer tipo de especialista que eu selecione: um médico,um advogado,um comerciante,um artista, e até um pedinte ou ladrão, independente dos seus talentos,pendores, aptidões, vocações e raças de seus ancestrais.
-Watson mostra a Albert o rato acompanhado de um barulho alto.Qualquer pessoa poderia ser treinada de maneira particular,dado o condicionamento correto.
-Vladimir-Psicologia baseada no comportamento (Psicologia Objetiva)
-Ivan Pavlov-fisiologista russo-Condicionamento Clássico: uma técnica utilizada na formação comportamental.Um estímulo que ocorre naturalmente e é emparelhado como resposta.Em seguida um estímulo anteriormente neutro com um estímulo de ocorrência natural.O estímulo que era neutro vem pra evocar respostas sem a presença do estímulo,que ocorre naturalmente.Ha dois elementos: o estímulo condicionado e a resposta condicionada.
-Tipos de Behaviorismo:
Behaviorismo Clássico-John B. Watson(Behaviorismo Metodológico)
-Psicologia S-R(estímulo-resposta):objetividade e experimentação; prever e controlar o comportamento.
-Watson-abandonar pensamentos e sentimentos (processos mentais).
-Foco no comportamento observável.
-Um comportamento é sempre resposta a um estímulo.
-Neobehaviorismo Medicinal
Watson-Metodologico-SR
Edward-S-O-R (estímulo-organismo-resposta).
Eventos Medicinais-variaveis intervenientes.
Processos mentais-teoria da aprendizagem (mapas cognitivos).
Edward-precursor da Psicologia Cognitiva.
-Clark Hoo-rejeitava os conceitos cognitivistas.
Propõe variáveis medicinais neurofisiologicas.
Indivíduo dividido entre corpo e mente.
O organismo é neurofisiologico.
-Behaviorismo Radical de Skinner
1953-Publica ciência e comportamento humano dando o início do Behaviorismo Radical.
Behaviorismo Radical-filosofia da ciência do comportamento humano.
Skinner rejeitava:id,ego e superego.
Skinner considera pensamentos e sentimentos ( comportamentos encobertos.
O indivíduo não é dividido entre corpo e mente
-Skinner-Condicionamento Operante-Condicionamento Instrumental: método: reforços e punições de aprendizagem.
Através do Condicionamento Operante,uma associação é feita por um comportamento e uma consequência para este comportamento.Quando o resultado desejado segue uma ação,o comportamento é mais provável de ocorrer no futuro.Comportamentos menos prováveis de acontecer no futuro.
SD=estímulo discriminativo,aumenta a probabilidade de ocorrência de uma resposta R.Apos a resposta,segue o estímulo reforçador.
Reforço e Punição
O reforço aumenta probabilidade de que o comportamento ocorra.A punição diminui a probabilidade de que o comportamento ocorra novamente.
No reforço positivo e na punição positiva, estímulos são adicionados. No reforço negativo e na punição negativa, estímulos são retirados.
-Niveis de seleção dos comportamentos:
Nível Filogenético: aspectos biológicos da espécie e da hereditariedade do indivíduo.
Nível Ontogenetico:toda a história de vida do indivíduo.
Nível Cultural: aspectos culturais que influenciam a conduta humana.
O ser humano opera no ambiente,provocando modificações nele,que por sua vez agente sobre o sujeito,modificando seus padrões comportamentais.
-Vantagens do Behaviorismo
Benefícios: utilização do comportamento observável de forma científica e sistemática.
Há técnicas terapêuticas eficazes para a modificação de comportamento.
Treinamento animal.
-Pragmatismo:
*Se opõe ao Realismo.
*A força da ciência e da investigação científica não está somente na busca pela verdade,ou busca pela maior proximidade do que é essencialmente real(como ocorria no behaviorismo metodológico).
*A validade de uma ciência e sua importância, está no que ela permite fazer ou desenvolver na prática (Pragmatismo) etimologicamente mesma origem do termo prática.
*Com o pensamento pragmático,o behaviorismo radical entende a busca pela verdade.Uma busca por uma explicação potencial para um fenômeno.
*O cerne do Pragmatismo: compreender o que importa para a ciência, não é uma busca pelo o que mais real,mas sim a transição,o desenvolvimento de um pensamento,que vai maturando um conhecimento e evoluindo uma compreensão.