ESCOLA PSICOLOGICA TEORIA BEHAVIORISTA
Citação de Maury Ferreira em dezembro 14, 2022, 12:15 pmA IDEIA PRINCIPAL DA ESCOLA BEHAVIORISTA É A DE QUE É POSSÍVEL UMA CIÊNCIA QUE TENHA COMO OBJETO DE ESTUDO O PRÓPRIO COMPORTAMENTO HUMANO.
A ESCOLA BEHAVIORISTA, EM SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO, PASSOU POR DOIS MOMENTOS PRINCIPAIS: O BEHAVIORISMO METODOLÓGICO, QUE ENFOCA BASTANTE O MÉTODO E A BUSCA PELO QUE É ESSENCIALMENTE VERDADEIRO, PASSANDO PELO CRIVO DE OUTRA PESSOA (I.E., CONSIDERANDO COMPORTAMENTOS OBSERVÁVEIS).
BEHAVIORISMO RADICAL QUE PASSA A ENTENDER QUE O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DEVE INCLUIR NÃO APENAS COMPORTAMENTOS OBSERVÁVEIS POR OUTRAS PESSOAS, MAS TAMBÉM AQUELES COMPORTAMENTOS QUE PODEM SER DESCRITOS PELO PRÓPRIO SUJEITO QUE SE COMPORTA, POR MEIO DA ANÁLISE DAS EVIDÊNCIAS ENTRE ORGANISMO E AMBIENTE.
A PARTIR DESSA NOÇÃO DE COMPORTAMENTO, A ESCOLA BEHAVIORISTA DESTACA DOIS GRANDES TIPOS DE COMPORTAMENTO: RESPONDENTES E OPERANTES.
OS COMPORTAMENTOS RESPONDENTES SÃO ENTENDIDOS COMO COMPORTAMENTOS REFLEXOS OU NÃO VOLUNTÁRIOS, OU SEJA, COMPORTAMENTOS EMITIDOS DE MANEIRA AUTOMÁTICA.
COMPORTAMENTOS OPERANTES, OS QUAIS MERECEM MAIOR ATENÇÃO, SÃO OS COMPORTAMENTOS VOLUNTÁRIOS, QUE O ORGANISMO/SUJEITO É CONTROLADO POR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇO OU DE PUNIÇÃO. EM LINHAS GERAIS, PODE-SE DIZER QUE AS CONTINGÊNCIAS DE REFORÇO SÃO ESTÍMULOS DO AMBIENTE QUE AUMENTAM AS CHANCES DE QUE UMA DETERMINADA RESPOSTA COMPORTAMENTAL OCORRA.
PARA O BEHAVIORISMO, TODO O COMPORTAMENTO PODE SER MODULADO. SENDO ASSIM, SEMPRE QUE DESEJARMOS TER UM COMPORTAMENTO MODIFICADO, PODEMOS FAZER ISSO DE FORMA A APROXIMAR O SUJEITO DO COMPORTAMENTO ESPERADO. POR EXEMPLO, QUANDO DESEJAMOS QUE UMA CRIANÇA DURMA MAIS CEDO, PODEMOS FAZER UM ACORDO COM ELA. QUANDO CUMPRIR, RECEBE UM OBJETO DE SEU DESEJO ATÉ QUE O COMPORTAMENTO JÁ ESTEJA MODULADO. AS RECOMPENSAS SERVIRÃO DE INCENTIVO PARA QUE O "COMPORTAMENTO DE DORMIR NO HORÁRIO" SEJA REPETIDO
A IDEIA PRINCIPAL DA ESCOLA BEHAVIORISTA É A DE QUE É POSSÍVEL UMA CIÊNCIA QUE TENHA COMO OBJETO DE ESTUDO O PRÓPRIO COMPORTAMENTO HUMANO.
A ESCOLA BEHAVIORISTA, EM SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO, PASSOU POR DOIS MOMENTOS PRINCIPAIS: O BEHAVIORISMO METODOLÓGICO, QUE ENFOCA BASTANTE O MÉTODO E A BUSCA PELO QUE É ESSENCIALMENTE VERDADEIRO, PASSANDO PELO CRIVO DE OUTRA PESSOA (I.E., CONSIDERANDO COMPORTAMENTOS OBSERVÁVEIS).
BEHAVIORISMO RADICAL QUE PASSA A ENTENDER QUE O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DEVE INCLUIR NÃO APENAS COMPORTAMENTOS OBSERVÁVEIS POR OUTRAS PESSOAS, MAS TAMBÉM AQUELES COMPORTAMENTOS QUE PODEM SER DESCRITOS PELO PRÓPRIO SUJEITO QUE SE COMPORTA, POR MEIO DA ANÁLISE DAS EVIDÊNCIAS ENTRE ORGANISMO E AMBIENTE.
A PARTIR DESSA NOÇÃO DE COMPORTAMENTO, A ESCOLA BEHAVIORISTA DESTACA DOIS GRANDES TIPOS DE COMPORTAMENTO: RESPONDENTES E OPERANTES.
OS COMPORTAMENTOS RESPONDENTES SÃO ENTENDIDOS COMO COMPORTAMENTOS REFLEXOS OU NÃO VOLUNTÁRIOS, OU SEJA, COMPORTAMENTOS EMITIDOS DE MANEIRA AUTOMÁTICA.
COMPORTAMENTOS OPERANTES, OS QUAIS MERECEM MAIOR ATENÇÃO, SÃO OS COMPORTAMENTOS VOLUNTÁRIOS, QUE O ORGANISMO/SUJEITO É CONTROLADO POR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇO OU DE PUNIÇÃO. EM LINHAS GERAIS, PODE-SE DIZER QUE AS CONTINGÊNCIAS DE REFORÇO SÃO ESTÍMULOS DO AMBIENTE QUE AUMENTAM AS CHANCES DE QUE UMA DETERMINADA RESPOSTA COMPORTAMENTAL OCORRA.
PARA O BEHAVIORISMO, TODO O COMPORTAMENTO PODE SER MODULADO. SENDO ASSIM, SEMPRE QUE DESEJARMOS TER UM COMPORTAMENTO MODIFICADO, PODEMOS FAZER ISSO DE FORMA A APROXIMAR O SUJEITO DO COMPORTAMENTO ESPERADO. POR EXEMPLO, QUANDO DESEJAMOS QUE UMA CRIANÇA DURMA MAIS CEDO, PODEMOS FAZER UM ACORDO COM ELA. QUANDO CUMPRIR, RECEBE UM OBJETO DE SEU DESEJO ATÉ QUE O COMPORTAMENTO JÁ ESTEJA MODULADO. AS RECOMPENSAS SERVIRÃO DE INCENTIVO PARA QUE O "COMPORTAMENTO DE DORMIR NO HORÁRIO" SEJA REPETIDO