Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desenvolvimento humano -Freud e Erikson

Há várias teorias do desenvolvimento humano, entre ela temos alguns autores que se destacam, como, Freud, e Erikson na Psicanálise,  Watson e Skinner no Behaviorismo,  Piaget  e Vygotsky no Cognitivismo.

Psicanálise:

Freud, foca seus estudos no mundo interno, o psiquismo, que estuda a compreensão  da subjetividade,  passa pela geração de símbolos,  que podem ser compreendidos no processo de interpretação dos fenômenos psíquicos,  através da escuta clinica,  ele nos aponta que a noção de sujeito está  relacionada com a pulsão sexual no desenvolvimento infantil.

Nos dando seus conceitos principais,  ID, EGO e SUPEREGO.

Id, é  um reservatório pulsional, desorganizado e segue o princípio do prazer.

Ego, é  uma instância do psiquismo que se relaciona com o grupo externo e acata o principal realidade.

Superego,  é  a instância que se assemelha a um juiz, no tocante ao ego e impede a passagem dos impulsos do id, é  a última  a se desenvolver na estrutura da personalidade.

Ericsson, acredita  que a base do desenvolvimento humano, está no psico-social,  que em cada fase da vida humana,  temos crises (crises bipolares) sendo resolvidas,  possivelmente ou negativamente.

De 0 a 2 anos, crise CONFIANÇA  X DESCONFIANÇA,  que pode ser resolvida pela família ao atender às necessidades básicas da criança.

De 2 a 3 anos, crise AUTONOMIA X VERGONHA, o controle do esfincter,  lhe dá maior autonomia,  se a criança for amparada, caso contrário se sentirá envergonhada.

De 4 a 6 anos, crise INICIATIVA X CULPABILIDADE,  melhor domínio  da coordenação motora e linguagem, explorando melhor o meio. A resolução lhe permite novas iniciativas,  a não resolução lhe trará culpa.

De 6 a 12 anos, crise REALIZAÇÃO X INFERIORIDADE,   com a ampliação de suas relações sociais,  a criança adquire novos aprendizados e competências,  com um resultado positivo ela se sente realizada, cas negativo ela se sente inferiorizado.

De 13 a 18 anos,  crise IDENTIDADE X CONFUSÃO, período em como o adolescente se vê e como ele acha que é  visto.

à partir dos 18 anos ainda temos a crise de ISOLAMENTO X IMTIMIDADE,  onde começam as relações estáveis  e duradouras,  desejo de partilhar a vida com alguém,  se bem resolvida teremos relações de maior intimidade e compromisso com as pessoas, caso contrário teremos o isolamento.

Crise PRODUTIVIDADE X ESTAGNAÇÃO,  que foca na capacidade de trabalho e responsabilidade pelo bem estar de dependentes,  bem resolvida o indivíduo e capaz de cuidar de outras pessoas,  caso contrário fica estagnado.

Crise, INTEGRIDADE X DESESPERO,  aceita-se bem o que se viveu, as experiências pelas quais passou e enfrentou,  a não aceitação pode levar ao desespero.