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Desenvolvimento humano sob a ótica freudiana.

A teoria freudiana do desenvolvimento humano, proposta por Sigmund Freud, é uma das bases fundamentais da psicanálise e oferece uma compreensão abrangente da evolução psicológica de um indivíduo desde o nascimento até a idade adulta. Essa teoria é dividida em estágios psicosexuais que se concentram nas diferentes fases do desenvolvimento infantil:

Estágio Oral - 0 a 1 ano -  Nesta fase, o foco está na boca como fonte de prazer e exploração. A principal tarefa é a satisfação das necessidades alimentares e de conforto. Conflitos não resolvidos nessa fase podem levar a comportamentos ligados à oralidade, como o consumo excessivo de alimentos ou hábitos orais.

Estágio Anal - 1 aos 3 anos - A atenção se volta para o controle dos esfíncteres e o aprendizado da independência através do treinamento do penico. Os conflitos podem surgir em torno do controle e liberação de fezes, afetando a capacidade de lidar com ordem e autonomia na vida posterior.

Estágio Fálico - 3 aos 6 anas - Nessa fase, a criança experimenta a "crise de Édipo" ou "Complexo de Édipo", onde há atração pelo progenitor do sexo oposto e rivalidade com o progenitor do mesmo sexo. O complexo de Édipo é resolvido quando a criança internaliza as normas sociais e identifica-se com o progenitor do mesmo sexo.

Período de Latência - 6 anos até a puberdade - Nesse estágio, os impulsos sexuais estão latentes, e as energias são direcionadas para atividades sociais, educacionais e amizades. Não há conflito central nessa fase, mas ocorre a consolidação das habilidades sociais e cognitivas.

Estágio Genital - puberdade em diante - A puberdade desencadeia uma reativação das pulsões sexuais, agora direcionadas para fora da família em direção a parceiros românticos. A busca pela intimidade e a formação de relacionamentos maduros são características importantes dessa fase.

Além dos estágios psicosexuais, Freud também introduziu a estrutura da mente composta pelo Id (instintos e desejos inconscientes), Ego (mediador entre os desejos do Id e as demandas da realidade) e Superego (representação internalizada das normas sociais e morais). O conflito e equilíbrio entre essas partes da mente são centrais para a compreensão do desenvolvimento humano e dos comportamentos adultos.

Vale destacar que a teoria freudiana é controversa e foi sujeita a críticas e revisões ao longo dos anos. Embora alguns conceitos tenham perdurado, a psicologia contemporânea tem explorado diferentes abordagens para entender o desenvolvimento humano.

Jairo Pereira Filho.

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Francisco Gomes