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Escola Psicológica Gestaltista

Como importante perspectiva teórica na história da psicologia destaca-se a Escola da Psicologia Gestaltista, um estudo científico que surgiu na Alemanha, entre os anos 1910-1920. A teoria da Gestalt foi desenvolvida no inicio do século XX por Max Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Kohler. Os Gestaltistas davam ênfase na compreensão dos principios que regem o processo de  Percepção,  com principios/leis que demonstram como captamos as informações do ambiente e as organizamos nos nossos processos perceptivos. Como alguns principios: semelhança, proximidade, boa continuidade, simplicidade, segregação e fechamento. Para que essa compreensão fique mais clara, comumente, diferencia-se a percepção da sensação. Pode se afirmar que uma das maiores contribuições da Psicologia da Gestalt é o entendimento de que o todo é diferente da soma das suas partes e para além dessa compreensão, que as carcteristicas das partes são determinadas pelo todo, e não o oposto, como pregava a lógica da época. A Psicologia da Gestalt demonstra uma concepção holistica, ou seja, considera os aspectos globais ou totalitários  para a análise das partes e do todo. Uma importante contribuição para a ciência do comportamento dessa escola psicológica é a definição das Leis da Organização em Gestalt, que demostram como as informações captadas no ambiente são processadas e organizadas no processo de percepção. Destaca-se que as principais contribuições da psicologia da Gestalt na esfera da aprendizagem estão relacionadas aos estudos desenvolvidos por Koller na África Ocidental e a compreensão de insight que é tido a grosso modo o processo de perceber a solução, ou visualizá-la de maneira antecipada é conhecido como insight. A Psicologia da Gestalt propôs uma visão mais leve, dinamica e relevante da psicologia, configurando uma importante escola psicológica.