Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Escola psicológica: Teoria Behaviorista

É uma teoria psicológica que foca no comportamento observável, acreditando que a aprendizagem ocorre por meio de respostas a estímulos. Ele vê o comportamento como algo condicionado, moldado por recompensas e punições, sem considerar fatores internos, como emoções ou pensamentos.

Isso me fez refletir muito, como estudante da área ambiental, sempre estranhei o condicionamento de animais e a forma em que ''moldamos'' eles para aprender alguns truques. Esse capítulo me fez de alguma forma, associar essa teoria aos ensinamentos de comportamento animal que temos hoje em dia. Isso me gerou uma reflexão do quanto é válido aplicarmos esses conhecimentos ao condicionamento animal, considerando que hoje em dia, sabemos que eles desenvolvem sintomas de ansiedade, depressão, fobias de formas muito semelhantes ao que desenvolvemos.

Acredito que esse conhecimento me serviu para desenvolver um senso crítico relacionado a forma que lidamos com o ambiente ao redor.

Assim como acontecem com os animais irracionais, acontece com nós humanos. Somos moldados por comportamentos e repetições que nos faz começar a agir de acordo com esse novo comportamento que se enraíza em nossa mente.

Skinner também entende que não há liberdade humana, e sim um condicionamento de repetições, recompensas e punições.