Dificuldades do Texto Bíblico
Citação de Ronaldo de Lima em janeiro 27, 2022, 6:24 pmCaros irmãos e colegas de curso,
Gostaria de compartilhar uma reflexão, e peço que os irmãos, e irmãs, também coloquem suas opiniões.
A importância da hermenêutica é inegável. Todavia, somente ela não é capaz de solucionar todos os "problemas" ou dificuldades de interpretação de alguns textos bíblicos. Exemplo: A longa discussão sobre Predestinação ou Livre arbítrio. Cada lado vê nas Escrituras "textos claros", que "não deixam dúvidas" para justificar sua posição. Ora, de ambos os lados vemos cristãos bem intencionados, com bons testemunhos de fé, e que dizem interpretar seguindo a orientação do Espírito Santo. Então me pergunto: como isso é possível?
Dessa mesma forma acontece com diversas passagens, como por exemplo: o Arrebatamento será antes ou depois da Grande Tribulação? O Milênio será na Terra ou no Céu? Se precisamos continuar guardando preceitos da Lei, por quê não guardamos mais os sábados? Os 144 mil do Apocalipse 7 são judeus ou representam a totalidade dos crentes?
Leio, e ouço, pastores e teólogos afirmando ambas as coisas, cada qual justificando biblicamente sua posição. E o Espírito Santo? Existe mais de uma interpretação possível? Será que nossas concepções filosóficas pessoais interferem nessas interpretações? Ou os textos bíblicos são contraditórios?
Entretanto, não estou negando a Verdade da Palavra de Deus, longe de mim isso. Creio no Pai, no Filho Jesus, e no Espírito Santo. Porém, essas interpretações divergentes me deixam muitas vezes pensativo e inquieto. E clamando ao Pai Celeste que me ilumine, que me dê entendimento sobre essas passagens polêmicas.
Por fim, quero dar um exemplo bem prático: eu fui ensinado e caminhei no evangelho crendo que a salvação poderia ser perdida. Essa era a linha teológica e hermenêutica da denominação que eu frequentava, e também da que estou hoje. Todavia, no meu coração, isso nunca foi bem resolvido. E nos últimos anos, tenho estudado mais, e buscado aprender de outros pregadores e mestres através da internet. E assim, não apenas minha opinião mudou, mas minha convicção mudou. Ou seja, creio que aquele que foi selado com o penhor (garantia) do Espírito Santo não perde sua salvação, e há de perseverar até o fim, não por suas forças, mas pela ação da Graça através desse mesmo Espírito. E essa nova convicção está embasada na hermenêutica, depois que fiz uma minuciosa exegeses de diversos textos bíblicos.
Qual a opinião dos irmãos? Qual a experiência de vocês em relação ao que disse aqui?
Graça e Paz!
Caros irmãos e colegas de curso,
Gostaria de compartilhar uma reflexão, e peço que os irmãos, e irmãs, também coloquem suas opiniões.
A importância da hermenêutica é inegável. Todavia, somente ela não é capaz de solucionar todos os "problemas" ou dificuldades de interpretação de alguns textos bíblicos. Exemplo: A longa discussão sobre Predestinação ou Livre arbítrio. Cada lado vê nas Escrituras "textos claros", que "não deixam dúvidas" para justificar sua posição. Ora, de ambos os lados vemos cristãos bem intencionados, com bons testemunhos de fé, e que dizem interpretar seguindo a orientação do Espírito Santo. Então me pergunto: como isso é possível?
Dessa mesma forma acontece com diversas passagens, como por exemplo: o Arrebatamento será antes ou depois da Grande Tribulação? O Milênio será na Terra ou no Céu? Se precisamos continuar guardando preceitos da Lei, por quê não guardamos mais os sábados? Os 144 mil do Apocalipse 7 são judeus ou representam a totalidade dos crentes?
Leio, e ouço, pastores e teólogos afirmando ambas as coisas, cada qual justificando biblicamente sua posição. E o Espírito Santo? Existe mais de uma interpretação possível? Será que nossas concepções filosóficas pessoais interferem nessas interpretações? Ou os textos bíblicos são contraditórios?
Entretanto, não estou negando a Verdade da Palavra de Deus, longe de mim isso. Creio no Pai, no Filho Jesus, e no Espírito Santo. Porém, essas interpretações divergentes me deixam muitas vezes pensativo e inquieto. E clamando ao Pai Celeste que me ilumine, que me dê entendimento sobre essas passagens polêmicas.
