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Escola Psicológia Teoria Behaviorista

  1. Identificar a contribuição da escola behaviorista para a psicologia como ciência humana.

Para compreender o desenvolvimento da escola behaviorista e sua contribuição para a psicologia enquanto ciência, é necessário olhar para história e entender os conceitos do behaviorismo metodológico, cujo estudioso foi John Broadus Watson, e o behaviorismo radical, desenvolvido por Burrhus Frederic Skinner.

John Broadus Watson acreditava que o único caminho possível para o desenvolvimento da ciência sob uma perspectiva realista é o mundo objetivo, isto é, o que é observável por outra pessoa. Por essa razão, e pela ênfase no que é observável, o behaviorismo metodológico também ficou conhecido como psicologia do outro.

Para Burrhus Frederic Skinner o behaviorismo radical passa a ter como base uma outra compreensão de ciência: a compreensão pragmática. O pragmatismo entende que a validade de uma ciência não está apenas na busca pela verdade, como defende o realismo, pois considera que qualquer verdade pode ser questionada ao longo do tempo, e uma nova perspectiva pode ser considerada válida. Nesse sentido, o behaviorismo radical entende que a busca pela verdade, de acordo com a visão pragmática, é uma busca pela, potencial explicação de um fenômeno (considerando, como dito, que essa verdade poderá ser questionada e substituída por uma outra verdade no futuro). Para o pragmatismo, o desenvolvimento da ciência ocorre justamente nessa evolução do pensamento, na construção de verdades e no questionamento e na revisão destas.

2) Analisar o processo de construção behaviorista e a sua influência no estudo do comportamento.

No behaviorismo metodológico, entende-se que comportamento é o que é observável pelo outro (de forma externa).

No behaviorismo radical, um comportamento não precisa, obrigatoriamente, ser observado por outras pessoas (noção de evento público), basta ser observado pelo próprio sujeito/organismo, o que faz a noção de evento privado também fazer parte da compreensão de comportamento. Além disso, a noção de comportamento se amplia com essa nova perspectiva teórica, sendo entendida como a relação entre organismo e ambiente, ou seja, entende-se que o comportamento é o que ocorre no fluxo relacional entre esses dois elementos: organismo-ambiente.

A partir destes entendimentos do behaviorismo metodológico e o behaviorismo radical têm-se a noção de aprendizagem comportamental, que caracteriza a evidência dinâmica do comportamento.

3) Reconhecer os conceitos behavioristas relativos à aprendizagem comportamental.

Para a escola behaviorista a aprendizagem ocorre a partir da interação de três elementos:

Um dos princípios da aprendizagem para a escola behaviorista tem relação entre estímulos e respostas comportamentais. A resposta comportamental está diretamente relacionada ao estímulo do ambiente. Quando as respostas comportamentais são reforçadas, há maiores chances de um comportamento ocorrer novamente. Já quando respostas comportamentais são punidas, há menores chances de que um comportamento ocorra novamente. Essa relação entre efeito (reforço e punição) e resposta comportamental é conhecida como lei do efeito (BAUM, 2019; LOPES, 2008). Sendo assim, para a escola behaviorista, a aprendizagem ocorre a partir da interação de três elementos:

  • estímulo (que é a situação presente ou antecessora — relacionada ao ambiente);
  • resposta (ação de fato do indivíduo);
  • consequência (alteração no ambiente consequente àquela resposta, incluindo reforço e punição).