Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conflitos internos e interações culturais nas grandes teorias psicológicas

Neste módulo, o foco é estudar as três grandes teorias do desenvolvimento humano: behavioristas, cognitivistas e psicanalíticas. Ao associar o conteúdo desse módulo ao conceito psicanalítico, podemos destacar a importância da visão psicanalítica no desenvolvimento humano, principalmente com base nas contribuições de Freud e Erikson.

A teoria psicanalítica, proposta por Freud, sugere que o desenvolvimento humano é impulsionado por conflitos entre nossos impulsos instintivos e as normas sociais, um processo que ocorre ao longo de várias fases. Cada uma dessas fases está associada a um conflito psicológico específico que deve ser resolvido para o desenvolvimento saudável do ego. O superego — que representa os valores e regras internalizados da sociedade — desempenha um papel importante em regular esses impulsos. A resolução ou não dos conflitos em cada fase pode ter um impacto significativo no desenvolvimento da personalidade.

Erik Erikson expandiu essa teoria, desenvolvendo o conceito das oito fases do desenvolvimento psicossocial, em que, além dos conflitos internos, há a ênfase nas interações sociais e culturais. Para Erikson, o desenvolvimento não termina na infância, como propôs Freud, mas se estende por toda a vida, e cada fase apresenta um desafio psicossocial que influencia a construção da identidade.

Assim, ao abordar o desenvolvimento humano neste módulo, fica clara a relevância das teorias psicanalíticas para entender como conflitos internos, influências sociais e culturais moldam nossa personalidade e comportamento ao longo da vida.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