Conhecimentos adquiridos no módulo: "Principais Teorias do desenvolvimento humano."
Citação de Alan Ribas em janeiro 27, 2025, 2:33 pmO atual módulo destaca três tópicos, três teorias do comportamento humano que deveríamos conhecer mais aprofundadamente, são elas:
- Teorias Behavioristas e seus Principais Estudiosos: Watson e Skinner
Watson foi o criador da escola comportamentalista. Ele acreditava que a relação entre o ambiente e a pessoa era o grande responsável por moldar tal pessoa. Diferente dos processos cognitivos que não eram passiveis de uma análise objetiva, John Broadus Watson acreditava que para se compreender o ser humano era imprescindível o estudo daquilo que pudesse ser observado, avaliado e posteriormente até reproduzido. Através de um de seus experimentos, um tanto controverso, Watson pôde demonstrar através da participação do bebê Albert como o medo poderia ser algo condicionado. Posteriormente, Skinner desenvolveu a teoria do Behaviorismo Radical; aqui o mesmo destacava além da importância de se estudar o comportamento e ambiente, a necessidade da análise dos processos mentais para compreender plenamente a pessoa.- Teorias Cognitivistas e seus Principais Estudiosos: Vygotsky e Piaget:
Tal abordagem teórica foca nos aspectos interiores, ou seja, nos processos mentais como memória, pensamento, linguagem, etc. Dentre as diversas contribuições de Lev Vygotsky podemos citar a teoria da "zona de desenvolvimento proximal", que em palavras simples refere-se ao ponto de conhecimento em que certa pessoa está (conhecimento real), e o ponto que a mesma pode atingir através de ajuda de tutores ou colegas mais experientes (conhecimento potencial). Tal teoria foi considerada muito importante sendo amplamente utilizada em assuntos relacionados ao aprendizado humano e a pedagogia. Jean Piaget desenvolveu a teoria dos estágios do desenvolvimento cognitivo, destacando que a aprendizagem ocorre através de processos de assimilação e acomodação de informações. Em outras palavras Piaget explicou como as crianças aprendiam e entendiam o mundo, isso porque elas pegam coisas novas (assimilação) e ajustam o que já sabem para encaixar essas novidades (acomodação). É como se o cérebro fosse uma caixa que organiza e adapta as informações à medida que aprendemos.
Teorias Psicanalíticas e seus Principais Estudiosos: Freud e Erikson:
Sigmund Freud foi o criador/pai da psicanálise. O mesmo criou terias muito interessantes, dentre elas, os estágios do desenvolvimento psicossexual (composto pelas fases oral, anal, fálico, latência e genital). Falou da importância do inconsciente e como o mesmo guarda parte das experiências vividas pela pessoa, além de descrever como essas experiências, chamadas de recalques, ditam o modo de ser da pessoa, explicando também o modo como estas as vezes se manifestam (ex: atos falhos). Erik Erikson ampliou as ideias de Freud, desenvolvendo a teoria do desenvolvimento psicossocial, ressaltando a importância do ambiente social e cultural para o desenvolvimento do ser humano.
O atual módulo destaca três tópicos, três teorias do comportamento humano que deveríamos conhecer mais aprofundadamente, são elas:
- Teorias Behavioristas e seus Principais Estudiosos: Watson e Skinner
Watson foi o criador da escola comportamentalista. Ele acreditava que a relação entre o ambiente e a pessoa era o grande responsável por moldar tal pessoa. Diferente dos processos cognitivos que não eram passiveis de uma análise objetiva, John Broadus Watson acreditava que para se compreender o ser humano era imprescindível o estudo daquilo que pudesse ser observado, avaliado e posteriormente até reproduzido. Através de um de seus experimentos, um tanto controverso, Watson pôde demonstrar através da participação do bebê Albert como o medo poderia ser algo condicionado. Posteriormente, Skinner desenvolveu a teoria do Behaviorismo Radical; aqui o mesmo destacava além da importância de se estudar o comportamento e ambiente, a necessidade da análise dos processos mentais para compreender plenamente a pessoa.
- Teorias Cognitivistas e seus Principais Estudiosos: Vygotsky e Piaget:
Tal abordagem teórica foca nos aspectos interiores, ou seja, nos processos mentais como memória, pensamento, linguagem, etc. Dentre as diversas contribuições de Lev Vygotsky podemos citar a teoria da "zona de desenvolvimento proximal", que em palavras simples refere-se ao ponto de conhecimento em que certa pessoa está (conhecimento real), e o ponto que a mesma pode atingir através de ajuda de tutores ou colegas mais experientes (conhecimento potencial). Tal teoria foi considerada muito importante sendo amplamente utilizada em assuntos relacionados ao aprendizado humano e a pedagogia. Jean Piaget desenvolveu a teoria dos estágios do desenvolvimento cognitivo, destacando que a aprendizagem ocorre através de processos de assimilação e acomodação de informações. Em outras palavras Piaget explicou como as crianças aprendiam e entendiam o mundo, isso porque elas pegam coisas novas (assimilação) e ajustam o que já sabem para encaixar essas novidades (acomodação). É como se o cérebro fosse uma caixa que organiza e adapta as informações à medida que aprendemos.
Teorias Psicanalíticas e seus Principais Estudiosos: Freud e Erikson:
Sigmund Freud foi o criador/pai da psicanálise. O mesmo criou terias muito interessantes, dentre elas, os estágios do desenvolvimento psicossexual (composto pelas fases oral, anal, fálico, latência e genital). Falou da importância do inconsciente e como o mesmo guarda parte das experiências vividas pela pessoa, além de descrever como essas experiências, chamadas de recalques, ditam o modo de ser da pessoa, explicando também o modo como estas as vezes se manifestam (ex: atos falhos). Erik Erikson ampliou as ideias de Freud, desenvolvendo a teoria do desenvolvimento psicossocial, ressaltando a importância do ambiente social e cultural para o desenvolvimento do ser humano.