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Desenvolvimento cognitivo da criança

Desenvolvimento cognitivo, o processo pelo qual a compreensão do mundo da criança muda em função de sua idade e experiencia. Dentre os principais teóricos cognitivistas, destacam-se Piaget e Vygotsky.

Nenhuma teoria do desenvolvimento cognitivo foi mais influente do que a do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980). Piaget  sugeriu que as crianças de todo o mundo passam por uma série de quatro estágios em ordem determinada. Ele  afirmava que esses estágios diferem não apenas na quantidade de informações adquirida em cada um, mas também na qualidade do conhecimento assim como da compreensão.  As teorias do desenvolvimento cognitivo de Piaget,  buscam explicar os avanços intelectuais  que ocorrem durante o desenvolvimento da criança.  Esses avanços incluem mudanças quantitativas e qualitativas. Desenvolvimentos quantitativos referem-se ao crescimento que adiciona mais ao que já existia e o desenvolvimento qualitativo refere-se a mudanças que, em vez de adicionar mais habilidades, resultam em habilidades diferentes que já existiam. Nesse sentido a teoria piagetiana considera a inteligência como resultado de uma adaptação biológica, aonde o organismo procura o equilíbrio entre assimilação e acomodação para organizar o pensamento. O que determina o que o sujeito é capaz de fazer em cada fase do seu desenvolvimento é o equilíbrio correspondente a cada nível mental atingido .

Lev Vygotsky (1896-1934) postula que o desenvolvimento do indivíduo e a aquisição de conhecimentos é resultado da interação do sujeito com o meio, através de um processo sócio-histórico construído coletivamente e mediado pela cultura. Ou seja, a  visão sociocultural de Vygotsky do desenvolvimento cognitivo, é que a cultura em que somos criados afeta nosso desenvolvimento cognitivo de maneira significativa; não podemos entender o desenvolvimento cognitivo sem levar em conta os aspectos sociais da aprendizagem.

Vygotsky argumenta que o desenvolvimento cognitivo ocorre como uma consequência das interações sociais em que as crianças trabalham conjuntamente com outros para solucionar problemas. Por meio dessas interações, as habilidades cognitivas das crianças aumentam, e elas ganham a habilidade de funcionar intelectualmente por conta própria. Mais especificamente, ele sugere que as habilidades cognitivas das crianças aumentam quando elas encontram informações que estão prontas para aprender. Ele chamou essa prontidão para a aprendizagem de zona de desenvolvimento proximal (ZDP).

Fontes de Pesquisa:

E-book.pdf

Teoria cognitiva - Pedagogia - InfoEscola