Behaviorismo e Aprendizagem
Citação de Almiro Welinton Rodrigues da Silva em maio 26, 2022, 10:13 pmSegundo o behaviorismo, a noção de aprendizagem comportamental, caracteriza a evidência dinâmica do comportamento.
Conceitos behavioristas relativos à aprendizagem comportamental. Em primeiro lugar, para Feldman (2015) e Gazzaniga, Heatherton e Halpern (2018), a aprendizagem pode ser compreendida, em linhas gerais, como uma mudança relativamente permanente no comportamento humano em decorrência de uma experiência. Na mesma linha de entendimento, em segundo lugar, Illeris (2007), atribui à aprendizagem o sentido de processo, que leva a uma mudança permanente nas capacidade de um organismo, de forma que não seja decorrente simplesmente do seu amadurecimento biológico. Complementando essas definições, retoma-se a noção de comportamento para que se possa relacionar ambos os conceitos (comportamento-aprendizagem). Como você viu ao longo do texto, o comportamento, na visão behaviorista, está associado à noção de
fluxo comportamental. Essa noção prevê o caráter dinâmico do comportamento, ou
seja, entende que o comportamento não é algo fixo, mas sim algo que deve ser analisado por meio da interação entre organismo/sujeito e ambiente/estímulos ambientais (LOPES, 2008).
Esse caráter dinâmico está associado, em essência, ao processo de aprendizagem
comportamental. Dessa forma, fica evidente a importância da aprendizagem na escola
behaviorista, tendo em vista sua associação ao caráter dinâmico do comportamento.
Um dos princípios da aprendizagem nesse enfoque é a relação entre estímulos e
respostas comportamentais. Como visto acima, a resposta comportamental está
diretamente relacionada ao estímulo do ambiente. Assim, quando respostas
comportamentais são reforçadas, há maiores chances de um comportamento ocorrer
novamente. Já quando respostas comportamentais são punidas, há menores chances de que um comportamento ocorra novamente. Essa relação entre efeito (reforço e
punição) e resposta comportamental é conhecida como lei do efeito (BAUM, 2019;
LOPES, 2008).
Nesse sentido, em essência, para a escola behaviorista, a aprendizagem ocorre a partir
da interação de três elementos, destacados por Feldman (2015):
• estímulo (que é a situação presente ou antecessora — relacionada ao
ambiente);
• resposta (ação de fato do indivíduo);
• consequência (alteração no ambiente consequente àquela resposta, incluindo
reforço e punição).
Segundo o behaviorismo, a noção de aprendizagem comportamental, caracteriza a evidência dinâmica do comportamento.
Conceitos behavioristas relativos à aprendizagem comportamental. Em primeiro lugar, para Feldman (2015) e Gazzaniga, Heatherton e Halpern (2018), a aprendizagem pode ser compreendida, em linhas gerais, como uma mudança relativamente permanente no comportamento humano em decorrência de uma experiência. Na mesma linha de entendimento, em segundo lugar, Illeris (2007), atribui à aprendizagem o sentido de processo, que leva a uma mudança permanente nas capacidade de um organismo, de forma que não seja decorrente simplesmente do seu amadurecimento biológico. Complementando essas definições, retoma-se a noção de comportamento para que se possa relacionar ambos os conceitos (comportamento-aprendizagem). Como você viu ao longo do texto, o comportamento, na visão behaviorista, está associado à noção de
fluxo comportamental. Essa noção prevê o caráter dinâmico do comportamento, ou
seja, entende que o comportamento não é algo fixo, mas sim algo que deve ser analisado por meio da interação entre organismo/sujeito e ambiente/estímulos ambientais (LOPES, 2008).
Esse caráter dinâmico está associado, em essência, ao processo de aprendizagem
comportamental. Dessa forma, fica evidente a importância da aprendizagem na escola
behaviorista, tendo em vista sua associação ao caráter dinâmico do comportamento.
Um dos princípios da aprendizagem nesse enfoque é a relação entre estímulos e
respostas comportamentais. Como visto acima, a resposta comportamental está
diretamente relacionada ao estímulo do ambiente. Assim, quando respostas
comportamentais são reforçadas, há maiores chances de um comportamento ocorrer
novamente. Já quando respostas comportamentais são punidas, há menores chances de que um comportamento ocorra novamente. Essa relação entre efeito (reforço e
punição) e resposta comportamental é conhecida como lei do efeito (BAUM, 2019;
LOPES, 2008).
Nesse sentido, em essência, para a escola behaviorista, a aprendizagem ocorre a partir
da interação de três elementos, destacados por Feldman (2015):
• estímulo (que é a situação presente ou antecessora — relacionada ao
ambiente);
• resposta (ação de fato do indivíduo);
• consequência (alteração no ambiente consequente àquela resposta, incluindo
reforço e punição).
Citação de Alisson dos Santos Silva em maio 28, 2022, 8:17 pmNessa concepção Behaviorista ou behaviorismo, assevera-se que a aprendizagem da criança ocorre por meio de estímulos e respostas, ou seja, agentes ambientais que modelam ou moldam o comportamento do indivíduo e o encaminham para uma resposta já determinada ou almejada por meio de aproximações sucessivas.
Nessa concepção Behaviorista ou behaviorismo, assevera-se que a aprendizagem da criança ocorre por meio de estímulos e respostas, ou seja, agentes ambientais que modelam ou moldam o comportamento do indivíduo e o encaminham para uma resposta já determinada ou almejada por meio de aproximações sucessivas.