Desenvolvimento humano -Freud e Erikson
Citação de Servio Garcia em janeiro 6, 2023, 9:31 pmHá várias teorias do desenvolvimento humano, entre ela temos alguns autores que se destacam, como, Freud, e Erikson na Psicanálise, Watson e Skinner no Behaviorismo, Piaget e Vygotsky no Cognitivismo.
Psicanálise:
Freud, foca seus estudos no mundo interno, o psiquismo, que estuda a compreensão da subjetividade, passa pela geração de símbolos, que podem ser compreendidos no processo de interpretação dos fenômenos psíquicos, através da escuta clinica, ele nos aponta que a noção de sujeito está relacionada com a pulsão sexual no desenvolvimento infantil.
Nos dando seus conceitos principais, ID, EGO e SUPEREGO.
Id, é um reservatório pulsional, desorganizado e segue o princípio do prazer.
Ego, é uma instância do psiquismo que se relaciona com o grupo externo e acata o principal realidade.
Superego, é a instância que se assemelha a um juiz, no tocante ao ego e impede a passagem dos impulsos do id, é a última a se desenvolver na estrutura da personalidade.
Ericsson, acredita que a base do desenvolvimento humano, está no psico-social, que em cada fase da vida humana, temos crises (crises bipolares) sendo resolvidas, possivelmente ou negativamente.
De 0 a 2 anos, crise CONFIANÇA X DESCONFIANÇA, que pode ser resolvida pela família ao atender às necessidades básicas da criança.
De 2 a 3 anos, crise AUTONOMIA X VERGONHA, o controle do esfincter, lhe dá maior autonomia, se a criança for amparada, caso contrário se sentirá envergonhada.
De 4 a 6 anos, crise INICIATIVA X CULPABILIDADE, melhor domínio da coordenação motora e linguagem, explorando melhor o meio. A resolução lhe permite novas iniciativas, a não resolução lhe trará culpa.
De 6 a 12 anos, crise REALIZAÇÃO X INFERIORIDADE, com a ampliação de suas relações sociais, a criança adquire novos aprendizados e competências, com um resultado positivo ela se sente realizada, cas negativo ela se sente inferiorizado.
De 13 a 18 anos, crise IDENTIDADE X CONFUSÃO, período em como o adolescente se vê e como ele acha que é visto.
à partir dos 18 anos ainda temos a crise de ISOLAMENTO X IMTIMIDADE, onde começam as relações estáveis e duradouras, desejo de partilhar a vida com alguém, se bem resolvida teremos relações de maior intimidade e compromisso com as pessoas, caso contrário teremos o isolamento.
Crise PRODUTIVIDADE X ESTAGNAÇÃO, que foca na capacidade de trabalho e responsabilidade pelo bem estar de dependentes, bem resolvida o indivíduo e capaz de cuidar de outras pessoas, caso contrário fica estagnado.
Crise, INTEGRIDADE X DESESPERO, aceita-se bem o que se viveu, as experiências pelas quais passou e enfrentou, a não aceitação pode levar ao desespero.
Há várias teorias do desenvolvimento humano, entre ela temos alguns autores que se destacam, como, Freud, e Erikson na Psicanálise, Watson e Skinner no Behaviorismo, Piaget e Vygotsky no Cognitivismo.
Psicanálise:
Freud, foca seus estudos no mundo interno, o psiquismo, que estuda a compreensão da subjetividade, passa pela geração de símbolos, que podem ser compreendidos no processo de interpretação dos fenômenos psíquicos, através da escuta clinica, ele nos aponta que a noção de sujeito está relacionada com a pulsão sexual no desenvolvimento infantil.
Nos dando seus conceitos principais, ID, EGO e SUPEREGO.
Id, é um reservatório pulsional, desorganizado e segue o princípio do prazer.
Ego, é uma instância do psiquismo que se relaciona com o grupo externo e acata o principal realidade.
Superego, é a instância que se assemelha a um juiz, no tocante ao ego e impede a passagem dos impulsos do id, é a última a se desenvolver na estrutura da personalidade.
Ericsson, acredita que a base do desenvolvimento humano, está no psico-social, que em cada fase da vida humana, temos crises (crises bipolares) sendo resolvidas, possivelmente ou negativamente.
De 0 a 2 anos, crise CONFIANÇA X DESCONFIANÇA, que pode ser resolvida pela família ao atender às necessidades básicas da criança.
De 2 a 3 anos, crise AUTONOMIA X VERGONHA, o controle do esfincter, lhe dá maior autonomia, se a criança for amparada, caso contrário se sentirá envergonhada.
De 4 a 6 anos, crise INICIATIVA X CULPABILIDADE, melhor domínio da coordenação motora e linguagem, explorando melhor o meio. A resolução lhe permite novas iniciativas, a não resolução lhe trará culpa.
De 6 a 12 anos, crise REALIZAÇÃO X INFERIORIDADE, com a ampliação de suas relações sociais, a criança adquire novos aprendizados e competências, com um resultado positivo ela se sente realizada, cas negativo ela se sente inferiorizado.
De 13 a 18 anos, crise IDENTIDADE X CONFUSÃO, período em como o adolescente se vê e como ele acha que é visto.
à partir dos 18 anos ainda temos a crise de ISOLAMENTO X IMTIMIDADE, onde começam as relações estáveis e duradouras, desejo de partilhar a vida com alguém, se bem resolvida teremos relações de maior intimidade e compromisso com as pessoas, caso contrário teremos o isolamento.
Crise PRODUTIVIDADE X ESTAGNAÇÃO, que foca na capacidade de trabalho e responsabilidade pelo bem estar de dependentes, bem resolvida o indivíduo e capaz de cuidar de outras pessoas, caso contrário fica estagnado.
Crise, INTEGRIDADE X DESESPERO, aceita-se bem o que se viveu, as experiências pelas quais passou e enfrentou, a não aceitação pode levar ao desespero.