Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Diferenças entre Psicanalise e Psicologia

Existe uma grande confusão sobre o que é Psicanalise e Psicologia. Precisamos ter essas compreensão que apesar de serem intimamente ligadas á área psíquica. Muitas pessoas não compreende a diferença entre elas. Então vamos juntos entender:

Um pouco de historia:

Psicanalise: A origem da psicanalise está relacionada à vida de seu fundador, Sigmund Freud (1856-1939). Freud  sempre utilizou elementos em sua volta para criar  suas teorias sobre a mente e o comportamento humano, sempre buscou entender a gênese sobre a histeria, psicose, neurose, composição humana. Em fim, todos esses estudos e os métodos de terapias por Freud criados resultaram na Psicanálise.

Em seus estudos, Freud esbarrou na sexualidade humana. Ele criou o conceito de inconsciente, onde seria uma das partes da mente humana. A constituição do aparelho psíquico humano, o complexo de Édipo, a análise, o conceito de libido, a teoria da incompletude. Todas essas são algumas das importantes formulações propostas por Freud.

Psicologia: Já para ser um profissional da psicologia, a pessoa interessada deve cursar uma faculdade que tem duração de 4 a 5 anos. Durante o curso, estuda-se diversas matérias e disciplinas, inclusive psicofarmacologia, ou seja, os principais remédios psiquiátricos e sua ação no organismo. Mas, mesmo tendo este conhecimento, não é permitido receitar nenhum tipo de remédio para os pacientes. 

Durante o curso, estudar-se  diversas abordagens que podem ser utilizadas no consultório e na clínica. Entre estas abordagens, encontrar a psicanálise. A psicanálise.

Deste modo, podemos dizer que o profissional da psicologia não receita remédios. Com relação à psicanálise, o profissional pode se especializar na abordagem psicanalítica. Mas também existem diversos profissionais que preferem outras abordagens ou formas de tratar seus pacientes como o behaviorismo, humanismo, psicologia analítica, entre outras.

Conclusão:

Se você quer realizar um profundo processo de autoconhecimento, sugiro a procura de um psicanalista. Se você deseja entender melhor os seus problemas e encontrar formas para mudar, escolha um profissional da psicologia.  Mas como disse acima, um psicanalista também pode ser psicólogo, de forma que você pode também procurar um psicólogo que se especializou em psicanálise.

O mais importante é avaliar que tipo de problema você está vivenciando no momento. Também é de extrema importância avaliar se a terapia com um psicólogo ou psicanalista está trazendo resultados e crescimento pessoal e, por fim, se você se sente bem e confia naquela profissional.