Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Cognitivismo

A escola cognitiva teve em sua criação a importância de dis nomes, Piaget e Vygotsky.

Piaget: No ensina que o indivíduo cria estruturas mentais,  para representar e interpretar experiências,  estratégias e conceitos. Tendo como base três esquemas, comportamentais ( sensorio - motor), simbólico e operacionais.

Vygotsky: Nos ensina que, o desenvolvimento é  entendido referente ao contexto social e cultural. Os processos mentais  superiores,  originam-se dos processos sociais e e são  a conversão das relações sociais em funções mentais.

Piaget foi o mais influente psicólogo da teoria do cognitivismo.

Cognitivo é  o processo pelo qual, a compreensão de mundo da criança, muda em função da sua idade e experiência.

Teoria desenvolvida por Piaget.

Estágio sensóorio - motor: de 0 a 2 anis - desenvolve-se a permanência do objeto,  das habilidades motoras,  tem pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica.

Estágio pré - operatório - de 2 a 7 anos - desenvolve a linguagem,  pensamento simbólico  e pensamento egocêntrico.

Estágio operatório concreto - de 7 a 12 anos - desenvove a conservação  e reversibilidade.

Estágio operatório formal - de 12 anos a fase adulta - desenvove o pensamento lógico é abstrato.

Estes estágios diferem na quantidade de informações adquiridas em cada um e na qualidade de conhecimento e compreensão.

A transição ocorre,  quando a criança atinge um nível de maturidade e se expõe a novas experiências.

Vygotsky ainda nos apresenta a ZDP, zona de desenvolvimento proximal, que pode ser definida como a diferença entre níveis, do que a pessoa é capaz de fazer só ou com a ajuda de outro.