Conhecimentos adquiridos no módulo: "Personalidade, caráter e ética."
Citação de Alan Ribas em fevereiro 2, 2025, 8:09 pmNeste módulo entramos em contato com os conceitos como: a personalidade, o caráter e a ética. Do ponto de vista da psicanálise, a mesma compreende a personalidade como um processo que vai se estruturando ao longo do desenvolvimento humano (Id, ego e superego são as estruturas principais, responsáveis por todo o modo de ser, agir e pensar de uma pessoa). Já em relação ao caráter e a ética, os mesmos desenvolvem-se tendo em vista as influências ambientais e culturais do meio ao qual a pessoa encontra-se inserida em seu desenvolvimento.
Também nos foi apresentado as teorias do comportamento e seus principais estudiosos:
- Behavioristas (Watson e Skinner).
- Cognitivistas (Vygotsky e Piaget).
- Psicanalíticos (Freud e Erikson).As considerações que posso fazer a respeito dessas informações são as seguintes. Diversos estudiosos de maneira muito competente criaram entendimentos e terias sobre o modo de ser do ser humano. Analisando cada uma delas podemos concluir que uma não exclui as outras e vice-versa. Devido a imensa complexidade em se definir uma pessoa, abordagens distintas não conflitam entre si, muito pelo contrário, todas atuam de modo a descobrir uma pequena peça de um imenso quebra-cabeça chamado "mente humana".
Neste módulo entramos em contato com os conceitos como: a personalidade, o caráter e a ética. Do ponto de vista da psicanálise, a mesma compreende a personalidade como um processo que vai se estruturando ao longo do desenvolvimento humano (Id, ego e superego são as estruturas principais, responsáveis por todo o modo de ser, agir e pensar de uma pessoa). Já em relação ao caráter e a ética, os mesmos desenvolvem-se tendo em vista as influências ambientais e culturais do meio ao qual a pessoa encontra-se inserida em seu desenvolvimento.
Também nos foi apresentado as teorias do comportamento e seus principais estudiosos:
- Behavioristas (Watson e Skinner).
- Cognitivistas (Vygotsky e Piaget).
- Psicanalíticos (Freud e Erikson).
As considerações que posso fazer a respeito dessas informações são as seguintes. Diversos estudiosos de maneira muito competente criaram entendimentos e terias sobre o modo de ser do ser humano. Analisando cada uma delas podemos concluir que uma não exclui as outras e vice-versa. Devido a imensa complexidade em se definir uma pessoa, abordagens distintas não conflitam entre si, muito pelo contrário, todas atuam de modo a descobrir uma pequena peça de um imenso quebra-cabeça chamado "mente humana".