ESCOLA BEHAVIORISTA
Citação de Marilaine Ventino em março 22, 2024, 10:12 pmFÓRUM AVALIATIVO: ESCOLA PSICOLÓGICA TEORIA BEHAVIORISTA
O BEHAVIORISMO, COMO TERMO COMEÇOU A SER USADO POR JONH BROADUS WATSON ( 1879-1958), TAMBÉM CONHECIDO COMO COMPORTAMENTALISMO, QUE REMETE A COMPORTAMENTO DO INGLÊS BEHAVIOR. SUA IDEIA PRINCIPAL É QUE É POSSÍVEL UMA CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO , OU SEJA , UMA CIÊNCIA QUE TENHA COMO OBJETIVO DE ESTUDO O PRÓPRIO COMPORTAMENTO.
BEHAVIORISMO METODOLÓGICO
ESTA VERSÃO É BASEADA NO ENTENDIMENTO DO REALISMO, SE OPONDO A CONCEPÇÃO MENTALISTA DA ÉPOCA, ESTA COMPREENDE A CONSCIÊNCIA COMO OBJETO DE ESTUDO ASSOCIANDO A ALGO INTERNO DO SER HUMANO, AO NÃO VISÍVEL, VOLTANDO -SE AO INTROSPECTIVO.
O BEHAVIORISMO ENTENDE QUE O OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA É O COMPORTAMENTO HUMANO.
TAMBÉM CONHECIDO COMO BEHAVIORISMO ANTIGO, ENFOCA O MÉTODO DE ACREDITAR QUE O ÚNICO CAMINHO POSSÍVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA COMO UMA PERSPECTIVA REALISTA É O CAMPO OBJETIVO, AQUELE QUE É OBSERVÁVEL POR OUTRA PESSOA .MAS HOUVE LACUNAS AO APRESENTAR COMPORTAMENTOS NÃO OBSERVÁVEIS, COMO SENTIR SEDE, OU MEDO POR EXEMPLO.
BEHAVIORISMO RADICAL
SKINNER DESENVOLVEU A LINHA DE ESTUDO CONHECIDA COM BEHAVIORISMO RADICAL EM 1954, E TEM INFLUENCIADO PSICÓLOGOS EM TODO MUNDO, PRINCIPALMENTE NOS EUA E NO BRASIL.
ESTE TEM COMO BASE A COMPREENSÃO PRAGMÁTICA, QUE ENTENDE QUE A VALIDAÇÃO DA CIÊNCIA NÃO ESTA APENAS NA BUSCA PELA VERDADE, COMO NO REALISMO, MAS CONSIDERA QUE QQ VERDADE É QUESTIONÁVEL, AO LOGO DO TEMPO.
O BEHAVIORISMO RADICAL ENTENDE QUE A BUSCA PELA VERDADE, PELA VISÃO PRAGMÁTICA, É A BUSCA PELA POTENCIAL EXPLICAÇÃO DE UM FENÔMENO.
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO BEHAVIORISTA E A INFLUENCIA DO ESTUDO NO COMPORTAMENTOS
A ESCOLA BEHAVIORISTA PASSOU POR 2 MOMENTOS PRINCIPAIS: O BEHAVIORISMO METODOLÓGICO COM WATSON, E O RADICAL COM SKINNER, ESTE COM PRAGMATISMO PASSA A ENTENDER QUE
O ESTUDO COM COMPORTAMENTO DEVE ABARCAR COMPORTAMENTOS NÃO SOMENTE OS OBSERVÁVEIS POR OUTRAS PESSOAS, MAS TAMBÉM OS COMPORTAMENTOS QUE POSSAM SER DESCRITOS PELO PRÓPRIO SUJEITO, QUE SEM COMPORTA POR MEIO DA ANALISE DAS EVIDENCIAS ENTRE ORGANISMO E AMBIENTE.
POR ESTA NOÇÃO DE COMPORTAMENTO A ESCOLA BEHAVIORISTA APRESENTA DOIS GRANDE TIPOS DE COMPORTAMENTOS : RESPONDENTE E OPERANTE .
RESPONDENTES: SÃO REFLEXOS OU NÃO VOLUNTÁRIOS , EMITIDOS DE MANEIRA AUTOMÁTICA.
OPERANTES: ESTES MERECEM MAIS ATENÇÃO, SÃO OS COMPORTAMENTOS VOLUNTÁRIOS QUE O ORGANISMO SUJEITO É CONTROLADO POR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇO OU PUNIÇÃO, CONTINGÊNCIAS DE REFORÇO SÃO ESTÍMULOS DO AMBIENTE, QUE AUMENTAM AS CHANCES DE ALGUMA DETERMINADA RESPOSTA COMPORTAMENTAL OCORRA. JÁ AS CONTINGENCIAS DE PUNIÇÃO SÃO ESTÍMULOS DO AMBIENTE QUE DIMINUEM AS CHANCES QUE DETERMINADAS RESPOSTAS OCORRAM.
