Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desenvolvimento humano - Piaget e Vygotsky

Cognitivismo

Piaget,  acreditava que o indivíduo cria estruturas mentais para representar e interpretar experiências,  através de três  conceitos; comportamentais,  simbólico e operacionais, e seus estágios.

Estagio sensorio motor, de 0 a 2 anos, onde desenvolve-se a permanência do objeto,  das habilidades motoras,  tendo pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica.

Estagio pré - operatório,   de 2 a 7 anos, desenvolve- desenvolve-se a linguagem,  pensamento  simbólico  e pensamento egocêntrico.

Estágio operatório concreto, de 7 a 12 anos, desenvolve-se a conservaçãoe reversibilidade.

Estágio operatório formal,  de 12 a fase adulta,  desenvolve-se o pensamento lógico é abstrato.

Estes estágios diferem na quantidade  de informações adquiridas em cada um e na qualidade de conhecimento e compreensão.  A transição o, quando  a criança atinge um nível de maturidade e se expõe a novas experiências.

Vygotsky,  entende que o desenvolvimento é entendido referente ao contexto social  e cultural.  O processos mentais superiores,  originam-se dos processos sociais e são a conversão de relações sociais em funções mentais.

Ele ainda nos apresentou a ZDP, zona de desenvolvimento proximal,  que pode ser definida como a diferença entre níveis, do que a pessoa é  capaz de fazer só ou com ajuda de outro.

 

1), Vygotsky teria considerado três zonas de desenvolvimento: “real (aquilo que se faz sozinho), potencial (o que pode se realizar com auxílio de pessoas mais experientes) e proximal (o que está em amadurecimento)”.