Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Citação de Viviane Teixeira de Souza em fevereiro 24, 2024, 11:46 amNa Teoria Cognitivista destacam-se os esquemas cognitivos de Piaget através dos comportamentos sensório-motor, simbólicos e operacionais. Enquanto para Vygotsky detém-se no contexto social e cultural que buscam explicar os avanços intelectuais que ocorrem durante o desenvolvimento. Como o mundo externo, experiências e a criatividade influenciam na aprendizagem do indivíduo.
O desenvolvimento cognitivo da criança avança conforme sua atenção e concentração aumentam e adicionam novas habilidades.
Teóricos mais importantes:
Jean Piaget: Concentrou-se nas fases do desenvolvimento cognitivo infantil e enfatiza a adaptação biológica na aprendizagem.
Henry Wallon: Desenvolvimento cognitivo como processo social e interacionista: aspectos biológicos, afetivos, sociais e intelectuais.
Vygotsky: Aquisição do conhecimento advém da interação do sujeito com o meio e a cultura.
Na Teoria Cognitivista destacam-se os esquemas cognitivos de Piaget através dos comportamentos sensório-motor, simbólicos e operacionais. Enquanto para Vygotsky detém-se no contexto social e cultural que buscam explicar os avanços intelectuais que ocorrem durante o desenvolvimento. Como o mundo externo, experiências e a criatividade influenciam na aprendizagem do indivíduo.
O desenvolvimento cognitivo da criança avança conforme sua atenção e concentração aumentam e adicionam novas habilidades.
Teóricos mais importantes:
Jean Piaget: Concentrou-se nas fases do desenvolvimento cognitivo infantil e enfatiza a adaptação biológica na aprendizagem.
Henry Wallon: Desenvolvimento cognitivo como processo social e interacionista: aspectos biológicos, afetivos, sociais e intelectuais.
Vygotsky: Aquisição do conhecimento advém da interação do sujeito com o meio e a cultura.