CONCEITOS BEHAVIORISTAS RELATIVOS A APRENDIZAGEM COMPORTAMENTAL
A APRENDIZAGEM, COMPREENDE, NO GERAL, UMA MUDANÇA PERMANENTE NO COMPORTAMENTO HUMANO, EM DECORRÊNCIA DE UMA EXPERIENCIA, POR ESTA MESMA LINHA DE ENTENDIMENTO, LLLERIS ATRIBUI QUE O SENTIDO DO PROCESSO LEVA A UMA MUDANÇA PERMANENTE NA CAPACIDADE DE UM ORGANISMO, DE FORMA QUE NÃO SEJA DECORRENTE DE DO AMADURECIMENTO BIOLÓGICO.
PARA A ESCOLA BEHAVIORISTA, A APRENDIZAGEM ACONTECE PELA INTERAÇÃO DE 3 ELEMENTOS:
- ESTIMULO:É A SITUAÇÃO PRESENTE OU ANTECESSORA RELACIONADA AO AMBIENTE.
- RESPOSTA :AÇÃO DO INDIVIDUO
-CONSEQUÊNCIA:ALTERAÇÃO DO AMBIENTE, CONSEQUENTE A RESPOSTA, INCLUINDO REFORÇO E PUNIÇÃO.
CONDICIONAMENTO CLÁSSICO
DE IVAN PLAVOV, ENTENDE-SE QUE É UM TIPO DE APRENDIZAGEM, EM QUE UM ESTÍMULO NEUTRO, QUE A PRINCIPIO NÃO PRODUZ UMA RESPOSTA RELEVANTE.
É REPETIDAMENTE EMPARELHADO JUNTAMENTE A UM ESTIMULO INCONDICIONADO, OU ESTIMULO QUE PRODUZ UMA RESPOSTA NATURAL.
A APRENDIZAGEM COMPORTAMENTAL OCORRE EM FUNÇÃO DA CONSEQUÊNCIA QUE DETERMINADA RESPOSTA TEM NO AMBIENTE. SENDO FRUTO DA INTERAÇÃO: ESTIMULO – RESPOSTA- CONSEQUÊNCIA, SENDO QUE É A PARTIR DESTES 3 ELEMENTOS QUE UMA PESSOA APRENDE.
MODELAGEM:O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE CONSEQUÊNCIAS DE REFORÇO E PUNIÇÃO SE CHAMA MODELAGEM.
NA MODELAGEM O COMPORTAMENTO É MOLDADO A PARTIR DOS EFEITOS QUE PRODUZ NO MEIO.
FÓRUM AVALIATIVO: ESCOLA PSICOLÓGICA TEORIA BEHAVIORISTA
O BEHAVIORISMO, COMO TERMO COMEÇOU A SER USADO POR JONH BROADUS WATSON ( 1879-1958), TAMBÉM CONHECIDO COMO COMPORTAMENTALISMO, QUE REMETE A COMPORTAMENTO DO INGLÊS BEHAVIOR. SUA IDEIA PRINCIPAL É QUE É POSSÍVEL UMA CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO , OU SEJA , UMA CIÊNCIA QUE TENHA COMO OBJETIVO DE ESTUDO O PRÓPRIO COMPORTAMENTO.
BEHAVIORISMO METODOLÓGICO
ESTA VERSÃO É BASEADA NO ENTENDIMENTO DO REALISMO, SE OPONDO A CONCEPÇÃO MENTALISTA DA ÉPOCA, ESTA COMPREENDE A CONSCIÊNCIA COMO OBJETO DE ESTUDO ASSOCIANDO A ALGO INTERNO DO SER HUMANO, AO NÃO VISÍVEL, VOLTANDO -SE AO INTROSPECTIVO.
O BEHAVIORISMO ENTENDE QUE O OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA É O COMPORTAMENTO HUMANO.
TAMBÉM CONHECIDO COMO BEHAVIORISMO ANTIGO, ENFOCA O MÉTODO DE ACREDITAR QUE O ÚNICO CAMINHO POSSÍVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA COMO UMA PERSPECTIVA REALISTA É O CAMPO OBJETIVO, AQUELE QUE É OBSERVÁVEL POR OUTRA PESSOA .MAS HOUVE LACUNAS AO APRESENTAR COMPORTAMENTOS NÃO OBSERVÁVEIS, COMO SENTIR SEDE, OU MEDO POR EXEMPLO.
BEHAVIORISMO RADICAL
SKINNER DESENVOLVEU A LINHA DE ESTUDO CONHECIDA COM BEHAVIORISMO RADICAL EM 1954, E TEM INFLUENCIADO PSICÓLOGOS EM TODO MUNDO, PRINCIPALMENTE NOS EUA E NO BRASIL.
ESTE TEM COMO BASE A COMPREENSÃO PRAGMÁTICA, QUE ENTENDE QUE A VALIDAÇÃO DA CIÊNCIA NÃO ESTA APENAS NA BUSCA PELA VERDADE, COMO NO REALISMO, MAS CONSIDERA QUE QQ VERDADE É QUESTIONÁVEL, AO LOGO DO TEMPO.
