Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Citação de DIEGO BONIFACIO em dezembro 24, 2025, 2:28 pmA teoria cognitivista é uma importante escola da Psicologia que tem como foco o estudo dos processos mentais internos responsáveis pela forma como o indivíduo compreende e interage com o mundo. Entre esses processos estão a atenção, percepção, memória, linguagem, pensamento, aprendizagem e tomada de decisão. Diferentemente do behaviorismo, que prioriza apenas o comportamento observável, o cognitivismo considera que o ser humano é um sujeito ativo, que interpreta, organiza e atribui significado às informações recebidas do ambiente.
Nessa abordagem, o comportamento não é visto como uma resposta automática aos estímulos externos, mas como o resultado do modo como a informação é processada cognitivamente. As experiências vividas são filtradas por esquemas mentais, crenças e conhecimentos prévios, o que explica por que pessoas diferentes podem reagir de formas distintas a uma mesma situação.
O desenvolvimento da teoria cognitivista contou com contribuições relevantes de autores como Jean Piaget, ao estudar os estágios do desenvolvimento cognitivo; Ulric Neisser, considerado um dos fundadores da Psicologia Cognitiva; e Aaron Beck, que destacou o papel dos pensamentos e crenças na formação das emoções e dos comportamentos, especialmente no contexto clínico.
De modo geral, a teoria cognitivista trouxe avanços significativos para a Psicologia ao ampliar a compreensão do funcionamento mental humano, influenciando áreas como a educação, a psicoterapia e a neurociência, além de reforçar a importância dos processos cognitivos na construção da subjetividade e do comportamento.
A teoria cognitivista é uma importante escola da Psicologia que tem como foco o estudo dos processos mentais internos responsáveis pela forma como o indivíduo compreende e interage com o mundo. Entre esses processos estão a atenção, percepção, memória, linguagem, pensamento, aprendizagem e tomada de decisão. Diferentemente do behaviorismo, que prioriza apenas o comportamento observável, o cognitivismo considera que o ser humano é um sujeito ativo, que interpreta, organiza e atribui significado às informações recebidas do ambiente.
Nessa abordagem, o comportamento não é visto como uma resposta automática aos estímulos externos, mas como o resultado do modo como a informação é processada cognitivamente. As experiências vividas são filtradas por esquemas mentais, crenças e conhecimentos prévios, o que explica por que pessoas diferentes podem reagir de formas distintas a uma mesma situação.
O desenvolvimento da teoria cognitivista contou com contribuições relevantes de autores como Jean Piaget, ao estudar os estágios do desenvolvimento cognitivo; Ulric Neisser, considerado um dos fundadores da Psicologia Cognitiva; e Aaron Beck, que destacou o papel dos pensamentos e crenças na formação das emoções e dos comportamentos, especialmente no contexto clínico.
De modo geral, a teoria cognitivista trouxe avanços significativos para a Psicologia ao ampliar a compreensão do funcionamento mental humano, influenciando áreas como a educação, a psicoterapia e a neurociência, além de reforçar a importância dos processos cognitivos na construção da subjetividade e do comportamento.
