Escola psicológica: Teoria Cognitivista
Citação de Joao Carlos de Oliveira Silva em março 11, 2022, 12:51 pmO presente módulo estuda o desenvolvimento da capacidade de aprendizado a partir da observação das crianças em sua trajetória desde os primeiros passos até a aquisição de capacidades de compreender e até mesmo resolver problemas cada vez mais complexos. Chegou-se a conclusão de que a compreensão de mundo da criança muda em função de sua idade e experiência. Sendo a ssim as teorias do desenvolvimento cognitivo tentam explicar os avanços intelectuais que ocorrem durante o desenvolvimento. Esse avanços incluem mudanças quantitativas (referem-se ao crescimento que adiciona mais ao que já existia) e qualitativas (refere-se a mudanças que, em vez de adicionar mais habilidades, resultam em habilidades diferentes). A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget dividiu em quatro os estágios do desenvolvimento cognitivo, são eles:
- Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos): Desenvolvimento de permanência do objeto, desenvolvimento de habilidades motoras, pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica.
- Pré-operatório (dos 2 aos 7 anos): Desenvolvimento da linguagem e de pensamento simbólico, pensamento egocêntrico.
- Operatório concreto (dos 7 aos 12 anos): Desenvolvimento da noção de conservação e da reversibilidade.
- Operatório formal (dos 12 anos até a vida adulta): Desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato.
Um outro psicólogo do desenvolvimento russo afirmou que a cultura em que somos criado afeta o nosso desenvolvimento cognitivo de forma significativa. Essa prontidão para aprendizagem ele chamou de ZPD ou Zona de desenvolvimento proximal, que é o nível em que a criança já pode, não completamente, compreender ou desempenhar uma tarefa sozinha.
O presente módulo estuda o desenvolvimento da capacidade de aprendizado a partir da observação das crianças em sua trajetória desde os primeiros passos até a aquisição de capacidades de compreender e até mesmo resolver problemas cada vez mais complexos. Chegou-se a conclusão de que a compreensão de mundo da criança muda em função de sua idade e experiência. Sendo a ssim as teorias do desenvolvimento cognitivo tentam explicar os avanços intelectuais que ocorrem durante o desenvolvimento. Esse avanços incluem mudanças quantitativas (referem-se ao crescimento que adiciona mais ao que já existia) e qualitativas (refere-se a mudanças que, em vez de adicionar mais habilidades, resultam em habilidades diferentes). A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget dividiu em quatro os estágios do desenvolvimento cognitivo, são eles:
- Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos): Desenvolvimento de permanência do objeto, desenvolvimento de habilidades motoras, pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica.
- Pré-operatório (dos 2 aos 7 anos): Desenvolvimento da linguagem e de pensamento simbólico, pensamento egocêntrico.
- Operatório concreto (dos 7 aos 12 anos): Desenvolvimento da noção de conservação e da reversibilidade.
- Operatório formal (dos 12 anos até a vida adulta): Desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato.
Um outro psicólogo do desenvolvimento russo afirmou que a cultura em que somos criado afeta o nosso desenvolvimento cognitivo de forma significativa. Essa prontidão para aprendizagem ele chamou de ZPD ou Zona de desenvolvimento proximal, que é o nível em que a criança já pode, não completamente, compreender ou desempenhar uma tarefa sozinha.
Citação de Gisleia Fernandes de Sena em dezembro 13, 2023, 12:25 amA teoria cognitivista é diferente da teoria comportamentalista pois nessa a aprendizagem é concebida como um processo de aquisição de esquemas de resposta e de adaptações sucessivas ao meio.
A aprendizagem terá ocorrer uma mudança da estrutura cognitiva do sujeito, na forma como ele percebe.
A teoria cognitivista é diferente da teoria comportamentalista pois nessa a aprendizagem é concebida como um processo de aquisição de esquemas de resposta e de adaptações sucessivas ao meio.
A aprendizagem terá ocorrer uma mudança da estrutura cognitiva do sujeito, na forma como ele percebe.