Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Escola Bíblica Dominical?

A EBD foi criada, na Inglaterra, para alfabetizar os pobres e depois ensinar a Bíblia. Era realmente uma escola. Hoje acho que EBD se tornou apenas "uma obrigação", uma agenda da Igreja local, sem motivação para os membros das igrejas. A pessoa que a frequenta por 10 ou 20 anos deveria "sair formada em teologia", mas não sai. Muitos ficam "marcando passo" e não "evoluem" no seu conhecimento. Às vezes, nos perdemos durante os debates em sala de aula. Creio que a EBD precisa ter uma nova fórmula.

Estudar a Bíblia é primordial, mas isso não precisa, necessariamente, ser feito aos Domingos. No caso das crianças, as aulas poderiam ser durante o Culto dos adultos. Estudo Bíblico para os adultos pode ser qualquer dia da semana. Ou, se no domingo, pode ser antes do Culto, seja pela manhã ou à noite. Por exemplo, a EBD começaria às 17h e o culto às 18h30min ou 19h. Quem mora longe da Igreja não precisaria se deslocar duas vezes no dia, economizando tempo para a família e dinheiro. Ou seja, iria apenas pela manhã, ou à noite.

A Escola Bíblica deveria ser uma "agência de formação ministerial" da Igreja (Escola Bíblica Ministerial). Os cursos de: Líderes, Discipulado, obreiro, teologia básico, etc. deveriam ser ministrados por ela, seja no domingo ou não. Porém, a EBD, geralmente, se torna lugar de troca de experiências e debate de opiniões. Isso hoje é mais bem feito no ambiente dos Grupos Pequenos (Células).

Eu, particularmente, não gosto das classes por "temas". Concordo que haja este tipo de classe para quem preferir. Porém, sou a favor mesmo da Escola Bíblica com currículo, com matérias progressivas, avaliação e certificação por nível. Dessa forma, o aluno concluiria determinado curso ao longo do ano, ou do semestre, ou trimestre. Ou seja, um conteúdo programático, ao invés de "temas livres". Repito, esse tipo de estudo por temas é ideal para as chamadas "Células", nas casas. Há alguns anos atrás a Igreja não tinha essa "opção". Porém, agora é uma saudável realidade.