Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumMestrado Livre em Teologia: BibliologiaBibliologia
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Bibliologia

Bibliologia

Mateus Cap. 22
29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
31 E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo:
32 Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.
33 E, as turbas, ouvindo isso, ficaram maravilhadas da sua doutrina.

Em diálogo com um colega de trabalho, que é também pregador de uma igreja pentecostal conhecida na grande vitória, citei o seguinte texto.

II Coríntios Cap. 3
3 porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
5 não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
6 o qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica.

Então disse para ele que não há como interpretar a palavra no que se refere ao profético, espiritual e eterno pela razão e lógica humana, e que o conhecimento, lógica e razão humana não cabem ao evangelho, só há como compreender as coisas espirituais e eterna pelo Espírito Santo, e o que se aprende em uma instituição de ensinos secular e até mesmo religioso não se compara ao que aprendemos em momentos de intimidade e dependência com o Espírito Santo.

Então o mesmo me disse que o texto de II Coríntios Cap. 3:6 não falava da Bíblia em si, mas da lei, e que nós não vivemos a lei, ele disse também que teologia é conhecimento extra Bíblico são essenciais.

Eu disse que o sabernao ocupa lugar e que certamente que sei que o texto fala da lei, e que é a cédula que nos era contrária que foi cravada na cruz, mas a lei está contida onde?

Ele respondeu na bíblia.

Eu disse então por que você está fazendo distinção, e reforcei o seguinte que a palavra como um todo só se entende pelo Espírito.

Ele ficou sem argumentos, aí citei outros texto, que é o texto base dessa mensagem que o Senhor naquele momento concedeu, onde os saduceus usam a lei para interrogarem o Senhor Jesus!

Vejam:

29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

A primeira pergunta que fiz a ele é, a quem o Senhor Jesus dirigiu essas palavras?

E completei:

A religião judaica naqueles dias tinha 4 grupos distintos, Fariseus, Saduceus Essênios e Zelotes. O Senhor Jesus dirige essas palavras aos Saduceus, que por sua vez não criam na ressurreição, pois não haviam presenciado algo do tipo entendiam pela lógica que não fosse possível.

O que nós chama a atenção é que o Senhor Jesus diz a eles errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus, mas eles eram pessoas que tinham profundo conhecimento das escrituras o Velho Testamento, tanto que usam um ponto dele na Lei de Moisés de forma capiciosa,
querendo surpreender o Senhor Jesus, homens que memorizavam a Bíblia de frente para trás e de trás para frente, então por que o Senhor Jesus se expressa dessa forma com homens tão doutos.

Por que ele não conheciam real significado das Escrituras, e que a lógica e razão humana não se aplica a ela, pois se soubessem entenderiam que quando se compreende as escrituras através de uma operação do Espírito, jamais a usaremos de forma capiciosa, com soberba, querendo demonstrar conhecimento e superioridade, pois assim faremos como os saduceus, anularemos um dos ensinos que tem uma das promessas mais gloriosas ao qual o Senhor Jesus nos concedeu direito, que é a ressurreição, aí entendemos por que a letra mata, se não estivessem tão cheio de conhecimento humano e razão, mas do Espírito Santo saberiam que a palavra só tem propósito, que é mesmo exortando trazer refrigério para que vidas sejam edificadas.

No diálogo que tive com esse colega de trabalho e pregador, perguntei o que os saduceus usaram para argumentar?

Ele não soube responder.

Eu completei dizendo que a profecia não é de particular interpretação.

II Pedro Cap. 1
20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;
21 porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Eles usaram um trecho da lei de acordo com uma interpretação particular para justificar seus próprios interesses e ensinos equivocados, que se opunham a princípios Bíblicos, ou seja, enfatizei que um texto ou versículo fora de contexto contradiz a propria palavra.

A revelação é progressiva, o que não estava claro no velho se esclarece no novo, isso até a teologia reconhece.

Veja:

Hebreus Cap. 10
1 Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.

Colossenses Cap. 2
16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
17 que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Então o Velho Testamento é proveitoso, mas sem os textos que se completem no Novo Testamento, por si só não podem ser usados como base para uma doutrina.

Hoje na verdade vemos essa realidade descrita abaixo.

Wycliffe acreditava que o caminho para prevalecer em sua luta contra a autoridade abusiva da Igreja Católica era tornar a Bíblia acessível às pessoas em sua própria língua. Desse modo, poderiam ler por si mesmas acerca da forma como cada uma poderia ter um relacionamento pessoal com Deus através de Jesus Cristo – independente de qualquer autoridade eclesiástica. Wycliffe, com seus associados, completaram o Novo Testamento por volta de 1380 e o Antigo Testamento em 1382. Enquanto Wycliffe concentrava seus esforços no Novo Testamento, um de seus associados, Nicolau de Hereford, fazia uma parte importante do Antigo Testamento.

Se defendermos essa verdade hoje, corremos o risco de sermos perseguidos e cancelados por todo o meio evangélico seja tradicional, pentecostal ou neopentecostal. há muitas lideranças que entendem que sua autoridade eclesiástica está acima da verdade Bíblica, Deus não se submete a homens, nós nos submetemos a Deus e a sua palavra.

Atos 17:10-12

¹⁰ E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Bereia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
¹¹ Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
¹² De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos varões.