Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
Citação de Regina Araujo em agosto 12, 2022, 9:14 pmA Teoria cognitiva surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960 como forma de criticar o "Behaviorismo", que chamava em linhas gerais a aprendizagem como resultado do condicionamento de indivíduos quando expostos a uma situação de estímulo e resposta.
O termo cognição pode ser definido como o conjunto de habilidades mentais necessárias para a construção de conhecimento sobre o mundo. Os processos cognitivos envolvem, portanto, habilidades relacionadas ao desenvolvimento do pensamento, raciocínio, linguagem, memória, abstração etc.; têm início ainda na infância e estão diretamente relacionados à aprendizagem.
A Teoria cognitiva surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960 como forma de criticar o "Behaviorismo", que chamava em linhas gerais a aprendizagem como resultado do condicionamento de indivíduos quando expostos a uma situação de estímulo e resposta.
O termo cognição pode ser definido como o conjunto de habilidades mentais necessárias para a construção de conhecimento sobre o mundo. Os processos cognitivos envolvem, portanto, habilidades relacionadas ao desenvolvimento do pensamento, raciocínio, linguagem, memória, abstração etc.; têm início ainda na infância e estão diretamente relacionados à aprendizagem.
Citação de Aparecida Fatima da Silva em janeiro 1, 2024, 10:29 pmA cognição é extremamente importante na aprendizagem e para uma melhor forma de compreensão do ser humano, principalmente na infância.
A cognição é extremamente importante na aprendizagem e para uma melhor forma de compreensão do ser humano, principalmente na infância.
Citação de Rafaela Zulmira em fevereiro 16, 2024, 8:55 pmA teoria cognitivista entende o processo de aprendizagem como um ciclo que envolve não apenas uma reação/resposta ao meio, mas sim um processo interno, onde as interações do eu e do meio irão produzir o aprendizado. Podendo ser observado 4 estágios principais do desenvolvimento cognitivo, sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
A teoria cognitivista entende o processo de aprendizagem como um ciclo que envolve não apenas uma reação/resposta ao meio, mas sim um processo interno, onde as interações do eu e do meio irão produzir o aprendizado. Podendo ser observado 4 estágios principais do desenvolvimento cognitivo, sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.