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ESCOLA PSICOLÓGICA: TEORIA COGNITIVISTA

Teoria Cognitivista na Psicologia

A Teoria Cognitivista é uma abordagem da psicologia que surgiu na década de 1950 como reação ao behaviorismo (que priorizava apenas o comportamento observável). O cognitivismo passou a estudar como as pessoas processam, armazenam e utilizam informações, ou seja, o funcionamento da mente.

Princípios básicos

  • O ser humano é visto como um processador ativo de informações, semelhante a um computador.

  • O comportamento não é apenas uma reação a estímulos; ele depende de processos mentais internos como percepção, memória, raciocínio e linguagem.

  • A aprendizagem ocorre por meio da organização e interpretação das informações.

  • O indivíduo constrói seu conhecimento ativamente, usando experiências prévias para compreender novas situações.


Principais conceitos

  1. Esquemas mentais – estruturas de conhecimento que organizam e interpretam informações (Jean Piaget é um dos principais autores).

  2. Processamento da informação – o cérebro recebe dados (entrada), organiza-os, armazena-os na memória e recupera-os quando necessário (saída).

  3. Aprendizagem significativa – defendida por Ausubel, ocorre quando o novo conhecimento se relaciona de maneira lógica e substantiva com o que já se sabe.

  4. Construtivismo – perspectiva que vê o conhecimento como construção ativa do sujeito, influenciada por Piaget e Vygotsky.


Autores de destaque

  • Jean Piaget – desenvolvimento cognitivo em estágios (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal).

  • Lev Vygotsky – importância do meio social e da linguagem na formação do pensamento (Zona de Desenvolvimento Proximal).

  • Jerome Bruner – aprendizagem por descoberta e representação do conhecimento em três modos: enativo, icônico e simbólico.

  • David Ausubel – aprendizagem significativa e uso de organizadores prévios.


Aplicações

  • Educação – ensino que estimula a compreensão, resolução de problemas e pensamento crítico.

  • Psicologia social – análise de como interpretamos e recordamos informações sobre outras pessoas.

  • Psicologia clínica – terapia cognitiva para modificar pensamentos distorcidos e melhorar emoções e comportamentos.