ESCOLA PSICOLÓGICA: TEORIA COGNITIVA
Citação de Edileusa Vale em fevereiro 21, 2024, 3:12 pmJean Piaget foi um psicólogo notável criou a Teoria do desenvolvimento cognitivo. Observa 4 estágios de desenvolvimento intelectual da criança: Sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Afirma que cada estágio difere do outro em termos quantitativos e qualitativos. As crianças do nascimento aos 2 anos se encontram no estágio sensório-motor, onde elas vão adquirindo o conhecimento de mundo no sugar, no tocar, balançar, morder, manusear objetos, elas ainda não desenvolveram a representação mental de coisas e objeto. As crianças de 2 a 7 anos estão no estágio pré-operatório fase do desenvolvimento da linguagem, elas já iniciam a representação de coisas e objetos, ocorre a permanência do objeto, o seja, fazendo a retenção mental de coisas e objetos. As crianças de 7 a 12 anos se encontram no estágio operatório concreto, são egocêntricas, desenvolvem o pensamento mais lógicos. As crianças de 12 até a vida adulta se encontram no estágio operatório formal passa a desenvolver o pensamento abstrato.
Jean Piaget foi um psicólogo notável criou a Teoria do desenvolvimento cognitivo. Observa 4 estágios de desenvolvimento intelectual da criança: Sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Afirma que cada estágio difere do outro em termos quantitativos e qualitativos. As crianças do nascimento aos 2 anos se encontram no estágio sensório-motor, onde elas vão adquirindo o conhecimento de mundo no sugar, no tocar, balançar, morder, manusear objetos, elas ainda não desenvolveram a representação mental de coisas e objeto. As crianças de 2 a 7 anos estão no estágio pré-operatório fase do desenvolvimento da linguagem, elas já iniciam a representação de coisas e objetos, ocorre a permanência do objeto, o seja, fazendo a retenção mental de coisas e objetos. As crianças de 7 a 12 anos se encontram no estágio operatório concreto, são egocêntricas, desenvolvem o pensamento mais lógicos. As crianças de 12 até a vida adulta se encontram no estágio operatório formal passa a desenvolver o pensamento abstrato.