Desenvolvimento humano - Piaget e Vygotsky
Citação de Servio Garcia em janeiro 6, 2023, 10:08 pmCognitivismo
Piaget, acreditava que o indivíduo cria estruturas mentais para representar e interpretar experiências, através de três conceitos; comportamentais, simbólico e operacionais, e seus estágios.
Estagio sensorio motor, de 0 a 2 anos, onde desenvolve-se a permanência do objeto, das habilidades motoras, tendo pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica.
Estagio pré - operatório, de 2 a 7 anos, desenvolve- desenvolve-se a linguagem, pensamento simbólico e pensamento egocêntrico.
Estágio operatório concreto, de 7 a 12 anos, desenvolve-se a conservaçãoe reversibilidade.
Estágio operatório formal, de 12 a fase adulta, desenvolve-se o pensamento lógico é abstrato.
Estes estágios diferem na quantidade de informações adquiridas em cada um e na qualidade de conhecimento e compreensão. A transição o, quando a criança atinge um nível de maturidade e se expõe a novas experiências.
Vygotsky, entende que o desenvolvimento é entendido referente ao contexto social e cultural. O processos mentais superiores, originam-se dos processos sociais e são a conversão de relações sociais em funções mentais.
Ele ainda nos apresentou a ZDP, zona de desenvolvimento proximal, que pode ser definida como a diferença entre níveis, do que a pessoa é capaz de fazer só ou com ajuda de outro.
Cognitivismo
Piaget, acreditava que o indivíduo cria estruturas mentais para representar e interpretar experiências, através de três conceitos; comportamentais, simbólico e operacionais, e seus estágios.
Estagio sensorio motor, de 0 a 2 anos, onde desenvolve-se a permanência do objeto, das habilidades motoras, tendo pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica.
Estagio pré - operatório, de 2 a 7 anos, desenvolve- desenvolve-se a linguagem, pensamento simbólico e pensamento egocêntrico.
Estágio operatório concreto, de 7 a 12 anos, desenvolve-se a conservaçãoe reversibilidade.
Estágio operatório formal, de 12 a fase adulta, desenvolve-se o pensamento lógico é abstrato.
Estes estágios diferem na quantidade de informações adquiridas em cada um e na qualidade de conhecimento e compreensão. A transição o, quando a criança atinge um nível de maturidade e se expõe a novas experiências.
Vygotsky, entende que o desenvolvimento é entendido referente ao contexto social e cultural. O processos mentais superiores, originam-se dos processos sociais e são a conversão de relações sociais em funções mentais.
Ele ainda nos apresentou a ZDP, zona de desenvolvimento proximal, que pode ser definida como a diferença entre níveis, do que a pessoa é capaz de fazer só ou com ajuda de outro.
Citação de Marcelo Roberto Rocha em janeiro 16, 2023, 3:15 pmQuais são as 3 zonas do desenvolvimento da aprendizagem em Vygotsky?1), Vygotsky teria considerado três zonas de desenvolvimento: “real (aquilo que se faz sozinho), potencial (o que pode se realizar com auxílio de pessoas mais experientes) e proximal (o que está em amadurecimento)”.