Ciência e as escolas Psicológicas
Citação de Leandro da Silva Costa em novembro 26, 2024, 2:31 pmAo estudar o modulo sobre psicologia e as escolas psicológicas, aprendi que a psicologia, enquanto ciência, é formada por diversas correntes teóricas que refletem as diferentes maneiras de compreender o comportamento humano e os processos mentais. Cada escola psicológica possui uma base epistemológica distinta, que define seus métodos, objetos de estudo e perspectivas sobre a natureza humana.
Com o estruturalismo, compreendi que a psicologia começou a ser estudada de forma sistemática, buscando entender os elementos básicos da mente por meio da introspecção, como proposto por Wilhelm Wundt. Essa abordagem deu origem ao funcionalismo, que, por sua vez, destacou a importância de compreender as funções adaptativas da mente e como elas ajudam os indivíduos a se ajustarem ao ambiente, sendo fortemente influenciado por William James.
O behaviorismo, por outro lado, trouxe um foco estritamente empírico e observável, centrado na análise do comportamento como uma resposta a estímulos do ambiente. Aprendi que figuras como Watson e Skinner foram essenciais para estabelecer essa escola, que entende o aprendizado como um processo de condicionamento, seja clássico ou operante, enfatizando o controle das variáveis ambientais.
Por meio da psicanálise, fundada por Freud, fui introduzido a um olhar mais profundo e subjetivo sobre os processos inconscientes que influenciam o comportamento humano. Essa escola explora os desejos, traumas e conflitos internos, sendo uma das vertentes que mais dialoga com a subjetividade do ser humano. Em contraste, o humanismo destacou a importância do potencial humano, do livre-arbítrio e da autorrealização, apresentando uma visão mais otimista e integradora, como defendida por Carl Rogers e Abraham Maslow.
O cognitivismo foi outra abordagem fundamental que aprendi, ao propor o estudo dos processos mentais como memória, percepção e raciocínio, marcando um retorno ao estudo dos fenômenos internos após o foco behaviorista em estímulo e resposta. Essa escola influenciou fortemente o campo da aprendizagem e do processamento de informações.
Por fim, vertentes como a fenomenologia, o construtivismo e a abordagem sócio-histórica, representada por Lev Vygotsky, ampliaram ainda mais minha visão, ao demonstrar como os processos psicológicos são construídos em interação com o ambiente cultural, histórico e social.
Esse estudo me mostrou que as escolas psicológicas não são apenas formas diferentes de abordar o mesmo problema, mas caminhos complementares para compreender a complexidade do comportamento e da mente humana, cada uma com sua base epistemológica e método de investigação, mas todas contribuindo para um conhecimento mais amplo e profundo sobre o ser humano.
Ao estudar o modulo sobre psicologia e as escolas psicológicas, aprendi que a psicologia, enquanto ciência, é formada por diversas correntes teóricas que refletem as diferentes maneiras de compreender o comportamento humano e os processos mentais. Cada escola psicológica possui uma base epistemológica distinta, que define seus métodos, objetos de estudo e perspectivas sobre a natureza humana.
Com o estruturalismo, compreendi que a psicologia começou a ser estudada de forma sistemática, buscando entender os elementos básicos da mente por meio da introspecção, como proposto por Wilhelm Wundt. Essa abordagem deu origem ao funcionalismo, que, por sua vez, destacou a importância de compreender as funções adaptativas da mente e como elas ajudam os indivíduos a se ajustarem ao ambiente, sendo fortemente influenciado por William James.
O behaviorismo, por outro lado, trouxe um foco estritamente empírico e observável, centrado na análise do comportamento como uma resposta a estímulos do ambiente. Aprendi que figuras como Watson e Skinner foram essenciais para estabelecer essa escola, que entende o aprendizado como um processo de condicionamento, seja clássico ou operante, enfatizando o controle das variáveis ambientais.
Por meio da psicanálise, fundada por Freud, fui introduzido a um olhar mais profundo e subjetivo sobre os processos inconscientes que influenciam o comportamento humano. Essa escola explora os desejos, traumas e conflitos internos, sendo uma das vertentes que mais dialoga com a subjetividade do ser humano. Em contraste, o humanismo destacou a importância do potencial humano, do livre-arbítrio e da autorrealização, apresentando uma visão mais otimista e integradora, como defendida por Carl Rogers e Abraham Maslow.
O cognitivismo foi outra abordagem fundamental que aprendi, ao propor o estudo dos processos mentais como memória, percepção e raciocínio, marcando um retorno ao estudo dos fenômenos internos após o foco behaviorista em estímulo e resposta. Essa escola influenciou fortemente o campo da aprendizagem e do processamento de informações.
Por fim, vertentes como a fenomenologia, o construtivismo e a abordagem sócio-histórica, representada por Lev Vygotsky, ampliaram ainda mais minha visão, ao demonstrar como os processos psicológicos são construídos em interação com o ambiente cultural, histórico e social.
Esse estudo me mostrou que as escolas psicológicas não são apenas formas diferentes de abordar o mesmo problema, mas caminhos complementares para compreender a complexidade do comportamento e da mente humana, cada uma com sua base epistemológica e método de investigação, mas todas contribuindo para um conhecimento mais amplo e profundo sobre o ser humano.