Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Citação de Viviane Teixeira de Souza em janeiro 8, 2024, 2:05 pmNo Behaviorismo o objeto de estudo é o comportamento humano.
Skinner é a maior referência na Escola Behaviorista. Desenvolveu os conceitos de condicionamento operante, reforços (positivo ou negativo) e punição.
A aprendizagem ocorre através da conexão entre estímulos e respostas e tentativas e erro.
Skinner fez parte do Behaviorismo radical surgiu em contraposição ao Behaviorismo metodológico que enfocava o método e a busca pelo essencialmente verdadeiro sem levar em consideração sentimentos, emoções e fatores mentalistas.
Um dos conceitos mais importantes é o fluxo comportamental: a resposta ao evento comportamental refere-se ao estado comportamental que é a resposta ao ambiente sendo o processo comportamental favorece mudanças no comportamento.
O comportamento tem caráter dinâmico e é através dele que a aprendizagem comportamental ocorre. Lei de efeito, reforçadores positivos e negativos, estímulos, respostas e consequências.
Podem ser:
Respondentes: Reflexos ou não voluntários
Operantes: Voluntários
O fisiologista Ivan Pavlov contribui com seu trabalho sobre condicionamento clássico realizado com cães. Algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados e outros são reflexos condicionados.
No Behaviorismo o objeto de estudo é o comportamento humano.
Skinner é a maior referência na Escola Behaviorista. Desenvolveu os conceitos de condicionamento operante, reforços (positivo ou negativo) e punição.
A aprendizagem ocorre através da conexão entre estímulos e respostas e tentativas e erro.
Skinner fez parte do Behaviorismo radical surgiu em contraposição ao Behaviorismo metodológico que enfocava o método e a busca pelo essencialmente verdadeiro sem levar em consideração sentimentos, emoções e fatores mentalistas.
Um dos conceitos mais importantes é o fluxo comportamental: a resposta ao evento comportamental refere-se ao estado comportamental que é a resposta ao ambiente sendo o processo comportamental favorece mudanças no comportamento.
O comportamento tem caráter dinâmico e é através dele que a aprendizagem comportamental ocorre. Lei de efeito, reforçadores positivos e negativos, estímulos, respostas e consequências.
Podem ser:
Respondentes: Reflexos ou não voluntários
Operantes: Voluntários
O fisiologista Ivan Pavlov contribui com seu trabalho sobre condicionamento clássico realizado com cães. Algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados e outros são reflexos condicionados.
Citação de Elnatan Dos Santos Serafin em janeiro 16, 2024, 1:45 amInteressante que, até hoje, não tinha lido nada dele. Tenho aprendido a gostar das propostas.
Interessante que, até hoje, não tinha lido nada dele. Tenho aprendido a gostar das propostas.