Por fim, quero dar um exemplo bem prático: eu fui ensinado e caminhei no evangelho crendo que a salvação poderia ser perdida. Essa era a linha teológica e hermenêutica da denominação que eu frequentava, e também da que estou hoje. Todavia, no meu coração, isso nunca foi bem resolvido. E nos últimos anos, tenho estudado mais, e buscado aprender de outros pregadores e mestres através da internet. E assim, não apenas minha opinião mudou, mas minha convicção mudou. Ou seja, creio que aquele que foi selado com o penhor (garantia) do Espírito Santo não perde sua salvação, e há de perseverar até o fim, não por suas forças, mas pela ação da Graça através desse mesmo Espírito. E essa nova convicção está embasada na hermenêutica, depois que fiz uma minuciosa exegeses de diversos textos bíblicos.
Qual a opinião dos irmãos? Qual a experiência de vocês em relação ao que disse aqui?
Graça e Paz!
Citação de Sandra Nogueira da Silva Asevedo em janeiro 30, 2022, 3:57 pmA paz do Senhor Jesus meus amados irmãos, espero que estejam todos bem, minha opinião em relação ao contexto citado acima, é que realmente está em alta essa discussão nas nossas igrejas sobre pré tribulação, pós tribulação, enfim pra onde vamos, sê essa terra aqui será transformada, quando vamos, enfim, tantas discussões, é bem verdade que estão se esquecendo do atual momento em que estamos vivendo, o futuro a Deus pertence, pra onde vamos morar na eternidade, sinceramente pra mim não importa, desde que eu consiga estar com Cristo no mesmo lugar onde Ele está, que eu consiga dizer como o apóstolo Paulo que venceu e foi até o fim, eu vejo hoje muitas brigas por cargos na igreja, um querendo engolir o outro, se esquecem que o Dono da obra é o Senhor, graças a Deus que Ele vê tudo e sonda os corações, o que precisamos fazer é buscar insessa temente a presença de Deus, porque dias desafiadores estamos enfrentando e sem sombra de dúvidas que sem a presença de Deus, do Espírito Santo iremos morrer, seremos massacrados pelo mundo, então meus irmãos, vivam a cada dia como senão existissem o amanhã, lembrando que a única coisa que levaremos conosco dessa vida serão as nossas obras, essa será nossa única bagagem dessa Terra, quanto mais perto estarmos do nosso Deus mais nós será revelada a glória vindoura, vivam no propósito de Deus pra cada um de vocês, amém ?.
A paz do Senhor Jesus meus amados irmãos, espero que estejam todos bem, minha opinião em relação ao contexto citado acima, é que realmente está em alta essa discussão nas nossas igrejas sobre pré tribulação, pós tribulação, enfim pra onde vamos, sê essa terra aqui será transformada, quando vamos, enfim, tantas discussões, é bem verdade que estão se esquecendo do atual momento em que estamos vivendo, o futuro a Deus pertence, pra onde vamos morar na eternidade, sinceramente pra mim não importa, desde que eu consiga estar com Cristo no mesmo lugar onde Ele está, que eu consiga dizer como o apóstolo Paulo que venceu e foi até o fim, eu vejo hoje muitas brigas por cargos na igreja, um querendo engolir o outro, se esquecem que o Dono da obra é o Senhor, graças a Deus que Ele vê tudo e sonda os corações, o que precisamos fazer é buscar insessa temente a presença de Deus, porque dias desafiadores estamos enfrentando e sem sombra de dúvidas que sem a presença de Deus, do Espírito Santo iremos morrer, seremos massacrados pelo mundo, então meus irmãos, vivam a cada dia como senão existissem o amanhã, lembrando que a única coisa que levaremos conosco dessa vida serão as nossas obras, essa será nossa única bagagem dessa Terra, quanto mais perto estarmos do nosso Deus mais nós será revelada a glória vindoura, vivam no propósito de Deus pra cada um de vocês, amém ?.
Citação de Ronaldo de Lima em janeiro 30, 2022, 4:22 pmCara irmã, concordo plenamente. É assim que prossigo, mesmo diante de alguns questionamentos. Sim, o importante é conhecermos a Cristo e fazê-lo conhecido. Procurarmos viver como ele viveu.
Todavia, não quero levantar polêmica. Apenas procurei compartilhar um questionamento sincero quanto a interpretação da Bíblia. Visto que questões como a Predestinaçao X Livre-arbítrio já duram séculos... E tanto Calvinistas quanto Metodistas, por exemplo, seguem a linha hermenêutica proposta neste curso: gramatical-histórica.
Cara irmã, concordo plenamente. É assim que prossigo, mesmo diante de alguns questionamentos. Sim, o importante é conhecermos a Cristo e fazê-lo conhecido. Procurarmos viver como ele viveu.
