Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Behaviorismo

-Behaviorismo-Comportamentalismo

-Escola de Psicologia-fundada por John B. Watson,baseada na crença de que os comportamentos podem ser medidos e treinados.

-Watson-Pai do Behaviorismo:

"Deem-me uma dúzia de crianças saudáveis,bem formadas ,e um ambiente para cria-las,que eu próprio especificarem,e eu garanto que,tomando qualquer uma delas do acaso,prepara-las-ei para tornar-se qualquer tipo de especialista que eu selecione: um médico,um advogado,um comerciante,um artista, e até um pedinte ou ladrão, independente dos seus talentos,pendores, aptidões, vocações e raças de seus ancestrais.

-Watson mostra a Albert o rato acompanhado de um barulho alto.Qualquer pessoa poderia ser treinada de maneira particular,dado o condicionamento correto.

-Vladimir-Psicologia baseada no comportamento (Psicologia Objetiva)

-Ivan Pavlov-fisiologista russo-Condicionamento Clássico: uma técnica utilizada na formação comportamental.Um estímulo que ocorre naturalmente e é emparelhado como resposta.Em seguida um estímulo anteriormente neutro com um estímulo de ocorrência natural.O estímulo que era neutro vem pra evocar respostas sem a presença do estímulo,que ocorre naturalmente.Ha dois elementos: o estímulo condicionado e a resposta condicionada.

-Tipos de Behaviorismo:

Behaviorismo Clássico-John B. Watson(Behaviorismo Metodológico)

-Psicologia S-R(estímulo-resposta):objetividade e experimentação; prever e controlar o comportamento.

-Watson-abandonar pensamentos e sentimentos (processos mentais).

-Foco no comportamento observável.

-Um comportamento é sempre resposta a um estímulo.

-Neobehaviorismo Medicinal

Watson-Metodologico-SR

Edward-S-O-R (estímulo-organismo-resposta).

Eventos Medicinais-variaveis intervenientes.

Processos mentais-teoria da aprendizagem (mapas cognitivos).

Edward-precursor da Psicologia Cognitiva.

-Clark Hoo-rejeitava os conceitos cognitivistas.

Propõe variáveis medicinais neurofisiologicas.

Indivíduo dividido entre corpo e mente.

O organismo é neurofisiologico.

-Behaviorismo Radical de Skinner

1953-Publica ciência e comportamento humano dando o início do Behaviorismo Radical.

Behaviorismo Radical-filosofia da ciência do comportamento humano.

Skinner rejeitava:id,ego e superego.

Skinner considera pensamentos e sentimentos ( comportamentos encobertos.

O indivíduo não é dividido entre corpo e mente

-Skinner-Condicionamento Operante-Condicionamento Instrumental: método: reforços e punições de aprendizagem.

Através do Condicionamento Operante,uma associação é feita por um comportamento e uma consequência para este comportamento.Quando o resultado desejado segue uma ação,o comportamento é mais provável de ocorrer no futuro.Comportamentos menos prováveis de acontecer no futuro.

SD=estímulo discriminativo,aumenta a probabilidade de ocorrência de uma resposta R.Apos a resposta,segue o estímulo reforçador.

Reforço e Punição

O reforço aumenta probabilidade de que o comportamento ocorra.A punição diminui a probabilidade de que o comportamento ocorra novamente.

No reforço positivo e na punição positiva, estímulos são adicionados. No reforço negativo e na punição negativa, estímulos são retirados.

-Niveis de seleção dos comportamentos:

Nível Filogenético: aspectos biológicos da espécie e da hereditariedade do indivíduo.

Nível Ontogenetico:toda a história de vida do indivíduo.

Nível Cultural: aspectos culturais que influenciam a conduta humana.

O ser humano opera no ambiente,provocando modificações nele,que por sua vez agente sobre o sujeito,modificando seus padrões comportamentais.

-Vantagens do Behaviorismo

Benefícios: utilização do comportamento observável de forma científica e sistemática.

Há técnicas terapêuticas eficazes para a modificação de comportamento.

Treinamento animal.

-Pragmatismo:

*Se opõe ao Realismo.

*A força da ciência e da investigação científica não está somente na busca pela verdade,ou busca pela maior proximidade do que é essencialmente real(como ocorria no behaviorismo metodológico).

*A validade de uma ciência e sua importância, está no que ela permite fazer ou desenvolver na prática (Pragmatismo) etimologicamente mesma origem do termo prática.

*Com o pensamento pragmático,o behaviorismo radical entende a busca pela verdade.Uma busca por uma explicação potencial para um fenômeno.

*O cerne do Pragmatismo: compreender o que importa para a ciência, não é uma busca pelo o que mais real,mas sim a transição,o desenvolvimento de um pensamento,que vai maturando um conhecimento e evoluindo uma compreensão.