Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Cultura, personalidade e percepção

Cultura, personalidade e percepção, tudo o que é criado por uma sociedade humana (hábitos, crenças, arte, moral, leis, etc.) objetivando a convivência social e a satisfação das necessidades das pessoas que fazem parte dela pode ser entendida como cultura (Barroso, 2017). Barroso afirma que é através da cultura que os seres humanos aprendem a conviver e a habitar o mundo da forma como habitam. A aprendizagem cultural se dá por meio do processo de socialização do sujeito e abarca o desenvolvimento da linguagem e da compreensão de símbolos. À medida em que as práticas culturais são transmitidas de geração em geração por meio da educação e da imitação, elas podem ir se alterando.

A personalidade pode ser entendida como o conjunto de pensamentos, respostas emocionais e comportamentos característicos de uma pessoa e organizados de forma dinâmica. A personalidade possui características adaptativas logo a noção de personalidade  vai se desenvolvendo a partir da interação da pessoa com o meio em que está inserida, logo está relacionada á cultura.

A percepção pode ser entendida como a capacidade de reconhecer algo ou situação. A sensação pode ser entendida como um processo de detecção de estímulos físicos e de transmissão desses estímulos para o cérebro. Ela compreende o processo pelo qual os cinco sentidos ( visão, tato, paladar,olfato e audição) apreendem informações do ambiente, a sensação é o primeiro contato de um estímulo com o organismo. A percepção para perceber algo é necessário que o sujeito analise e interprete aquele estímulo, sendo assim a percepção compreende o processamento, a organização e a interpretação de um estímulo sensorial, a percepção é um passo além da sensação. A medida que o bebê cresce vai desenvolvendo capacidades, o desenvolvimento da percepção ocorre a partir da mediação cultural, e inicia na infância. O desenvolvimento humano ocorre de forma continua, durante todo o ciclo vital, sendo atualizado e modificado à medida em que interage com novos estímulos.