Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Citação de Claudinei da Silva em abril 7, 2025, 10:56 pmEscola Psicológica: Teoria Cognitivista é o esudo científico da psicologia voltado ao desenvolvimento do sujeito quanto a sua aprendizagem, ou seja é a capacidade de desenvolver habilidades de aprender, através de fases do Desenvolvimento Biológico e através das relações sociais e interpessoais, que são teorias pregadas por Piaget e Vygotsky (Vigotski). Nenhuma teoria do desenvolvimento cognitivo foi mais influente do que a do psicólogo suíço Jean Piaget. Segundo Piaget a habilidade das crianças de pensar sobre diferentes conceitos depende da quantidade de itens que elas podem conservar nas suas memórias. O aprimoramento no processo de informações se relaciona com avanços na metacognição, uma consciência e uma compreensão dos próprios processos cognitivos. De acordo com Lev Vygotsky, psicólogo do desenvolvimento russo, a cultura em que somos criados afeta nosso desenvolvimento cognitivo de maneira significativa, não podemos entender o desenvolvimento cognitivo sem levar em conta os aspectos sociais, da aprendizagem. A abordagem de Vygotsky complementa a teoria de Piaget e as perspectivas de processamento de informação.
Escola Psicológica: Teoria Cognitivista é o esudo científico da psicologia voltado ao desenvolvimento do sujeito quanto a sua aprendizagem, ou seja é a capacidade de desenvolver habilidades de aprender, através de fases do Desenvolvimento Biológico e através das relações sociais e interpessoais, que são teorias pregadas por Piaget e Vygotsky (Vigotski). Nenhuma teoria do desenvolvimento cognitivo foi mais influente do que a do psicólogo suíço Jean Piaget. Segundo Piaget a habilidade das crianças de pensar sobre diferentes conceitos depende da quantidade de itens que elas podem conservar nas suas memórias. O aprimoramento no processo de informações se relaciona com avanços na metacognição, uma consciência e uma compreensão dos próprios processos cognitivos. De acordo com Lev Vygotsky, psicólogo do desenvolvimento russo, a cultura em que somos criados afeta nosso desenvolvimento cognitivo de maneira significativa, não podemos entender o desenvolvimento cognitivo sem levar em conta os aspectos sociais, da aprendizagem. A abordagem de Vygotsky complementa a teoria de Piaget e as perspectivas de processamento de informação.