Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Citação de Iracema da silva Moura em março 30, 2024, 1:13 amA Teoria cognitiva surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960 como uma forma de crítica ao Comportamentalismo, que postulava, em linhas gerais, a aprendizagem como resultado do condicionamento de indivíduos quando expostos a uma situação de estímulo e resposta.
De acordo com os principais teóricos cognitivistas, dentre os quais se destacam PIAGET, WALLON E VIGOTSKY , é preciso compreender a ação do sujeito no processo de construção do conhecimento. Apesar de diferenças entre suas teorias, procuraram compreender como a aprendizagem ocorre no que se refere às estruturas mentais do sujeito e sobre o que é preciso fazer para aprender.
Jean Piaget (1896-1980) centraliza sua explicação para o desenvolvimento cognitivo nas fases de desenvolvimento da criança. Para ele, o desenvolvimento cognitivo ocorre em uma série de estágios sequenciais e qualitativamente diferentes, através do quais vai sendo construída a estrutura cognitiva seguinte, mais complexa e abrangente que a anterior.
Henry Wallon (1879-1962) compreende o desenvolvimento cognitivo como um processo social e interacionista, no qual a linguagem e o entorno social assumem um papel fundamental
Lev Vygotsky (1896-1934) postula que o desenvolvimento do indivíduo e a aquisição de conhecimentos é resultado da interação do sujeito com o meio, através de um processo sócio histórico construído coletivamente e mediado pela cultura.
A Teoria cognitiva surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960 como uma forma de crítica ao Comportamentalismo, que postulava, em linhas gerais, a aprendizagem como resultado do condicionamento de indivíduos quando expostos a uma situação de estímulo e resposta.
De acordo com os principais teóricos cognitivistas, dentre os quais se destacam PIAGET, WALLON E VIGOTSKY , é preciso compreender a ação do sujeito no processo de construção do conhecimento. Apesar de diferenças entre suas teorias, procuraram compreender como a aprendizagem ocorre no que se refere às estruturas mentais do sujeito e sobre o que é preciso fazer para aprender.
Jean Piaget (1896-1980) centraliza sua explicação para o desenvolvimento cognitivo nas fases de desenvolvimento da criança. Para ele, o desenvolvimento cognitivo ocorre em uma série de estágios sequenciais e qualitativamente diferentes, através do quais vai sendo construída a estrutura cognitiva seguinte, mais complexa e abrangente que a anterior.
Henry Wallon (1879-1962) compreende o desenvolvimento cognitivo como um processo social e interacionista, no qual a linguagem e o entorno social assumem um papel fundamental
Lev Vygotsky (1896-1934) postula que o desenvolvimento do indivíduo e a aquisição de conhecimentos é resultado da interação do sujeito com o meio, através de um processo sócio histórico construído coletivamente e mediado pela cultura.
Citação de anapaula em maio 2, 2024, 5:41 pmSegunda a teoria de Piaget a abordagem cognitivista consite na observação do aluno e em seu comportamento social e indutivo, propondo uma liberdade de ação voltada ao trabalho de equipe, pois segundo a sua teoria a interação social é decorrente ao trabalho em grupo. Sendo assim, podemos apontar que a principal contribuição das teorias cognitivistas é permitir o maior nível de compreensão sobre como o aluno aprende e se desenvolve através de suas capacidades sensormotriz
Segunda a teoria de Piaget a abordagem cognitivista consite na observação do aluno e em seu comportamento social e indutivo, propondo uma liberdade de ação voltada ao trabalho de equipe, pois segundo a sua teoria a interação social é decorrente ao trabalho em grupo. Sendo assim, podemos apontar que a principal contribuição das teorias cognitivistas é permitir o maior nível de compreensão sobre como o aluno aprende e se desenvolve através de suas capacidades sensormotriz