Cognitivismo
Citação de Servio Garcia em janeiro 3, 2023, 9:13 pmA escola cognitiva teve em sua criação a importância de dis nomes, Piaget e Vygotsky.
Piaget: No ensina que o indivíduo cria estruturas mentais, para representar e interpretar experiências, estratégias e conceitos. Tendo como base três esquemas, comportamentais ( sensorio - motor), simbólico e operacionais.
Vygotsky: Nos ensina que, o desenvolvimento é entendido referente ao contexto social e cultural. Os processos mentais superiores, originam-se dos processos sociais e e são a conversão das relações sociais em funções mentais.
Piaget foi o mais influente psicólogo da teoria do cognitivismo.
Cognitivo é o processo pelo qual, a compreensão de mundo da criança, muda em função da sua idade e experiência.
Teoria desenvolvida por Piaget.
Estágio sensóorio - motor: de 0 a 2 anis - desenvolve-se a permanência do objeto, das habilidades motoras, tem pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica.
Estágio pré - operatório - de 2 a 7 anos - desenvolve a linguagem, pensamento simbólico e pensamento egocêntrico.
Estágio operatório concreto - de 7 a 12 anos - desenvove a conservação e reversibilidade.
Estágio operatório formal - de 12 anos a fase adulta - desenvove o pensamento lógico é abstrato.
Estes estágios diferem na quantidade de informações adquiridas em cada um e na qualidade de conhecimento e compreensão.
A transição ocorre, quando a criança atinge um nível de maturidade e se expõe a novas experiências.
Vygotsky ainda nos apresenta a ZDP, zona de desenvolvimento proximal, que pode ser definida como a diferença entre níveis, do que a pessoa é capaz de fazer só ou com a ajuda de outro.
A escola cognitiva teve em sua criação a importância de dis nomes, Piaget e Vygotsky.
Piaget: No ensina que o indivíduo cria estruturas mentais, para representar e interpretar experiências, estratégias e conceitos. Tendo como base três esquemas, comportamentais ( sensorio - motor), simbólico e operacionais.
Vygotsky: Nos ensina que, o desenvolvimento é entendido referente ao contexto social e cultural. Os processos mentais superiores, originam-se dos processos sociais e e são a conversão das relações sociais em funções mentais.
Piaget foi o mais influente psicólogo da teoria do cognitivismo.
Cognitivo é o processo pelo qual, a compreensão de mundo da criança, muda em função da sua idade e experiência.
Teoria desenvolvida por Piaget.
Estágio sensóorio - motor: de 0 a 2 anis - desenvolve-se a permanência do objeto, das habilidades motoras, tem pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica.
Estágio pré - operatório - de 2 a 7 anos - desenvolve a linguagem, pensamento simbólico e pensamento egocêntrico.
Estágio operatório concreto - de 7 a 12 anos - desenvove a conservação e reversibilidade.
Estágio operatório formal - de 12 anos a fase adulta - desenvove o pensamento lógico é abstrato.
Estes estágios diferem na quantidade de informações adquiridas em cada um e na qualidade de conhecimento e compreensão.
A transição ocorre, quando a criança atinge um nível de maturidade e se expõe a novas experiências.
Vygotsky ainda nos apresenta a ZDP, zona de desenvolvimento proximal, que pode ser definida como a diferença entre níveis, do que a pessoa é capaz de fazer só ou com a ajuda de outro.