Escola Psicologica : Teoria do Behaviorismo
Citação de Edilaine Aparecida Trindade em outubro 3, 2025, 4:34 pmO Behaviorismo, ou psicologia comportamental, é uma abordagem psicológica que se concentra no estudo do comportamento observável e mensurável, em vez de estados mentais internos (como pensamentos ou emoções). Surgiu no início do século XX tendo uma influência enorme na psicologia. Nomes como John B. Watson, Ivan Pavlov, e B.F. Skinner estão amplamente associados ao Behaviorismo.
Seus principais conceitos:
• Foco no Comportamento Observável: O behaviorismo rejeita a introspecção (autoanálise) como método científico. Para ser uma ciência rigorosa, a psicologia deve se limitar a estudar o que pode ser diretamente visto e medido, ou seja, as respostas (comportamentos) a estímulos.
• Estímulo e Resposta (E-R): O comportamento é visto como uma série de respostas aprendidas a estímulos do ambiente. O objetivo é descobrir as leis que governam a relação entre o Estímulo (E) e a Resposta (R).
• Aprendizagem é Central: A maior parte do comportamento humano e animal é considerada aprendida através da interação com o ambiente. O behaviorismo postula que, ao nascimento, a mente é uma "tábula rasa" e o ambiente molda o indivíduo.
As Duas Principais Formas de Condicionamento
1. Condicionamento Clássico (Pavlov)
• Conceito: É uma forma de aprendizagem associativa. Um estímulo neutro é pareado repetidamente com um estímulo incondicionado que naturalmente provoca uma resposta. Eventualmente, o estímulo neutro sozinho passa a provocar uma resposta semelhante.
• Exemplo Clássico: Os experimentos de Ivan Pavlov com cães. Ao tocar uma sineta (estímulo neutro) antes de oferecer comida (estímulo incondicionado), os cães aprenderam a associar o som à comida e passaram a salivar (resposta condicionada) apenas ao ouvir a sineta.
2. Condicionamento Operante (Skinner)
• Conceito: Baseia-se na ideia de que as consequências de um comportamento determinam a probabilidade de ele ser repetido. O organismo opera sobre o ambiente.
• Reforço: Qualquer consequência que aumenta a frequência de um comportamento (ex: dar uma recompensa por fazer a lição de casa).
• Punição: Qualquer consequência que diminui a frequência de um comportamento (ex: dar uma bronca por quebrar algo).
• Molde: É a técnica de reforçar aproximações sucessivas de um comportamento desejado até que o comportamento final seja alcançado.
Legado e Críticas
O behaviorismo foi a força dominante na psicologia por muitas décadas.
• Contribuições: Deu uma base científica e metodológica rigorosa à psicologia. Suas técnicas (como a Terapia Comportamental) são extremamente eficazes no tratamento de fobias, vícios e transtornos de ansiedade. Além disso, as descobertas sobre o condicionamento são amplamente aplicadas em áreas como educação e treinamento animal.
• Críticas: A principal crítica é que o behaviorismo é reducionista e ignora completamente a importância dos processos cognitivos internos (pensamentos, memória, consciência) para entender o comportamento humano complexo.
O Behaviorismo, ou psicologia comportamental, é uma abordagem psicológica que se concentra no estudo do comportamento observável e mensurável, em vez de estados mentais internos (como pensamentos ou emoções). Surgiu no início do século XX tendo uma influência enorme na psicologia. Nomes como John B. Watson, Ivan Pavlov, e B.F. Skinner estão amplamente associados ao Behaviorismo.
Seus principais conceitos:
• Foco no Comportamento Observável: O behaviorismo rejeita a introspecção (autoanálise) como método científico. Para ser uma ciência rigorosa, a psicologia deve se limitar a estudar o que pode ser diretamente visto e medido, ou seja, as respostas (comportamentos) a estímulos.
• Estímulo e Resposta (E-R): O comportamento é visto como uma série de respostas aprendidas a estímulos do ambiente. O objetivo é descobrir as leis que governam a relação entre o Estímulo (E) e a Resposta (R).
• Aprendizagem é Central: A maior parte do comportamento humano e animal é considerada aprendida através da interação com o ambiente. O behaviorismo postula que, ao nascimento, a mente é uma "tábula rasa" e o ambiente molda o indivíduo.
As Duas Principais Formas de Condicionamento
1. Condicionamento Clássico (Pavlov)
• Conceito: É uma forma de aprendizagem associativa. Um estímulo neutro é pareado repetidamente com um estímulo incondicionado que naturalmente provoca uma resposta. Eventualmente, o estímulo neutro sozinho passa a provocar uma resposta semelhante.
• Exemplo Clássico: Os experimentos de Ivan Pavlov com cães. Ao tocar uma sineta (estímulo neutro) antes de oferecer comida (estímulo incondicionado), os cães aprenderam a associar o som à comida e passaram a salivar (resposta condicionada) apenas ao ouvir a sineta.
2. Condicionamento Operante (Skinner)
• Conceito: Baseia-se na ideia de que as consequências de um comportamento determinam a probabilidade de ele ser repetido. O organismo opera sobre o ambiente.
• Reforço: Qualquer consequência que aumenta a frequência de um comportamento (ex: dar uma recompensa por fazer a lição de casa).
• Punição: Qualquer consequência que diminui a frequência de um comportamento (ex: dar uma bronca por quebrar algo).
• Molde: É a técnica de reforçar aproximações sucessivas de um comportamento desejado até que o comportamento final seja alcançado.
Legado e Críticas
O behaviorismo foi a força dominante na psicologia por muitas décadas.
• Contribuições: Deu uma base científica e metodológica rigorosa à psicologia. Suas técnicas (como a Terapia Comportamental) são extremamente eficazes no tratamento de fobias, vícios e transtornos de ansiedade. Além disso, as descobertas sobre o condicionamento são amplamente aplicadas em áreas como educação e treinamento animal.
• Críticas: A principal crítica é que o behaviorismo é reducionista e ignora completamente a importância dos processos cognitivos internos (pensamentos, memória, consciência) para entender o comportamento humano complexo.