O BEHAVIORISMO RADICAL ENTENDE QUE A BUSCA PELA VERDADE, PELA VISÃO PRAGMÁTICA, É A BUSCA PELA POTENCIAL EXPLICAÇÃO DE UM FENÔMENO.
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO BEHAVIORISTA E A INFLUENCIA DO ESTUDO NO COMPORTAMENTOS
A ESCOLA BEHAVIORISTA PASSOU POR 2 MOMENTOS PRINCIPAIS: O BEHAVIORISMO METODOLÓGICO COM WATSON, E O RADICAL COM SKINNER, ESTE COM PRAGMATISMO PASSA A ENTENDER QUE
O ESTUDO COM COMPORTAMENTO DEVE ABARCAR COMPORTAMENTOS NÃO SOMENTE OS OBSERVÁVEIS POR OUTRAS PESSOAS, MAS TAMBÉM OS COMPORTAMENTOS QUE POSSAM SER DESCRITOS PELO PRÓPRIO SUJEITO, QUE SEM COMPORTA POR MEIO DA ANALISE DAS EVIDENCIAS ENTRE ORGANISMO E AMBIENTE.
POR ESTA NOÇÃO DE COMPORTAMENTO A ESCOLA BEHAVIORISTA APRESENTA DOIS GRANDE TIPOS DE COMPORTAMENTOS : RESPONDENTE E OPERANTE .
RESPONDENTES: SÃO REFLEXOS OU NÃO VOLUNTÁRIOS , EMITIDOS DE MANEIRA AUTOMÁTICA.
OPERANTES: ESTES MERECEM MAIS ATENÇÃO, SÃO OS COMPORTAMENTOS VOLUNTÁRIOS QUE O ORGANISMO SUJEITO É CONTROLADO POR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇO OU PUNIÇÃO, CONTINGÊNCIAS DE REFORÇO SÃO ESTÍMULOS DO AMBIENTE, QUE AUMENTAM AS CHANCES DE ALGUMA DETERMINADA RESPOSTA COMPORTAMENTAL OCORRA. JÁ AS CONTINGENCIAS DE PUNIÇÃO SÃO ESTÍMULOS DO AMBIENTE QUE DIMINUEM AS CHANCES QUE DETERMINADAS RESPOSTAS OCORRAM.
CONCEITOS BEHAVIORISTAS RELATIVOS A APRENDIZAGEM COMPORTAMENTAL
A APRENDIZAGEM, COMPREENDE, NO GERAL, UMA MUDANÇA PERMANENTE NO COMPORTAMENTO HUMANO, EM DECORRÊNCIA DE UMA EXPERIENCIA, POR ESTA MESMA LINHA DE ENTENDIMENTO, LLLERIS ATRIBUI QUE O SENTIDO DO PROCESSO LEVA A UMA MUDANÇA PERMANENTE NA CAPACIDADE DE UM ORGANISMO, DE FORMA QUE NÃO SEJA DECORRENTE DE DO AMADURECIMENTO BIOLÓGICO.
PARA A ESCOLA BEHAVIORISTA, A APRENDIZAGEM ACONTECE PELA INTERAÇÃO DE 3 ELEMENTOS:
- ESTIMULO:É A SITUAÇÃO PRESENTE OU ANTECESSORA RELACIONADA AO AMBIENTE.
- RESPOSTA :AÇÃO DO INDIVIDUO
-CONSEQUÊNCIA:ALTERAÇÃO DO AMBIENTE, CONSEQUENTE A RESPOSTA, INCLUINDO REFORÇO E PUNIÇÃO.
CONDICIONAMENTO CLÁSSICO
DE IVAN PLAVOV, ENTENDE-SE QUE É UM TIPO DE APRENDIZAGEM, EM QUE UM ESTÍMULO NEUTRO, QUE A PRINCIPIO NÃO PRODUZ UMA RESPOSTA RELEVANTE.
É REPETIDAMENTE EMPARELHADO JUNTAMENTE A UM ESTIMULO INCONDICIONADO, OU ESTIMULO QUE PRODUZ UMA RESPOSTA NATURAL.
A APRENDIZAGEM COMPORTAMENTAL OCORRE EM FUNÇÃO DA CONSEQUÊNCIA QUE DETERMINADA RESPOSTA TEM NO AMBIENTE. SENDO FRUTO DA INTERAÇÃO: ESTIMULO – RESPOSTA- CONSEQUÊNCIA, SENDO QUE É A PARTIR DESTES 3 ELEMENTOS QUE UMA PESSOA APRENDE.
MODELAGEM:O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE CONSEQUÊNCIAS DE REFORÇO E PUNIÇÃO SE CHAMA MODELAGEM.
NA MODELAGEM O COMPORTAMENTO É MOLDADO A PARTIR DOS EFEITOS QUE PRODUZ NO MEIO.