Desenvolvimento cognitivo na visão de Piaget e Vygotsky
Citação de Mairon em abril 25, 2025, 2:07 pmPara Piaget o desenvolvimento cognitivo é construído pelo sujeito, de forma ativa e em estágios, com base na interação com o ambiente físico.
Um exemplo prático seria o de uma criança pequena que ao brincar com blocos de montar, aprende sobre equilíbrio, forma e tamanho. Ela experimenta, erra, tenta de novo e, assim, vai ajustando sua compreensão do mundo físico.
Já Vygotsky considera que o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio da interação social e da linguagem, com a mediação de outros mais experientes.
Exemplo : Uma criança aprende a resolver um problema de matemática com a ajuda de um professor ou colega mais velho. Esse auxílio permite que ela realize uma tarefa que, sozinha, ainda não conseguiria — é a zona de desenvolvimento proximal em ação.
Para Piaget o desenvolvimento cognitivo é construído pelo sujeito, de forma ativa e em estágios, com base na interação com o ambiente físico.
Um exemplo prático seria o de uma criança pequena que ao brincar com blocos de montar, aprende sobre equilíbrio, forma e tamanho. Ela experimenta, erra, tenta de novo e, assim, vai ajustando sua compreensão do mundo físico.
Já Vygotsky considera que o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio da interação social e da linguagem, com a mediação de outros mais experientes.
Exemplo : Uma criança aprende a resolver um problema de matemática com a ajuda de um professor ou colega mais velho. Esse auxílio permite que ela realize uma tarefa que, sozinha, ainda não conseguiria — é a zona de desenvolvimento proximal em ação.
Citação de Thereza Maria Blota Camargo em maio 19, 2025, 4:04 amConsideração perfeita, com exemplos muito claros!
Consideração perfeita, com exemplos muito claros!