Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumMestrado Livre em Teologia: Didática CristãDIDÁTICA CRISTÂ
Please or Cadastrar to create posts and topics.

DIDÁTICA CRISTÂ

 

CURSO: MESTRADO EM TEOLOGIA

DISCIPLINA: DIDÁTICA CRISTÃ

ALUNO: AYLTON BATISTA DE OLIVEIRA

 

FORUM AVALIATIVO:

Foi precioso o estudo da Didática de Jesus, principalmente por sabermos que Ele é o mestre dos mestres, e é o mestre de todo aquele que Nele crê, sendo assim  temos o privilégio de sermos discípulos do melhor mestre de todos os tempos.

Outro ponto importante, é que o ensino está intimamente ligado a pessoa do professor, o que qualifica um professor é aquilo que ele é, o exemplo ensina mais que as palavras. A pessoa do professor é a lição que mais alcança o coração do aluno. A vida piedosa do professor ensina mais que as suas palavras, porque é preciso ‘ser’ para poder ‘dizer’. A vida do professor é a vida do seu ensino. Jesus não estava a busca de uma verdade, Ele é a própria encarnação da verdade - João 14:6 - “...Eu sou o caminho a verdade e a vida...”.  O ensino de Jesus vai além de suas palavras, porque Ele ensinava com sua vida de piedade. Nós professores humanos devemos refletir em nosso ensino o caráter do Cristo que habita em nós, ensinando com Autoridade e Confiança na sagrada Palavra de Deus. É importante aprendermos a servir com dedicação e amor, desenvolvendo o interesse pelo povo a quem servimos, com o objetivo de ajudá-lo a crescer em sua vida moral e espiritual, assim como Jesus teve interesse pelo povo a quem serviu.

Temos no ensino uma grande oportunidade para formar pessoas com ideais elevados, atitudes honestas e condutas generosas. Jesus se dedicou a ensinar, o ensino foi a sua principal tarefa, por isso era chamado de Mestre. Para sermos bons professores de Bíblia, precisamos nos dedicar a conhecer as Escrituras Sagradas, conhecer e compreender a natureza humana, dominar a arte do ensino e aprender a lidar com todo tipo de discípulos com múltiplas características, vamos encontrar gente imatura, instáveis, impulsivas e impetuosas, pessoas pecadoras e cheias de perplexidades, além dos hipócritas, ambiciosos e desejosos de projeção social, vamos encontrar pela frente pessoas com a mente obscurecida e coração endurecido, ignorantes das coisas espirituais, cheios de preconceitos e com a mente tacanha e atrasada.

O mestre precisa ter objetivos claros e específicos, não basta apenas apresentar a matéria da aula sem um alvo certo, é preciso ter um objetivo, um propósito no ensino. Precisamos saber para onde estamos levando nossos alunos, a fim de desenvolver: Ideais justos, firmar convicções fortes, levar as pessoas a se converterem a Deus, e ainda aprender a se relacionar uns com os outros e a solucionar os problemas da vida.

Um dos nossos objetivos como mestres modernos deve ser ajudar nossos alunos a desenvolver a maturidade, carácter forte, integridade cristã, vencendo suas paixões e tentações, com honestidade, humildade, pureza, altruísmo, bondade e sacrifício, que enobrecem o nosso caráter e solidificam nossa atitudes, nos tornando semelhantes a Cristo e nos preparam para o serviço de Deus.

Os mestres do terceiro milênio, século XXI, precisam ser conselheiros, que tentam ajudar o povo a resolver seus problemas pessoais, familiares, sociais, profissionais e espirituais. Procurando tirar sempre o melhor de cada individuo, ajudando-os a terem auto confiança, serem otimistas, pessoas segurança e convictas, afastando deles todo desânimo, e a nossa postura servirá de exemplo para ajuda-los a superar as suas dificuldades.

Seremos exemplo para eles quando ensinamos com Afirmativas Concretas, ensinando a verdade, sem vãs filosofias ou teorias inúteis, mas com verdades concretas, usando exemplos conhecidos, expressões incisivas. É preciso “Iniciar” o ensino com experiências concretas dos alunos presentes. Depois “Aclarar” o ensino usando as Escrituras como base, para ilustrar, iluminar as verdades morais ou espirituais e depois “Fortalecer” com o uso das Escrituras, mais como referência do que como manual, por fim fazer a Conclusão ou Aplicação de tudo que ensinou.

Para tornar seus ensinos mais compreensíveis Jesus lançou mão de Objetos ou Coisas, da Natureza, Dramatizou, e usou largamente as Histórias e Parábolas. Fez Discursos, Debates, Perguntas e Respostas, Ilustrações.

Se seguirmos o exemplo do mestre Jesus, com certeza teremos bons resultados como professores, nossos alunos serão valorizados e vão crescer como pessoas, terão suas vidas transformadas, pois, serão libertos do cativeiro do pecado e do diabo, serão regenerados e transformados em discípulos de Jesus. Do meio dos nossos aprendizes Deus poderá levantar homens e mulheres para servirem como pastores, missionários, obreiros, diáconos, professores, e que serão usados poderosamente no reino, a serviço do Senhor e da humanidade.