ESCOLA PSICOLÓGICA: TEORIA COGNITIVISTA
Citação de Amarildo Alves em agosto 13, 2025, 4:10 pmTeoria Cognitivista na Psicologia
A Teoria Cognitivista é uma abordagem da psicologia que surgiu na década de 1950 como reação ao behaviorismo (que priorizava apenas o comportamento observável). O cognitivismo passou a estudar como as pessoas processam, armazenam e utilizam informações, ou seja, o funcionamento da mente.
Princípios básicos
O ser humano é visto como um processador ativo de informações, semelhante a um computador.
O comportamento não é apenas uma reação a estímulos; ele depende de processos mentais internos como percepção, memória, raciocínio e linguagem.
A aprendizagem ocorre por meio da organização e interpretação das informações.
O indivíduo constrói seu conhecimento ativamente, usando experiências prévias para compreender novas situações.
Principais conceitos
Esquemas mentais – estruturas de conhecimento que organizam e interpretam informações (Jean Piaget é um dos principais autores).
Processamento da informação – o cérebro recebe dados (entrada), organiza-os, armazena-os na memória e recupera-os quando necessário (saída).
Aprendizagem significativa – defendida por Ausubel, ocorre quando o novo conhecimento se relaciona de maneira lógica e substantiva com o que já se sabe.
Construtivismo – perspectiva que vê o conhecimento como construção ativa do sujeito, influenciada por Piaget e Vygotsky.
Autores de destaque
Jean Piaget – desenvolvimento cognitivo em estágios (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal).
Lev Vygotsky – importância do meio social e da linguagem na formação do pensamento (Zona de Desenvolvimento Proximal).
Jerome Bruner – aprendizagem por descoberta e representação do conhecimento em três modos: enativo, icônico e simbólico.
David Ausubel – aprendizagem significativa e uso de organizadores prévios.
Aplicações
Educação – ensino que estimula a compreensão, resolução de problemas e pensamento crítico.
Psicologia social – análise de como interpretamos e recordamos informações sobre outras pessoas.
Psicologia clínica – terapia cognitiva para modificar pensamentos distorcidos e melhorar emoções e comportamentos.
Teoria Cognitivista na Psicologia
A Teoria Cognitivista é uma abordagem da psicologia que surgiu na década de 1950 como reação ao behaviorismo (que priorizava apenas o comportamento observável). O cognitivismo passou a estudar como as pessoas processam, armazenam e utilizam informações, ou seja, o funcionamento da mente.
Princípios básicos
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O ser humano é visto como um processador ativo de informações, semelhante a um computador.
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O comportamento não é apenas uma reação a estímulos; ele depende de processos mentais internos como percepção, memória, raciocínio e linguagem.
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A aprendizagem ocorre por meio da organização e interpretação das informações.
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O indivíduo constrói seu conhecimento ativamente, usando experiências prévias para compreender novas situações.
Principais conceitos
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Esquemas mentais – estruturas de conhecimento que organizam e interpretam informações (Jean Piaget é um dos principais autores).
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Processamento da informação – o cérebro recebe dados (entrada), organiza-os, armazena-os na memória e recupera-os quando necessário (saída).
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Aprendizagem significativa – defendida por Ausubel, ocorre quando o novo conhecimento se relaciona de maneira lógica e substantiva com o que já se sabe.
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Construtivismo – perspectiva que vê o conhecimento como construção ativa do sujeito, influenciada por Piaget e Vygotsky.
Autores de destaque
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Jean Piaget – desenvolvimento cognitivo em estágios (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal).
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Lev Vygotsky – importância do meio social e da linguagem na formação do pensamento (Zona de Desenvolvimento Proximal).
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Jerome Bruner – aprendizagem por descoberta e representação do conhecimento em três modos: enativo, icônico e simbólico.
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David Ausubel – aprendizagem significativa e uso de organizadores prévios.
Aplicações
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Educação – ensino que estimula a compreensão, resolução de problemas e pensamento crítico.
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Psicologia social – análise de como interpretamos e recordamos informações sobre outras pessoas.
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Psicologia clínica – terapia cognitiva para modificar pensamentos distorcidos e melhorar emoções e comportamentos.