Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Behaviorismo

Para a escola Behaviorista a aprendizagem ocorre na interação de três  elementos:

O estímulo: que é a satisfação presente ou a antecessora-relacionada ao ambiente.

Respostas: ação de fato do indivíduo.

Consequência: alteração no ambiente consequente àquela resposta-incluindo reforço e punição.

Watson, contribui dando status mais objetivo a psicologia   observando o objeto de estudo e mensurando-o, através de experiências realizadas e produzidas com diferentes condições e diferentes sujeitos.

Alcançando na psicologia o status de ciência humana.

Skinner, desenvolve o behaviorismo radical, que difere do behaviorismo metodológico de Watson, tendo como base a compreensão pragmática,   entendendo uma busca da verdade e a busca pela explicação de um fenômeno.

Para ele o desenvolvimento da ciência o ocorre justamente na evolução do pensamento,  na construção da verdade e no questionamento e revisão desta.

A compreensão dos conceitos do behaviorismo passa pelo behaviorismo metodológico com o seu principal estudioso Watson e o behaviorismo radical com Skinner.

Behaviorismo metodológico: Baseado na compreensão de realismo, opõe-se a concepção mentalista vigente na época.  Estudando o comportamento humano, tendo como foco a causa real, exterior separada do mundo interno e subjetivo da pessoa, que passa a ser conhecida como realismo ou psicologia do outro.

Behaviorismo radical: tem como base a compreensão pragmática,  que acredita que a validade da ciência não está apenas na busca pela verdade.

Ela questiona a verdade ao longo do tempo, considerando uma nova perspectiva,  buscando uma nova verdade, na visão pragmática uma nova explicação de um fenômeno.