Todavia, não quero levantar polêmica. Apenas procurei compartilhar um questionamento sincero quanto a interpretação da Bíblia. Visto que questões como a Predestinaçao X Livre-arbítrio já duram séculos... E tanto Calvinistas quanto Metodistas, por exemplo, seguem a linha hermenêutica proposta neste curso: gramatical-histórica.
Citação de Sandra Nogueira da Silva Asevedo em fevereiro 3, 2022, 3:21 amBoa noite, a paz do Senhor Jesus, assino embaixo da sua resposta, polêmica jamais, isso mesmo que o irmão está dizendo, sempre houve muitas questões em relação a isso não só entre teólogos, hoje a gente vê nos púlpitos, ouvimos isso numa mensagem durante uma pregação, só estamos compartilhando informações, isso é saudável, vivendo e aprendendo, obrigada pela troca de conhecimento, é muito viável esse saber.
Boa noite, a paz do Senhor Jesus, assino embaixo da sua resposta, polêmica jamais, isso mesmo que o irmão está dizendo, sempre houve muitas questões em relação a isso não só entre teólogos, hoje a gente vê nos púlpitos, ouvimos isso numa mensagem durante uma pregação, só estamos compartilhando informações, isso é saudável, vivendo e aprendendo, obrigada pela troca de conhecimento, é muito viável esse saber.
Citação de Jair Dantas do Nascimento em fevereiro 4, 2022, 8:54 pmA paz de DEUS e do Senhor Jesus Cristo!! Se fomos falar de polemicas ficaríamos aqui perdendo nosso tempo!! O tempo de DEUS é maravilhoso!! O hoje, agora, a vida de CRISTO que fluem em nossos ser... Deus abençoe!!
A paz de DEUS e do Senhor Jesus Cristo!! Se fomos falar de polemicas ficaríamos aqui perdendo nosso tempo!! O tempo de DEUS é maravilhoso!! O hoje, agora, a vida de CRISTO que fluem em nossos ser... Deus abençoe!!
Citação de Debora Egito em fevereiro 12, 2022, 10:41 pmA paz do Senhor Jesus queridos irmãos.
Sobre o comentário feito acima, também tive dúvidas como essas, mas entendi que, com o estudo que cada um tem uma visão do assunto, e assim como os evangelhos foram escritos por diferentes autores e alcançar um público específico, assim também há várias interpretação de um assunto.
Precisa ter em mente que isso são apenas detalhes, e que devesse apegar a essência do evangelho.
Obrigada pelo questionamentos.
A paz do Senhor Jesus queridos irmãos.
Sobre o comentário feito acima, também tive dúvidas como essas, mas entendi que, com o estudo que cada um tem uma visão do assunto, e assim como os evangelhos foram escritos por diferentes autores e alcançar um público específico, assim também há várias interpretação de um assunto.
Precisa ter em mente que isso são apenas detalhes, e que devesse apegar a essência do evangelho.
Obrigada pelo questionamentos.
Citação de Francisco Jose de Freitas em abril 3, 2022, 2:05 amGraça e paz a todos.
O irmão Ronaldo tocou num ponto dos mais polêmicos dentro do discurso teológico. Pré-Mileniarismo ou Pós-Mileniarismo? Quando será a volta do Senhor.
Também há o arrebatamento da igreja. Ocorrerá antes, ou depois da Grande Tribulação?
Essas questões são tão antigas quanto a própria Teologia como forma de estudo. Em meu modo de ver, somente o autor do texto poderia tirar-nos essas dúvidas. Não se conhece ferramenta hermenêutica que funcione como chave capaz de decifrar essas incógnitas.
Por isso a indispensável ajuda do Espírito Santo. Mesmo assim, precisamos ter em mente o que nos disse Jesus em Mt 24.36.
"Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai."
Deus nos abençoe a todos.
Graça e paz a todos.
O irmão Ronaldo tocou num ponto dos mais polêmicos dentro do discurso teológico. Pré-Mileniarismo ou Pós-Mileniarismo? Quando será a volta do Senhor.
Também há o arrebatamento da igreja. Ocorrerá antes, ou depois da Grande Tribulação?
Essas questões são tão antigas quanto a própria Teologia como forma de estudo. Em meu modo de ver, somente o autor do texto poderia tirar-nos essas dúvidas. Não se conhece ferramenta hermenêutica que funcione como chave capaz de decifrar essas incógnitas.
Por isso a indispensável ajuda do Espírito Santo. Mesmo assim, precisamos ter em mente o que nos disse Jesus em Mt 24.36.
"Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai."
Deus nos abençoe a todos.