Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumBacharel Livre em Teologia: TeologiaBIBLIOLOGIABIBLIOLOGIA
Please or Cadastrar to create posts and topics.

BIBLIOLOGIA

PALAVRA VIVA E PALAVRA DA VIDA

JOÃO Cap. 4.
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:
29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; será este, porventura, o Cristo?

O texto nos diz que Jesus foi a Sicar, que significa falso, junto herança que Jacó havia dado a José e que o homem desvirtuou, e Jesus inicia um diálogo com uma mulher samaritana junto ao poço de Jacó e já no início nos podemos observar que que ela conhecia de certa forma a palavra, e pertencia a um segmento religioso, mas era perceptível o quão superficial era o relacionamento dela com Deus. 

É Jesus a pede de beber, ela então diz como me pedes sendo tu Judeu e eu samaritana, a pessoa que conhece a só letra entende que existe um grupo privilegiado em detrimento de outro, quando Deus não faz acepção de Pessoas, o desejo dele é que todos se salvem.

Jesus então diz, é por que você não conhece o Dom de Deus, é karisma, favor imerecido, se tu soubesses a oportunidade de Salvação que está diante de você, tu é que pediria e ele te daria águas vivas.
 Você não tem como tirar o poço é fundo, ela disse, por possuir o cântaro, mau sabia ela que o recurso para tirá-la de um poço muito mais fundo onde o pecado a havia lançado só Jesus tem.
 Você é maior que meu Pai Jacó, tem pessoas que vivem assim acham que possa vir a existir alguém maior que Jesus, Ele é o Pai da eternidade o Príncipe da paz.
 E tem mais quem beber da água que eu der não voltará a ter sede, ela disse me dá para que não precise voltar, é isso que muitos querem um evangelho de facilidades, depois de obter o que querem não voltam mais, nós não estamos aqui todos os dias pois só a água que Jesus tem sacia a sede da nossa alma.

A medida que Jesus foi conversando com ela a palavra foi transformando sua mentalidade, e teve um momento que marcou profundamente a vida dela, quando ela perguntou onde devemos adorar aqui neste monte ou em Jerusalém, Jesus diz nem aqui nem em Jerusalém mas em Espírito e em verdade, ou seja Deus não habita em templos feitos por mãos mas em nossos corações.
 Isso a transformou, ao ponto que ela Deixou o cântaro, que se carregava na cabeça, ela abandonou sua mentalidade, e foi à cidade e disse àqueles homens:

Mas Ela não foi buscar água, essa não era a necessidade dela?
 Nós até achávamos que sabíamos qual a nossa necessidade, mas o que precisávamos mesmo era que Jesus ouvir a voz de Jesus.
Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; será este, porventura, o Cristo?
 Ele falou tudo, Nenhuma outra palavra falou tanto ao meu coração, a ponto de mover o nosso interior, é fazer de nós novas criaturas.

A TODOS A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS!