Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
Citação de Jose Roberto Militao Sousa em janeiro 26, 2024, 8:13 pmIntrodução
Compreender o comportamento humano é uma das grandes questões da psicologia.
Nesse sentido, o behaviorismo tem uma grande importância para a psicologia, devido
à sua perspectiva prática e concreta. Watson e Skinner, dois expoentes da escola,
entre outros, contribuíram sobremaneira com a noção de comportamento que
possibilitou à psicologia o status de ciência que tem hoje.
Neste capítulo, você aprenderá sobre a contribuição da escola behaviorista para a
psicologia como ciência humana, analisará o processo de construção behaviorista e a
sua influência no estudo do comportamento, bem como aprenderá a reconhecer os
conceitos behavioristas sobre a aprendizagem comportamental.
A contribuição da escola behaviorista para a psicologia como ciência
humana
O termo behaviorismo começou a ser utilizado pelo americano John Broadus Watson
(1879–1958), remetendo a behavior, do inglês comportamento, sendo, por isso,
também conhecido como comportamentalismo.
A ideia principal da escola behaviorista é a de que é possível uma ciência do
comportamento, ou seja, uma ciência que tenha como objeto de estudo o próprio
comportamento humano (BAUM, 2019).
Para compreender o desenvolvimento da escola behaviorista e sua contribuição para a
psicologia enquanto ciência, faz-se necessário uma retomada histórica dos seus
principais conceitos, principalmente no que se refere ao behaviorismo metodológico,
que tem como principal estudioso o supracitado Watson, e o behaviorismo radical,
desenvolvido principalmente por Burrhus Frederic Skinner (1904–1990) (BAUM, 2019).
Sendo assim, neste escopo do capítulo, você verá essa breve retomada histórica do
desenvolvimento da escola behaviorista, com ênfase na compreensão dos
behaviorismos metodológico e radical.
Introdução
Compreender o comportamento humano é uma das grandes questões da psicologia.
Nesse sentido, o behaviorismo tem uma grande importância para a psicologia, devido
à sua perspectiva prática e concreta. Watson e Skinner, dois expoentes da escola,
entre outros, contribuíram sobremaneira com a noção de comportamento que
possibilitou à psicologia o status de ciência que tem hoje.
Neste capítulo, você aprenderá sobre a contribuição da escola behaviorista para a
psicologia como ciência humana, analisará o processo de construção behaviorista e a
sua influência no estudo do comportamento, bem como aprenderá a reconhecer os
conceitos behavioristas sobre a aprendizagem comportamental.
A contribuição da escola behaviorista para a psicologia como ciência
humana
O termo behaviorismo começou a ser utilizado pelo americano John Broadus Watson
(1879–1958), remetendo a behavior, do inglês comportamento, sendo, por isso,
também conhecido como comportamentalismo.
A ideia principal da escola behaviorista é a de que é possível uma ciência do
comportamento, ou seja, uma ciência que tenha como objeto de estudo o próprio
comportamento humano (BAUM, 2019).
Para compreender o desenvolvimento da escola behaviorista e sua contribuição para a
psicologia enquanto ciência, faz-se necessário uma retomada histórica dos seus
principais conceitos, principalmente no que se refere ao behaviorismo metodológico,
que tem como principal estudioso o supracitado Watson, e o behaviorismo radical,
desenvolvido principalmente por Burrhus Frederic Skinner (1904–1990) (BAUM, 2019).
Sendo assim, neste escopo do capítulo, você verá essa breve retomada histórica do
desenvolvimento da escola behaviorista, com ênfase na compreensão dos
behaviorismos metodológico e radical.