Escola psicológica: teoria behaviorista
Citação de Joao Carlos de Oliveira Silva em março 10, 2022, 1:53 pmUm dos grandes desafios da psicologia sempre foi compreender o comportamento humano, e é aí que entra o behavionismo como uma escola que se preocupa em desvendá-lo. Os dois grandes expoentes dessa ciência são Watson e Skinner, esses dois contribuíram de tal maneira que fez com que a psicologia chegasse ao status de ciência nos dias de hoje. O termo behaviorismo começo a ser usado pelo americano John Broadus Watson e também é conhecido comportamentalismo e transmite a ideia de que é possível uma ciência que tenha como objeto de estudo o próprio comportamento humano. Essa escola pode ser dividida em behaviorismo metodológico e radical, o metodológico baseia-se na compreensão de realismo ao invés da mentalista que tem como objeto de estudo a consciência. O behaviorismo antigo tem como enfoque o método, pois ele acredita que o único caminho possível para o desenvolvimento da ciência sob uma perspectiva realista é o mundo objetivo. Depois de Watson o mais importante behaviorista foi Skinner, que desenvolveu o behaviorismo radical e que tem influenciado psicólogos ao redor do mundo. Essa linha de pensamento tem compreensão o pragmatismo. O pragmatismo entende que uma verdade descoberta hoje pode ser substituída por outra verdade no futuro. Ou seja, até mesmo o conceito de real é questionável. Se faz necessário entender ainda os conceitos de eventos públicos e privados. Eventos públicos são aqueles que podem ser observados por mais de uma pessoa, já os privados são os que podem ser observados por apenas uma pessoa, como é o caso de sentimentos e emoções que só podem ser relatados pela pessoa que os está sentindo. A escola behaviorista destaca ainda dois tipos de comportamento, os respondentes que são os reflexos ou não voluntários, e os operantes que são os voluntário em que o indivíduo é controlado por contingência de reforço (positivo ou negativo), ou punição.
Um dos grandes desafios da psicologia sempre foi compreender o comportamento humano, e é aí que entra o behavionismo como uma escola que se preocupa em desvendá-lo. Os dois grandes expoentes dessa ciência são Watson e Skinner, esses dois contribuíram de tal maneira que fez com que a psicologia chegasse ao status de ciência nos dias de hoje. O termo behaviorismo começo a ser usado pelo americano John Broadus Watson e também é conhecido comportamentalismo e transmite a ideia de que é possível uma ciência que tenha como objeto de estudo o próprio comportamento humano. Essa escola pode ser dividida em behaviorismo metodológico e radical, o metodológico baseia-se na compreensão de realismo ao invés da mentalista que tem como objeto de estudo a consciência. O behaviorismo antigo tem como enfoque o método, pois ele acredita que o único caminho possível para o desenvolvimento da ciência sob uma perspectiva realista é o mundo objetivo. Depois de Watson o mais importante behaviorista foi Skinner, que desenvolveu o behaviorismo radical e que tem influenciado psicólogos ao redor do mundo. Essa linha de pensamento tem compreensão o pragmatismo. O pragmatismo entende que uma verdade descoberta hoje pode ser substituída por outra verdade no futuro. Ou seja, até mesmo o conceito de real é questionável. Se faz necessário entender ainda os conceitos de eventos públicos e privados. Eventos públicos são aqueles que podem ser observados por mais de uma pessoa, já os privados são os que podem ser observados por apenas uma pessoa, como é o caso de sentimentos e emoções que só podem ser relatados pela pessoa que os está sentindo. A escola behaviorista destaca ainda dois tipos de comportamento, os respondentes que são os reflexos ou não voluntários, e os operantes que são os voluntário em que o indivíduo é controlado por contingência de reforço (positivo ou negativo), ou punição.
Citação de Meriellen Celina custodio nogueira vieira em março 11, 2022, 5:45 pm*Nesse módulo,aprendemos que o ser humano pode ser condicionado a certos comportamentos.
*Percebemos que o ser humano também reage com recompensa/punição através de comportamentos ou processos aprendidos no decorrer da vida
*Nesse módulo,aprendemos que o ser humano pode ser condicionado a certos comportamentos.
*Percebemos que o ser humano também reage com recompensa/punição através de comportamentos ou processos aprendidos no decorrer da vida