Dúvida entre textos
Citação de Veronilton Paz da Silva em março 9, 2023, 4:12 pmGraça e paz! Eu observei que na apostila sobre Doutrinas Bíblicas falando sobre a salvação está dizendo que ela pode ser perdida, vejamos o trecho: "A salvação pode ser perdida" (Jo.15:6, Cl.1:23, I Cor.15:2, Hb.2:3, Hb.3:14, Hb.10:38, I Jo.1:7) (p.9). Na apostila sobre Teologia sistemática II trata sobre a doutrina da preservação dos salvos, vejamos: os eleitos perseverarão na fé, não significa que Deus não os advirta contra a apostasia. Na verdade, essas advertências escriturísticas sobre as conseqüências de renunciar a fé cristã são um dos meios pelos quais Deus impede seus eleitos de cometer apostasia. Os réprobos ignorarão essas advertências, mas os eleitos prestarão atenção a elas (João 10.27), e assim, eles continuarão a operar a própria santificação “com temor e tremor” (Filipenses 2.12). Concernente às palavras de Deus, Salmo 19.11 diz: “Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes” (p.97). A questão é que estas duas doutrinas são excludentes, eu particularmente creio na preservação e não na perca da salvação, acredito que a salvação não se perde, mas então se de fato Deus preserva os eleitos salvos, porque então na apostila de doutrinas bíblicas diz-se que se perde? Sobre os apostatas, eles saem do nosso meio porque nunca foram convertidos, não perderam a salvação, eles nunca a tiveram (I Jo 2.19; Sl 1.1-6).
Graça e paz! Eu observei que na apostila sobre Doutrinas Bíblicas falando sobre a salvação está dizendo que ela pode ser perdida, vejamos o trecho: "A salvação pode ser perdida" (Jo.15:6, Cl.1:23, I Cor.15:2, Hb.2:3, Hb.3:14, Hb.10:38, I Jo.1:7) (p.9). Na apostila sobre Teologia sistemática II trata sobre a doutrina da preservação dos salvos, vejamos: os eleitos perseverarão na fé, não significa que Deus não os advirta contra a apostasia. Na verdade, essas advertências escriturísticas sobre as conseqüências de renunciar a fé cristã são um dos meios pelos quais Deus impede seus eleitos de cometer apostasia. Os réprobos ignorarão essas advertências, mas os eleitos prestarão atenção a elas (João 10.27), e assim, eles continuarão a operar a própria santificação “com temor e tremor” (Filipenses 2.12). Concernente às palavras de Deus, Salmo 19.11 diz: “Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes” (p.97). A questão é que estas duas doutrinas são excludentes, eu particularmente creio na preservação e não na perca da salvação, acredito que a salvação não se perde, mas então se de fato Deus preserva os eleitos salvos, porque então na apostila de doutrinas bíblicas diz-se que se perde? Sobre os apostatas, eles saem do nosso meio porque nunca foram convertidos, não perderam a salvação, eles nunca a tiveram (I Jo 2.19; Sl 1.1-6).