Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumMestrado Livre em Teologia: Doutrinas BíblicasDOUTRINAS BÍBLICAS
Please or Cadastrar to create posts and topics.

DOUTRINAS BÍBLICAS

CURSO: MESTRADO LIVRE EM TEOLOGIA

DISCIPLINA: DOUTRINAS BÍBLICAS

ALUNO: AYLTON BATISTA DE OLIVEIRA

DOUTRINAS BÍBLICAS

O estudo das Doutrinas Básicas da Bíblia é fundamental para todo aquele que aspira ao pastorado ou tem o desejo de ser mestre em um Seminário ou Faculdade Teológica, pois, como poderemos ensinar aquilo que não sabemos ou que não aprendemos. O pregador e mestre das Escrituras precisa conhecer a doutrina da Igreja da qual ele faz parte e a qual vai servir. Por isso é essencial conhecer:

A Doutrina da Trindade, um Deus que se revelou a nós na pessoa do Pai e do Filho e do Espirito Santo e existe como um único Deus. A crença na doutrina da Trindade não faz de nós, cristãos, politeístas, pois cremos em um só Deus. Jesus disse: “Eu o Pai somo um” - João 10:30. Não aceitamos nenhuma divindade inferior ou superior, além de Deus. Moisés escreveu em Deuteronômio 6:4 - “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor”.  Também não somos idólatras, já que não cremos e nem adoramos outro deus além do Senhor nosso Deus, que é único. Êxodo 20:2 e 3 - “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”.

A Doutrina da Cristologia - é uma doutrina extremamente importante para podemos combater nos nossos dias os hereges que afirmam que Jesus era um homem comum que feito Deus no dia do seu batismo e que a divindade o abandonou na cruz. A Bíblia afirma que Jesus é o Emanuel, o Deus conosco. “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel”. - Isaías 7:14. E há ainda muitos textos no Novo Testamento afirmando a divindade de Cristo. O apóstolo João diz que o verbo, que é Jesus, era Deus, estava com Deus e foi o criador do mundo. João 1:1-3 - “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”.  Paulo escreve em Tito 2:13, que estamos aguardando a esperança e a manifestação da gloria do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus. Tito 2:13 - “aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”.

O apóstolo João afirma que Jesus Cristo é o verdadeiro Deus. - 1 João 5:20 - “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. 

A Doutrina da Pneumatologia - A Doutrina do Espírito Santo. É precioso conhecer a terceira pessoa da Trindade o Espírito Santo. A Bíblia nos informa que o Espírito Santo é uma Pessoa da Trindade, é um ser pessoal, inteligente, tem vontade própria e determinação próprias. O Espirito Santo sonda as coisas profundas de Deus Pai. Ele nos ensina a Revelação de Deus, Ele nos conduz e guia a toda verdade, o Espirito Santo intercede por nós. Ele concede os dons espirituais, Ele chama os crentes para o serviço de Deus. Quando pecamos o Espírito se entristece. O Espírito Santo abre portas que estão fechadas. Ele nos impede de fazer aquilo que não vem de Deus, e nos ordena a fazer a vontade de Deus, entretanto, nós podemos restituir a Ele. Vemos claramente que o Espírito Santo é uma pessoa.

Doutrina da Salvação - Soteriologia - A Doutrina da Salvação. A salvação do homem o tema principal de toda a Bíblia. Deus planejou desde o principio dar ao homem a vida eterna, resgatar da condenação eterna a sua mais importante criatura o homem.  Com a morte na cruz do Calvário e a ressurreição de Cristo, ao terceiro, o Senhor Deus abrir a oportunidade da salvação para a raça humana, para todo aquele que nele crer e o receber como Senhor e Salvador. O próprio Senhor Jesus disse: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”. Lucas 19:10.

Boyer afirma:

1) - A salvação procede de Deus para o homem. (Romanos 6:23).

2) - Só em Jesus Cristo há salvação. (Atos 4:12).

3) - A salvação é obtida pela Graça ou favor imerecido da parte de Deus e não por obras humanas. (Efésios 2:8-9).

4) - A salvação abrange o espírito, alma e corpo do homem. (I Tessalonicessses.5:23)

5) A salvação tem alcance eterno. (Hebreus 5:9).

6) - A salvação é operada pela fé em Cristo. (Marcos 16:16).

7) - A salvação pode ser perdida. (João 15:6, Colossenses 1:23, I Coríntios 15:2, Hebreus 2:3, Hebreus.3:14, Hebreus 10:38, I João 1:7). Deixei este ponto por último, pois, aqui há controvérsias. Os textos apresentados para apoiar a perda de salvação, não estão falando de gente salva, gente que nasceu de novo, pois, a vara que não permanece no troco, refere-se a uma pessoa que nunca foi salva, está reservado para o fogo. O texto de Colossenses 1:23, afirma: “se é que permaneceis na fé, fundados e firmados...”, Paulo esta falando aqui de alguém que não permaneceu na fé, isto é, alguém que estava na igreja, mas nunca se converteu de verdade, não passou pela experiência do novo nascimento, nunca permaneceu firme na fé. E assim sucessivamente os demais textos apresenta uma pessoa que apesar de estar na igreja nunca teve a fé verdadeira, a fé salvadora, parecia trigo, mas, era joio.  E o texto de I João 1:7, não fala absolutamente nada sobre a perda da salvação, uma exegese do texto vai no mostrar que João estava falando de santidade de vida, de andarmos na luz, como Jesus, o texto fala sobre comunhão com os irmãos, e purificação do pecado no sangue de Jesus.

