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Escola Psicológica: Teoria Behaviorista

O Behaviorismo estuda o comportamento humano, esse estudo científico da psicologia iniciou em 1913 com as pesquisas de John B. Watson com o foco de estudo na análise do comportamento dando ênfase em dois tipos de aprendizagem: o Condicionamento  Clássico e o Condicionamento Operante. Condicionamento Clássico: são entendidos como comportamento reflexos ou não voluntários que são comportamentos emitidos de maneira automática. Condicionamento Operante: Estabelecer uma conexão, aprender, estímulo, resposta, tentativa, erro, e pode ter reforço positivo, reforço negativo e punição que pode ser negativo ou positivo. Compreender o comportamento humano é uma das grandes questões da psicologia através de estudos observáveis e mensuráveis, logo o que deve ser considerado como comportamento é o que pode ser observado por outras pessoas segundo o Behaviorismo metodológico, porém esse método deixava lacunas por não explicar comportamentos que não eram observáveis por outras pessoas, como a compreensão das razões que fazem alguém se comportar da forma como se comporta. Com isso a escola Behaviorista teve que se transformar e evoluir sua compreensão de comportamento e teve contribuições de Skinner e do desenvolvimento do Behaviorismo Radical. Assim tendo como base o pragmatismo, o Behaviorismo Radical, defende que o que existe para o indivíduo, mesmo que não possa ser observado por outras pessoas, pode ser considerado quando se trata de comportamento. O Behaviorismo se opõe ao mentalismo (subjetivismo).

Essa relação entre Efeito (reforço e punição) e resposta comportamental é conhecida como Lei do Efeito (Baum, 2019; Lopes, 2008).

A aprendizagem ocorre a partir da interação de três elementos: Estímulo, Resposta e Consequência (ambiente, reforço e punição)