Behaviorismo
Citação de Servio Garcia em janeiro 2, 2023, 6:16 pmPara a escola Behaviorista a aprendizagem ocorre na interação de três elementos:
O estímulo: que é a satisfação presente ou a antecessora-relacionada ao ambiente.
Respostas: ação de fato do indivíduo.
Consequência: alteração no ambiente consequente àquela resposta-incluindo reforço e punição.
Watson, contribui dando status mais objetivo a psicologia observando o objeto de estudo e mensurando-o, através de experiências realizadas e produzidas com diferentes condições e diferentes sujeitos.
Alcançando na psicologia o status de ciência humana.
Skinner, desenvolve o behaviorismo radical, que difere do behaviorismo metodológico de Watson, tendo como base a compreensão pragmática, entendendo uma busca da verdade e a busca pela explicação de um fenômeno.
Para ele o desenvolvimento da ciência o ocorre justamente na evolução do pensamento, na construção da verdade e no questionamento e revisão desta.
A compreensão dos conceitos do behaviorismo passa pelo behaviorismo metodológico com o seu principal estudioso Watson e o behaviorismo radical com Skinner.
Behaviorismo metodológico: Baseado na compreensão de realismo, opõe-se a concepção mentalista vigente na época. Estudando o comportamento humano, tendo como foco a causa real, exterior separada do mundo interno e subjetivo da pessoa, que passa a ser conhecida como realismo ou psicologia do outro.
Behaviorismo radical: tem como base a compreensão pragmática, que acredita que a validade da ciência não está apenas na busca pela verdade.
Ela questiona a verdade ao longo do tempo, considerando uma nova perspectiva, buscando uma nova verdade, na visão pragmática uma nova explicação de um fenômeno.
Para a escola Behaviorista a aprendizagem ocorre na interação de três elementos:
O estímulo: que é a satisfação presente ou a antecessora-relacionada ao ambiente.
Respostas: ação de fato do indivíduo.
Consequência: alteração no ambiente consequente àquela resposta-incluindo reforço e punição.
Watson, contribui dando status mais objetivo a psicologia observando o objeto de estudo e mensurando-o, através de experiências realizadas e produzidas com diferentes condições e diferentes sujeitos.
Alcançando na psicologia o status de ciência humana.
Skinner, desenvolve o behaviorismo radical, que difere do behaviorismo metodológico de Watson, tendo como base a compreensão pragmática, entendendo uma busca da verdade e a busca pela explicação de um fenômeno.
Para ele o desenvolvimento da ciência o ocorre justamente na evolução do pensamento, na construção da verdade e no questionamento e revisão desta.
A compreensão dos conceitos do behaviorismo passa pelo behaviorismo metodológico com o seu principal estudioso Watson e o behaviorismo radical com Skinner.
Behaviorismo metodológico: Baseado na compreensão de realismo, opõe-se a concepção mentalista vigente na época. Estudando o comportamento humano, tendo como foco a causa real, exterior separada do mundo interno e subjetivo da pessoa, que passa a ser conhecida como realismo ou psicologia do outro.
Behaviorismo radical: tem como base a compreensão pragmática, que acredita que a validade da ciência não está apenas na busca pela verdade.
Ela questiona a verdade ao longo do tempo, considerando uma nova perspectiva, buscando uma nova verdade, na visão pragmática uma nova explicação de um fenômeno.