Eu, como bom batista que sou não creio que o crente, verdadeiramente crente, salvos por Cristo perca a salvação, pois uma vez que o nome do crente foi escrito no livro da vida, é algo para sempre. A salvação, a vida eterna é de Deus, não é do homem, por isso o homem não pode perder algo que não é dele.

O Senhor Jesus afirma claramente em João 10:27 a 29 - “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar”. Aqueles que são ovelhas do Senhor ouvem a voz do Senhor e O seguem, Jesus lhes dá a vida eterna e “jamais perecerão eternamente”, ninguém pode nos arrancar das mãos do Senhor, e ninguém pode arrancá-las das mãos do Pai, ou seja, se eu admitir que alguém pode me tirar das mãos de Deus e das mãos do Senhor, estarei dizem que tem alguém mais poderoso do que Deus que é o Senhor dos Senhores, assim creio que uma vez salvo para sempre salvo.

O apóstolo Pedro afirma que Deus conforme a sua grande misericórdia nos regenerou para uma viva esperança. Deus tomou esta decisão de nos salvar, por causa da ressurreição de seu Filho Jesus Cristo, esta herança está reservada para nós no céu para aqueles que creem. Pedro ainda diz somos guardado pelo poder de Deus por meio da fé, para a salvação e que fomos regenerados para uma viva esperança, reservada nos céus e guardads pelo poder de Deus. I Pedro 3:3 a 5 - “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros, que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo”. 

Paulo declara que nós fomos criados para o louvor da Sua glória, pois, esperamos em Cristo, depois que ouvimos a palavra da verdade, o evangelho da nossa salvação, e cremos, recebemos o selo do Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança celestial.  Efésios 1:12-14 - “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória”.  O selo do Espírito Santo não pode ser tirado de nós por nada, nem por ninguém.

Então, eu creio que o crente não perde a salvação, pois, estamos nas mãos de Deus, guardados pelo poder de Deus e selados pelo Espírito Santo de Deus para o dia da redenção. Assim crendo entendo que podemos ter a certeza da salvação e da vida eterna. A Bíblia nos mostra o contrário e nos garante a salvação, leiamos: "Quem crê no Filho tem a vida eterna" (João 3:36). E ainda João afirma: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).

Doutrina da Igreja - A igreja atualmente para muitos cristãos é o prédio, mas de acordo com a Santa Palavra a igreja é formada pelos salvos por Jesus, todo aquele que nele crê e O receber como Senhor e Salvador se torna membro da igreja espiritual de Cristo. Encontramos na Bíblia a Igreja Universal, e a igreja local, que se reúne em um determinado lugar. Exemplo a Igreja de Corinto, Igreja de Filipos, etc. Sobre a declaração de Pedro: “Tu, és o Cristo o Filho do Deus vivo”, Jesus disse; “...sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18). A igreja do Senhor Jesus esta edifica sobre o próprio Cristo que é a pedra fundamental da igreja. Sem Jesus não existiria igreja, nem salvação nem vida eterna no céu, etc. A palavra grega ekklesia (Igreja) siginifica: "Os chamados para fora (do mundo) para serem separados (santos) das coisas profanas do mundo e formarem uma assembleia para serviço de Deus. A igreja é formada por cidadãos do reino de Deus que se reúne para o serviço deste reino, tem o propósito de adorar a Deus em espirito e em verdade. Somente se torna membro da igreja aqueles que se tornam filhos de Deus através da fé em de Jesus Cristo. Igreja de Cristo tem uma missão no mundo é fazer discípulos de todas as nações, no poder do Espírito Santo.

A Doutrina da Contribuição para a Obra do Senhor partido da pergunta qual importância da obra do Senhor para igreja e para a humanidade? Quem responde positivamente e tem uma posição favorável ao desenvolvimento a obra de Deus não erra, não vai criar objeções à Doutrina da Contribuição. O Dízimo na Bíblia foi iniciado por Abraão, o pai dos crentes. (achei esta expressão muito legal), quem ama ao Senhor e a Sua obra, que é obiente ao Senhor, não terá dificuldades de obedecer a Deus na questão do dízimo.

As demais doutrinas estudadas neste livro são também extremamente importantes no contexto da igreja evangélica de Cristo, como a Doutrina da Vida Eterna após a morte, precisamos saber com certeza o que a Bíblia diz a respeito da Doutrina do Sono da Alma. Jesus disse que Deus é Deus de vivos e não de mortos.

A Doutrina da Submissão – Um Princípio de Deus - Estudar sobre Autoridade Espiritual é muitíssimo necessário, pois existe uma hierarquia no mundo espiritual e também na igreja de Cristo. As Autoridades Delegadas na Igreja são: Primeiro Cristo, depois, a Palavra de Deus, ninguém pode dizer que é submisso a Cristo e sua igreja se não obedece à palavra do Senhor. Os Apóstolos de Cristo, que deixaram as doutrinas e usavam amplamente a autoridade que Deus lhes havia outorgado. Os Pastores que são nossos líderes espirituais.  Autoridade Paterna, o homem é o cabeça do lar, autoridade delegada por Deus no seu lar. Nossos líderes que nos guiam, também tem autoridade sobre nós.

Esta Matéria de Doutrinas Bíblicas abriu-me os olhos para entender melhor muitos detalhes das Doutrinas da Palavra de Deus, entretanto, creio que deveria ter a matéria de Doutrinas Bíblicas II, pois, algumas doutrinas bíblicas não foram abordadas. Como Hamartiologia (Doutrina do Pecado), Escatologia (Doutrina das Últimas Coisas, Últimos Tempos), Demonologia (Estudos Sobre os Demônios), Angeologia (Estudo Sobre os Anjos). etc