Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Diálogo entre Piaget, Vygotsky e Psicanálise

Aspecto Piaget Vygotsky Psicanálise
Visão da criança Construtor ativo Sujeito mediado socialmente Ser inconsciente e simbolizante
Papel da linguagem Expressão do pensamento Centro do pensamento Estrutura do inconsciente
Desenvolvimento Estágios internos Processo mediado culturalmente Sequência de formações psíquicas
Clínica/intervenção Respeito ao estágio cognitivo Mediação psíquica via palavra Facilitação de simbolizações emergentes

Esses diálogos possibilitam uma base clínica potente: orientar intervenções conforme a capacidade simbólica da criança (etapa piagetiana) e usar a “zona potencial”, abrindo espaços para novas formas de pensar e sentir (ZDP), sempre em diálogo com o inconsciente.

Contribuições práticas para a clínica psicanalítica

  • Interpretação adequada ao estágio: Piaget ajuda o psicanalista a calibrar a linguagem interpretativa e os materiais simbólicos (brinquedos, desenhos, histórias) conforme a estrutura cognitiva da criança.

  • Mediação relacional: Seguindo Vygotsky, a interação analítica pode ser vista como scaffold (andaime), promovendo processos que a criança ainda não alcançaria sozinha, favorecendo insight e simbolização.

  • Integração social-cultural: A psicanálise, enriquecida por Vygotsky, coloca a criança como sujeito inserido em redes de linguagem, cultura e relações, complementando o foco freudiano no inconsciente.

 Em resumo

  • Piaget fornece a base para compreender fases cognitivas, capacidade simbólica, conflito e agência infantil — elementos essenciais para pensar o mundo interno da criança.

  • Vygotsky oferece os instrumentos teóricos da mediação, da linguagem internalizada e da dinâmica entre potencial e real — que o psicanalista pode usar para facilitar simbologização e transformação psíquica.

  • A psicanálise, ao integrar essas abordagens, amplia seu alcance: respeita a estrutura cognitiva, promove crescimento simbólico e acolhe o sujeito em sua dimensão psicossocial, emocional e inconsciente.

Essencialmente, Piaget e Vygotsky enriquecem a psicanálise infantil com um fundamento cognitivo‑relacional que respeita tanto a mente enquanto construtora quanto a criança como sujeito da linguagem e da cultura.