Como trabalhar as quatro perguntas, não somente no âmbito acadêmico, como também na assertividade na vida, nós com as pessoas, com os nossos objetivos e com o meio em que vivemos.
Citação de Sener Stella Barbieri Camargo em fevereiro 9, 2026, 4:14 pmRevolução cognitiva dos gregos em 4 perguntas básicas:
O que eu sei.
Como eu sei .
Por que eu sei.
Para quê eu sei .Essas perguntas permitem identificar, em cada época ou em cada teoria, o que se sabe(objeto), como se sabe (episteme), qual a justificativa para o que se sabe (lógica) e quais as implicações deste saber (ética).
As quatro perguntas nos remetem para as quatro grandes áreas da filosofia e para os quatro passos importantes da descoberta e comunicação científica.
William B. Gomes
Se aplicarmos essa teoria em nossas vidas, podemos ser mais assertivos, buscando em primeiro lugar o auto conhecimento, e após a intenção da ação, procurando dirimir os conflitos e as perdas de tempo com algo que não é frutífero. Com base nessa tese, podemos falhar menos e aproveitar com mais sabedoria nosso tempo de vida?
Revolução cognitiva dos gregos em 4 perguntas básicas:
O que eu sei.
Como eu sei .
Por que eu sei.
Para quê eu sei .
Essas perguntas permitem identificar, em cada época ou em cada teoria, o que se sabe(objeto), como se sabe (episteme), qual a justificativa para o que se sabe (lógica) e quais as implicações deste saber (ética).
As quatro perguntas nos remetem para as quatro grandes áreas da filosofia e para os quatro passos importantes da descoberta e comunicação científica.
William B. Gomes
Se aplicarmos essa teoria em nossas vidas, podemos ser mais assertivos, buscando em primeiro lugar o auto conhecimento, e após a intenção da ação, procurando dirimir os conflitos e as perdas de tempo com algo que não é frutífero. Com base nessa tese, podemos falhar menos e aproveitar com mais sabedoria nosso tempo de vida?