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Consideração e Ciência

A psicologia é considerada uma ciência porque utiliza métodos científicos para estudar o comportamento e os processos mentais dos indivíduos. Seu objetivo é compreender, descrever, prever e, quando possível, intervir nesses fenômenos. Ao longo do tempo, diferentes escolas psicológicas surgiram com abordagens distintas. O estruturalismo focava na estrutura da mente; o funcionalismo, nas funções mentais; a psicanálise, no inconsciente; o behaviorismo, no comportamento observável; o humanismo, na experiência subjetiva e no potencial humano; e a cognitivista, nos processos mentais como memória e percepção. Cada uma contribuiu de forma única para o desenvolvimento da psicologia como ciência.

Neste módulo, foi possível compreender como as diversas teorias psicológicas oferecem diferentes formas de explicar o comportamento humano e, consequentemente, orientam distintas práticas profissionais. A psicanálise, por exemplo, propõe uma escuta aprofundada do inconsciente e fundamenta-se na análise dos conflitos psíquicos, sendo amplamente aplicada no contexto clínico. Já as abordagens comportamentais e cognitivas se concentram na modificação de comportamentos e pensamentos disfuncionais, tendo grande aplicação em contextos educacionais, hospitalares e organizacionais.

A psicologia humanista, por sua vez, valoriza a escuta empática, o potencial de autorrealização e o acolhimento da experiência subjetiva, enquanto a abordagem sistêmica amplia a visão sobre o indivíduo inserido em redes relacionais, sendo fundamental em terapias de casal, família e intervenções comunitárias. Cada teoria da psicologia compreende o ser humano de maneira diferente, e pode ser aplicada para diferentes contextos na atuação do profissional. A partir dessas teorias, o módulo reforçou a ideia de que a atuação do psicólogo pode se dar em múltiplas áreas, como saúde, educação, justiça, empresas e comunidades; e que sua prática deve ser ética, fundamentada teoricamente e sensível às demandas específicas de cada contexto.